Bem vindos, Bem vindas!!

Reunião de Estudos 2023.2

As reuniões do CEH acontecem às 3as feiras das 19 às 21 h via Google Meets. Abaixo as informações sobre as leituras que estão sendo realizadas.


Planejamento de Leituras/Membros responsáveis

Ideias I Husserl  (1913/2006) Capítulo III - Noese e noema

S 87. Observações preliminares (Sebastiana) - 5 e 19/09

S 88. Os componentes reais e intencionais do vivido. (Sebastiana) - 5 e 19/09

$ 89 Enunciados noemáticos e enunciados de efetividade. O norma na esfera psicológica (Maria Fernanda)

S 90. O "sentido noemático" e a distinção entre "objetos imanentes" e "objetos efetivos" - (Maria Fernanda)

S 91. Transposição para a esfera mais ampla da intencionalidade (César)



INFORMAMOS QUE A PALESTRA DO PROFESSOR DR DIOGO FERRER OCORRERÁ ÀS 14H30 (HORÁRIO BRASIL) E A DO PROF. DR STEFANO INICIARÁ às 16 h.



II ENCONTRO DO CIRCULO DE ESTUDOS HUSSERLIANOS 

São Luís (MA),  24 a 28 de abril de 2023

De 24, 25, 26 e 28/04/2023 - On line e Presencial (Auditório  A do CCH - UFMA)

27/04 - Tarde - Sala B1 108 CCH


Evento híbrido [on line (via google meets?)  e presencial (Auditório A do CCH e Sala B1 108 CCH)

https://sites.google.com/view/encontrocirculodestudoshusserl



CAROS PARTICIPANTES,


O link de acesso a sala será enviado automaticamente pelo Google Meets, ao receber o aviso aceite e assim você terá permissão para entrar na sala. Só haverá uma sala para todos os dias. A fim de evitar contratempos na entrada para a sala virtual, acessem com pelo menos 10 minutos antes do início de cada palestra, pois o anfitrião precisa às vezes interromper o que está fazerndo para permitir a entrada, além de problemas que podem ocorrer na conexão.

Cada sala só permite apenas 100 pessoas.

Ao acessar a sala e durante as apresentações dos conferencistas, mantenha a câmera ligada e o microfone desligado.

Ficam todos cientes que todas as conferências serão gravadas para registro das atividades e se possível, depois editadas e disponibilizadas em nosso canal. Portanto, ao aderir ao evento e sua inscrição, você aceita e permite o uso de imagens. Caso contrário mantenha a câmera desligada.

Devido ao limite de pessoas on line pedimos que aqueles que estiverm em São Luís assistam se possível do Auditório A do CCC dias 24,25,26 e 28/4 e dia 27/4 na Sala B1 108 do CCH.

A Coordenação do Evento. 



Inscreva-se no formulário

Preencha atentamente as informações abaixo.

Considerando o limite da sala virtual o limite de vagas on line será de no máximo 100 participantes.

https://forms.gle/BqUzfieQqXMH28Ym8






CONFERENCISTAS CONVIDADOS




CONFERENCISTAS INTERNACIONAIS:



Intencionalidade e Consciência

Prof. Dr. Pedro Alves

Professor do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de LisboPesquisador do Centro de FIlosofia da Universidade de Lisboa. Ex-residente (2002-2012) da Sociedade Portuguesa de Filosofia Fenomenológica. Editor do Phainomenon - Jornal de Filosofia Fenomenológica.

https://cful.letras.ulisboa.pt/people/pedro-alves/

https://orcid.org/0000-0001-8209-7691



*****



Fenomenologias em confronto: entre Husserl e Hegel 

Prof. Dr. Diogo Falcão Ferrer 

Professor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra - Portugal

https://orcid.org/0000-0001-8209-7691




*****



Como ler as Meditações Cartesianas

Prof. Dr. Carlos Morujão

Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa  - Lisboa - Portugal



*****



A Fenomenologia das Formas de Vida em Edmund Husserl

Prof. Ms. Leonardo de Sousa Oliveira Tavares

Doutorando em Filosofia e pesquisador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra/Membro do Círculo de Estudos Husserlianos - CEH

Bacharel, licenciado e mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba, doutorando em Filosofia e pesquisador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, colabora com o Círculo de Estudos Husserlianos e integra o Grupo de Pesquisa em Filosofia, Hermenêutica e Religião (ambos aprovados pelo CNPq). Tem experiência como professor de ensino médio, técnico e superior e é autor do livro A farsa do ego: ontologia e historicidade em Sartre, dentre outros artigos publicados em revistas científicas. Atualmente, dedica-se ao estudo de temas e problemas da fenomenologia transcendental, da antropologia filosófica e da filosofia da cultura, principalmente, centrados na Crise das Ciências Europeias de Edmund Husserl. 

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6033936511916601




*****



El problema de Dios en la reflexión de Husserl 

Dr. Stefano Santasilia

Profesor-Investigador de Tiempo Completo/ Jefe de Posgrado/Jefe del Departamento Editorial/Facultad de Ciencias Sociales y Humanidades, Universidad Autónoma de San Luis Potosí - México.


ORCID: 0000-0001-7482-8917 

Sitio Web: https://uaslp.academia.edu/StefanoSantasilia 






CONFERENCISTAS NACIONAIS


O eu idêntico, seus acréscimos e os sentidos de pertencimento na vida subjetiva em Husserl

Dr. Carlos Diógenes Cortes Tourinho  

Professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFF -RJ 

Formado em Psicologia pela UFF (Bacharelado e Formação de Psicólogo) e em Filosofia pela UFRJ (Bacharelado). Especialista em Filosofia Contemporânea pela PUC-RIO. Mestre em Filosofia pela PUC-RIO. Doutor em Filosofia pela PUC-RIO. Exerceu Estágio de Recém-Doutor no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ. Exerceu o cargo de Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos Pedagógicos (SFP)/ Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), ministrando aulas nas Áreas de Filosofia da Educação e de História da Filosofia (Moderna e Contemporânea). Atualmente, encontra-se como Professor Associado II do Departamento de Filosofia (GFL) da Universidade Federal Fluminense (UFF), lecionando disciplinas na área de História da Filosofia Moderna e Contemporânea, mais precisamente, disciplinas de Teoria do Conhecimento e de Epistemologia. Encontra-se, como membro do corpo permanente de professores, na linha de pesquisa de Conhecimento e Linguagem, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Fluminense (PFI/UFF). Encontra-se ainda vinculado ao Grupo de Pesquisa Origens da Filosofia Contemporânea (PUC-SP), além de ser o atual líder do Grupo de Pesquisa “Metafísica na Filosofia Contemporânea” (CNPq / UFF). É também membro do Núcleo de Apoio do GT de Filosofia Francesa Contemporânea e do Núcleo de Sustentação do GT de Fenomenologia da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). Sua linha de pesquisa concentra-se em torno da Fenomenologia Transcendental de Edmund Husserl, dos reflexos do pensamento husserliano na Fenomenologia Francesa, bem como em torno das relações entre a Fenomenologia e as Ciências Humanas. 

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4439167668298111 

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5913-0799

http://www.gfl.uff.br/index.php/carlos-diogenes-tourinho/




*****




O Tema da Cultura em Husserl

Dr. Marcus Sacrini Ayres Ferraz 

Professor do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo - USP 

Possui graduação (1999), mestrado (2003) e doutorado (2008) em filosofia pela Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutoramento na mesma universidade, filiado ao projeto temático "Gênese e significado da tecnociência. Das relações entre ciência, tecnologia e sociedade". Atualmente é professor livre-docente em regime integral no Depto. de Filosofia da Universidade de São Paulo. Publicou três livros e diversos artigos em revistas nacionais e internacionais sobre filosofia contemporânea (fenomenologia). Também se dedica ao estudo de teoria argumentativa e sua aplicação no ensino. Publicou a esse respeito dois livros e artigos em revistas nacionais. 

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4017958225036336

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5913-0799

https://filosofia.fflch.usp.br/professores/marcus-sacrini-ayres-ferraz



*****



A Filosofia prática de Husserl: uma atualização do seu pensamento para a compreensão dos problemas atuais

Profa. Dra. Nathalie Barbosa de La Cadena

Universidade Federal Fluminense

Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora - Departamento de Filosofia. Doutora em Direito pela Universidad de Valladolid - Espanha (2016). Pós-doutorado em Filosofia na Durham University - Inglaterra (2014-2015). Doutora em Filosofia pela UFRJ (2010). Suficiência Investigadora pela Universidade de Valladolid - Espaa (2008). Mestre em Filosofia pela UFRJ (2005). Bacharel em Filosofia pela UFRJ (2006). Advogada. Bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes (2002). Professora do Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFIL-UFJF). Professora do Programa de Pós-graduação em Direito e Inovação (PPGDIR-UFJF). Membro da AFFEN (Associação Portuguesa de Filosofia fenomenológica). Membro do Conselho editorial da Revista Ética e Filosofia Política. 



*****



Mundo-da-vida e intersubjetividade política

Dr. Rafael Bastos Ferreira - CEH

Doutor pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA, Universidade Federal do Pará - UFPA. É membro dos Grupos de Pesquisa "Geografia Humanista Cultural" (UFF) e "Socialidades, Intersubjetividades e Sensibilidades Amazônicas" (PPGCOM/UFPA). Vice Líder do "Círculo de Estudos Husserlianos" - C.E.H (UFMA). Desenvolve pesquisa na área da Fenomenologia de Edmund Husserl no contexto das Ciências Humanas e sua problematização nos seguintes temas: política,  intersubjetividade e mundo-da-vida. 



*****




Teores da consciência de imagem

Profa. Dra. Alice Mara Serra - UFMG


Doutora em Filosofia pela Universidade Albert-Ludwig Freiburg, Alemanha; mestre em Filosofia pela UFMG; graduada em História pela UFMG, além de outros percursos de formação complementar. Atualmente realiza pesquisa de pós-doutorado na Freie Universität Berlin com estadia de pesquisa na École Normale Supérieure de Paris, com bolsa de pesquisa "Experienced Researcher" concedida pela Humboldt Stiftung / CAPES. É professora adjunta do Departamento de Filosofia da UFMG; atua principalmente na área de filosofia contemporânea (fenomenologia, hermenêutica, pós-estruturalismo francês). Atualmente pesquisa sobre filosofia da imagem. Já realizou diversos projetos de pesquisa com apoios da CAPES, CNPq, DAAD, FAPEMIG, também PRPq-UFMG e FIP-PUC Minas. Foi docente e pesquisadora do Mestrado em Estética e Filosofia da Arte da UFOP (PRODOC/CAPES), do Departamento de Filosofia da PUC Minas, do Departamento de História da UFMG. É autora de Archäologie des (Un)bewussten: Freuds frühe Untersuchung der Erinnerungsschichtung und Husserls Phänomenologie des Unbewussten (Würzburg, 2010), dentre diversas publicações. Coordena o grupo de estudos Fenomenologia e Desconstrução, cadastrado no CNPq. Na ANPOF é membro do GT Fenomenologia e do GT Desconstrução, Linguagem e Alteridade. É membro do Khôra (Laboratório de filosofias da alteridade, UFRJ) e da SIPP/ISPP (International Society for Psychoanalysis and Philosophy). 

Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6251667363100903



*****



Considerações sobre o método fenomenológico husserliano: da análise estática da consciência às análises genéticas e generativas

Dra. Scheila Cristiane Thomé

Professora adjunta do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professora do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFRGS

Currículo: Professora adjunta do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFRGS. Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou Estágio de Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Paulo. Possui mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná e graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Entre 2011 e 2012 realizou Estágio de pesquisa no Arquivo Husserl da Universität zu Köln, Alemanha. É membro do GT Fenomenologia da ANPOF. Atua principalmente na pesquisa dos seguintes temas: Husserl, Fenomenologia, Temporalidade e Intersubjetividade. Suas principais produções são "Matematização da natureza, mundo da vida e crise da razão em Husserl". Revista Philosóphos. v.26 N. 2, p.1 - 30, 2022; "Intersubjetividade e Idealismo transcendental em Husserl". Revista de Filosofia Aurora. v.31, p.520 - 535, 2019 e  "The critique of the constitution model of 'apprehension-content of apprehension' in Husserl's On the Phenomenology of the Consciousness of Internal time". Meta: Research in hermeneutics, phenomenology and practical philosophy. v.V, p.298 - 314, 2013.

Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1334137965142207





*****





Subjetividade e Constituição: uma abordagem genética dos processos constitutivos da subjetividade.

Doutoranda Me. Tássia Vianna de Carvalho.

Bacharelado e Licenciatura em Filosofia pela UFF - Universidade Federal Fluminense. Mestra em filosofia pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutoranda em Filosofia pela UFRJ. Pesquisadora nas áreas de Fenomenologia e Filosofias da Existência. Atualmente pesquisando a possibilidade de uma consciência não-egológica na fenomenologia genética, tal como desenvolvida por E. Husserl em seus escritos tardios.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9044896914613118

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0039-9421 




*****





A fortuna crítica da 5ª Meditação Cartesiana: intersubjetividade, intercorporeidade, alteridade

Dr. André Dias

Pós-Doutorando em Filosofia pela USP (bolsa FAPESP). Possui graduação em Jornalismo e em Filosofia (UEM), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem experiência nas áreas de Fenomenologia, Ontologia e Filosofia Contemporânea, com ênfase nas obras de Husserl, Merleau-Ponty e Lévinas, com publicações sobre os temas da temporalidade, alteridade e diferença. Desenvolve também projetos de pesquisa e possui publicações nas áreas de Semiótica (os sistemas de Peirce e Lotman), Teorias da Comunicação e Ética. 

Contato: andre-dias@usp.br

http://lattes.cnpq.br/1235964081876620

https://orcid.org/0000-0002-5962-7065


Programação Completa

Planejamento da programação do II Econtro do CEH abril de 2023.pdf

Memórias do I ENCONTRO - 2022

Número de vagas: 100 diárias (on line)



PROCEDIMENTOS: 

Faça sua inscrição no link:  https://forms.gle/p6rztGXkL1MU1xxCA 


Em seguida entre no link da transmissão: https://meet.google.com/cgi-anri-swd?authuser=0



APOIO:

Coordenação do Curso de Psicologia - UFMA

Departamento de Psicologia - UFMA

Programa de Pós-graduação em Psicologia - PPGPSI - Mestrado em Psicologia - UFMA



PROGRAMAÇÃO FINAL VEJA A TABELA ABAIXO:

Seja Bem vindo, bem vinda!

Aqui você encontra as informações do

I Encontro do Círculo de Estudos Husserlianos - CEH


Atenção: o site está sendo atualizado as datas podem ser alteradas; à media em que as confirmações chegam a programação está sendo composta.


O Círculo de Estudos Husserlianos - CEH foi criado em 22 de agosto de 2019 e reúne pesquisadores interessados nos estudos dos fundamentos da Fenomenologia tal como foi elaborada por Edmund Husserl (1859-1938) seu fundador e mentor. Os  membros que compõe este círculo residem em diferentes localidades e tem preferencialmente a docência em Psicologia e Filosofia como áreas centrais de suas atividades acadêmicas. Há também profissionais da Comunicação  Social, Pedagogia, Geografia e História que também compõem o corpo de membros.

A principal intenção é reunir os membros e demais interessados para realizar estudos, publicações e eventos (presenciais e on line) sobre os temas por ele discutidos, disseminando junto a  sociedade e comunidade acadêmica o resultado das atividades realizadas.

Soma-se a isso o interesse coletivo em contribuir com a disseminação da fenomenologia husserliana, enquanto epistemologia, metodologia, filosofia e psicologia. Enquanto epistemologia a fenomenologia husserliana se configura como um modo de analisar e compreender o conhecimento  sem a prioris científico naturais, oferecendo as ciências rigor e robustez nas análises de modo direto buscando as evidências. A filosofia naturalística e a psicologia científico natural foram alvo das análises husserlianas e para isso Husserl criou a Fenomenologia como uma atitude, um método e  uma filosofia fenomenológica.

Sua característica central é ser um grupos de estudos e pesquisas que acolhe profisisonais, discentes, docentes e pesquisadores de outras áreas do conhecimento tendo um caráter multidisciplinar e buscando a interdisciplinariedade com as Ciências Humanas, Sociais, da Saúde, Exatas e da Natureza. 


São Luís (MA), 14 de março de 2022.

Prof Dr. Jean Marlos

https://orcid.org/0000-0001-6145-934X

Psicólogo

Líder CEH

DEPSI-PPGPSI - UFMA


Endereço para acessar o espelho do grupo na DGP-CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3903764495416843


GRUPO ASSOCIADO:

Acesse  aqui o site : https://sites.google.com/site/gepfpf/


PROGRAMAÇÃO

CONVIDADOS INTERNACIONAIS 

CONFIRMADOS

"O papel do corpo, na fenomenologia de Husserl, no processo de constituição dos objectos"


Prof. Dr. Carlos Morujão

Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa: Lisboa, PT.


ORCID:

https://orcid.org/0000-0001-9943-8229


Informações sobre o professor:

Carlos Morujão | FCH-Católica (ucp.pt) 


"La  creencia en Husserl"


Prof. Dr. Javier San Martín 

Professor na UNED/Espanha


Informações sobre o professor: https://www.escueladefilosofia.com/profesores/jose-javier-san-martin/



Psicologismo e Fenomenologia nos Prolegómenos à Lógica Pura"


Prof. Dr. Diogo Falcão Ferrer

Professor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra - Portugal


ORCID: 

https://orcid.org/0000-0001-8209-7691


Informações sobre o professor: https://www.uc.pt/fluc/pessoal/docentes/individuais/diogo_ferrer


APRESENTAÇÕES DOS MEMBROS DO CÍRCULO DE ESTUDOS HUSSERLIANOS

Ideias propedêuticas para uma fenomenologia do mundo político


Dr. Rafael Bastos Ferreira 

Vice-Líder CEH


ORCID:

https://orcid.org/

0000-0002-9964-8282 

 Husserl e a especificidade histórica dos fenômenos culturais


Prof. Ms. Leonardo de Sousa Oliveira Tavares

Doutorando em Filosofia pela Universidade de Coimbra


ORCID:

https://orcid.org/

0000-0003-0226-9751

 Intencionalidade e consciência pura: a constituição do resíduo fenomenológico como acesso ao mundo na fenomenologia transcendental de Husserl" 

Ms. Juliana Torres Madureira Doutoranda em Filosofia UFMG/PPGFIL

Por uma fundamentação fenomenológica husserliana da Psicologia Clínica


Dr. Jean Marlos Pinheiro Borba - Líder CEH/Professor do DEPSI/PPGPSI - UFMA


ORCID:

https://orcid.org/

0000-0001-6145-934X


Apresentação e lançamento do livro: "Psicoterapia Fenomenológica: fragmentos de uma aprendizagem"


Psicóloga Maria Izabela de Aviz (Autora)

Fenomenologia e Consciência-tempo: a crítica husserliana sobre a origem do tempo em Brentano

Isabela Carolina Carneiro de Oliveira 

Mestranda em Filosofia

UFMG/PPGFIL

Belo Horizonte - MG


ORCID:

https://orcid.org/

0000-0002-1602-4037 


"Dilthey, Husserl e a Fundamentação das Ciências Humanas. Comentários ao §2, da Introdução às Lições de 1925 de Husserl”

Dr. Adriano Furtado Holanda Professor do Programa de Pós-graduação em psicologia da UFPR

http://labfeno.com.br/gt-fenomenologia-saude-e-processos-psicologicos/membros-2/perfil-holanda/

"Sobre a doutrina teleológica das ciências na fenomenologia de Husserl"


Dr. Carlos Diógenes Cortes Tourinho

UFF/Rio de Janeiro - Brasil


"Linguagem e significação nas Investigações Lógicas"


Dr. Vanessa Furtado Fontana - UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná campus Francisco Beltrão: FRANCISCO BELTRÃO, Paraná, BR


ORCID:

https://orcid.org/0000-0001-9027-9671



O conceito de Psicologia Fenomenológica em Edmund Husserl

Prof. Dr. José Olinda Braga

Professor do departamento de Psicologia da UFC e do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFC.

Pós-doutorado na PUC Campinas, SP e Université de Lilli, France. 

 

O conceito de evidência como princípio metodológico nas LU de E. Husserl

Fernando da Conceição Neves

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Filosofia da UFF - RJ

Bacharel e Licenciado em Filosofia pela UERJ.



Subjetividade no ambiente on line


Dra. Nara Helena Lopes Pereira da Silva

Professora PART-USP e pós doutoranda no Departamento de Psicologia Clínica - IPUSP



A Fenomenoogia e a pluralidade de mundos

Prof. Dr. André Dias de Andrade   

Pós-Doutorando em Filosofia (USP)

Sobre os diversos modos de apreensão do Eu no itinerário husserliano

Tássia Vianna de Carvalho             Mestranda em Filosofia - UFRJ - RJ