Isabel Alçada nasceu em Lisboa a 29 de Maio de 1950, filha mais velha de uma família maioritariamente feminina. A casa estava sempre cheia de tias e primas de todas as idades, gente muito alegre e comunicativa. A infância e juventude decorreram portanto num ambiente caloroso e feliz.
Licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em Setembro de 1976 iniciou a atividade docente como professora de Português e História do 2º ciclo. Nesse mesmo ano fez o estágio pedagógico na Escola Preparatória Fernando Pessoa, em Lisboa, sendo convidada no ano seguinte para trabalhar na Formação de Professores como orientadora de estágio e nessa qualidade participou em diversos cursos e seminários sobre a didática da História realizados no País e no estrangeiro. Fez o Mestrado em Ciências da Educação na Universidade de Boston e veio a trabalhar como investigadora no Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério de Educação. A par desta intensa atividade no domínio da educação, estreou-se como escritora de livros infantojuvenis em parceria com Ana Maria Magalhães em 1982. Os seus livros, que marcaram uma viragem na história da literatura infantil portuguesa, refletem a longa e rica experiência educativa, são eco de uma infância e juventude particularmente felizes e traduzem o seu enorme talento para comunicar com os mais novos. Sem nunca interromper a atividade literária, integrou o quadro de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa. Coordenou o grupo de trabalho encarregado de conceber a Rede de Bibliotecas Escolares, foi Membro do Conselho de Administração da Fundação de Serralves e, entre 2006 e 2009, foi Comissária do Plano Nacional de Leitura. Em 2009 assumiu as funções de Ministra da Educação do XVIII Governo Constitucional. Atualmente é investigadora no CITI –UNL, Coordenadora do Programa Voluntários de Leitura, Membro do Conselho de Administração da European Cultural Foundation, Membro do Conselho Consultivo do EDULOG - Fundação Belmiro de Azevedo e Consultora para a Educação do Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa.
Isabel Alçada. adaptado Uma aventura.pt [Em linha]. [Consult. 2021-03-01]. Disponível em http://www.uma-aventura.pt/index.php?s=autores&id=2
Ana Maria Magalhães nasceu em Lisboa a 14 de Abril de 1946, no seio de uma enorme família onde as crianças ocupavam o primeiro lugar. A casa albergava pais, avós, uma tia viúva, notável contadora de histórias. A infância e juventude decorreram portanto num ambiente alegre, caloroso, rico de experiências humanas.
Licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Iniciou a atividade docente como professora de História de Portugal do 2.º ciclo no ano letivo de 1969/1970. O ministro da Educação chamou-a para integrar a equipa que se ocupou da Reforma do Sistema Educativo entre 1989 e 1991. Desempenhou funções de coordenadora de reforma curricular do 2.º ciclo. Nos dois anos seguintes dedicou-se a um estudo sobre os jovens e a leitura no âmbito do Instituto de Inovação Educacional.
Em 1994 aceitou o convite da Expo’98 para dirigir o Jornal do Gil. Em 1997 foi destacada para o gabinete do Ministro da Educação a fim de estabelecer a ligação pedagógica entre o Pavilhão de Portugal da Expo’98 e as escolas. A par desta intensa atividade no domínio da educação, estreou-se como escritora de livros infantojuvenis em parceria com Isabel Alçada em 1982.
Os seus livros, que marcaram uma viragem na história da literatura infantil portuguesa, refletem a longa e rica experiência educativa, são eco de uma infância e juventude particularmente felizes e traduzem o seu enorme talento para comunicar com os mais novos.
Ana Maria Magalhães. adaptado Uma aventura.pt [Em linha]. [Consult. 2021-03-01]. Disponível em http://www.uma-aventura.pt/index.php?s=autores&id=1