Workshop 1 STEAM: Arte e Arduinos
Produção de efeitos sonoros e luminosos com recurso ao controlador Arduino Uno e sensores. O workshop será eminentemente prático, sendo os participantes convidados a reproduzir algumas montagens-exemplos a partir do kit básico de Arduino para educação.
Este workshop não se destina apenas a docentes da área da informática ou das ciências, mas a todas aqueles que têm curiosidade em conhecer esta plataforma electrónica. Não é necessário conhecimentos prévios de programação ou de electrónica, uma vez que os trabalhos práticos serão realizados a partir de tutoriais passo-a-passo, mas implicam alguma agilidade na manipulação dos componentes electrónicos, sensores e conectores.
José Braga: Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela U.M., docente do grupo 550, lecciona cursos profissionais nas áreas da informática, electrónica e audiovisual na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso. Integra a equipa de projetos europeus do AEPL. Formador certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua tendo ministrado cursos creditados no âmbito das TICs e de desenvolvimento de projetos eTwinning, bem como MOOCs na plataforma europeia do eTwinning. Já recebeu Selos Nacionais e Europeus de Qualidade no âmbito do projeto eTwinning.
Workshop 2 Scientix: uma plataforma para potenciar projetos de Ciências – Graça Lopes, Isabel Fraga e Vanessa Rocha
O Scientix é a comunidade para o ensino das ciências na Europa, pelo que promove e apoia uma colaboração entre professores, investigadores educativos, decisores políticos de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), assim como outros profissionais do ensino das STEM.
Os professores podem-se registar no portal em http://www.scientix.eu/ e aceder a uma rede de colaboração bem como a um conjunto de materiais que podem usar com os seus alunos. Neste workshop vamos dar a conhecer algumas formas de rentabilizar os recursos disponíveis na plataforma em questão. O vídeo AQUI apresenta o Scientix.
Graça Lopes: Licenciada em supervisão pedagógica, pela Escola Superior Jean Piaget, do Porto. Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico no AEPL. Integra a equipa de projetos europeus do AEPL.
Isabel Fraga: Licenciada em Educação pela Universidade do Minho. Educadora de Infância no AEPL. Integra a equipa de projetos europeus do AEPL.
Vanessa Rocha: Licenciada em Ensino Básico, variante Português/ Inglês. Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico no AEPL. Integra a equipa de projetos europeus do AEPL.
Workshop 3 O eTwinning na articulação e flexibilidade curricular – Paula Dias e Teresa Lacerda
O eTwinning é a comunidade de professores da Europa, dispondo de um portal público em www.etwinning.net. Os professores podem-se inscrever no eTwinning passando a usufruir de um espaço pessoal, eTwinning Live, a partir do qual estabelecem parcerias, com docentes de outros países, para desenvolver projetos colaborativos em que envolvam os seus alunos.
Neste workshop procurar-se-á explorar o eTwinning enquanto projeto com potencial para a operacionalização de uma parte do preceituado no Decreto_lei nº 55/18, de 6 de julho.
Paula Dias: Professora de História do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário a lecionar no AEPL. Mestre em Supervisão Pedagógica do Ensino de História pela Universidade do Minho. Participou como co-autora nas metas de aprendizagem de História publicadas pelo Ministério da Educação em 2010.
Teresa Lacerda: Professora de Biologia e Geologia no AEPL. Mestre em Educação com especialização de Informática no Ensino. Coordenadora de projetos Erasmus +. Embaixadora eTwinning / DGE para a Região Norte.
Workshop 4 Flipped Classroom e ferramentas online – Iva Azevedo, Ana Poças Gomes e Ricardo Rodrigues
A crescente desmotivação dos alunos é uma preocupação que nos atinge a todos. Assim, pretendemos mostrar algo inovador, "Flipped Classroom" - sala de aula invertida, que embora não traga as soluções imediatas desejadas, irá progressivamente mudar toda a dinâmica do processo que é o ensino/aprendizagem. Este modelo pedagógico reduz a tarefa do aluno, em casa, à simples visualização de um pequeno vídeo ou a outra qualquer tarefa interativa, previamente selecionada, indutora dos conteúdos a aprender. O tempo da aula será reservado à realização de exercícios, projetos ou discussões moderadas pelo professor.
Neste workshop será feito o enquadramento desta metodologia e dadas sugestões práticas para a sua implementação.
Ana Poças Gomes: Licenciada em Orientação Educativa pela Universidade Católica Portuguesa. Mestre na área da Educação, pela Universidade do Minho, vertente de Avaliação. Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico no AEPL. Integra a equipa de projetos europeus do AEPL.
Iva Azevedo: Licenciada em Matemática, via ensino, pela Universidade do Minho. Coordenou a equipa responsável pela avaliação interna do AEPL, entre 2014 e 2017. Tem-se envolvido em projetos europeus e recebeu um Selo Nacional de Qualidade no âmbito de um projeto eTwinning.
Ricardo Rodrigues: Licenciado em Desporto e Educação Física na Opção de Desporto de Rendimento (Natação). Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia Desportiva, pela Universidade do Minho. Professor de Educação Física no AEPL. Tem participado em vários projetos europeus, Comenius, Erasmus + e eTwinning.
Workshop 5 Edmodo, uma extensão da sala de aula – Mário Moura
Ao longo desta sessão iremos explorar a plataforma Edmodo como um instrumento de diferenciação pedagógica ao possibilitar a criação de atividades diferenciadas, para diferentes alunos de uma mesma turma, de acordo com as respetivas dificuldades de aprendizagem.
Mário Moura: Licenciado em ensino de História e Ciências Sociais. Pós-graduação em Organizações Educativas e Administração Educacional. Desempenhou durante vários anos funções de Gestão e Administração Escolar. Tem participado em diversos projetos de intervenção e inovação Pedagógica destacando-se, nos últimos anos, a dinamização de projetos eTwinnng e a colaboração em diversos projetos Erasmus + com enfoque no usos de ambientes inovadores de aprendizagem em contexto da sala de aula.
Workshop 6 CLIL, uma nova oferta formativa para o aluno do século XXI – Manuela Lourenço e Cristina Santos
A metodologia CLIL (Content and language integrated learning), tendo por base a língua inglesa, está a ser implementada desde 2016/17 no Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso. Neste workshop pretende-se dar a conhecer este tipo de metodologia e deixar sugestões para a sua operacionalização, tanto no AEPL como em outras escolas. Serão apresentadas / experimentadas algumas estratégias que podem seu usadas numa sala de aula CLIL. O workshop decorrerá em língua portuguesa.
Manuela Lourenço: Licenciada em Português/Inglês, via ensino, pela Universidade do Minho. Professora de Inglês do AEPL. Mestranda no curso – Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas. Coordenadora do projeto CLIL no AEPL.
Cristina Santos: Professora de Geografia do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, a lecionar no AEPL. Integra a equipa CLIL do AEPL e tem coordenado / co-coordenado projetos Erasmus +. Já recebeu Selos Nacionais e Europeus de Qualidade no âmbito do projeto eTwinning.
Workshop 1 Gamificação na sala de aula – Daniela Guimarães
A necessidade da utilização de metodologias diferenciadas e que envolvam os alunos na aprendizagem servem de mote para este workshop. Os alunos que nos chegam atualmente às escolas estão ávidos pela utilização pedagógica da tecnologia e são utilizadores diários de jogos. A utilização das mecânicas de jogo em contexto educacional tem sido explorado desde 2008, sob a denominação de gamificação, embora só em 2010 o termo se tenha vulgarizado. A gamificação, os seus princípios e benefícios, de acordo com o modelo Octalysis serão explorados. Os participantes serão desafiados a desenharem uma atividade gamificada, no âmbito da sua disciplina, após conhecerem um exemplo aplicado à disciplina de Matemática, no 7.º ano de escolaridade.
Daniela Guimarães: Professora de Matemática, coordenadora de formação e elemento do projeto CLIL no Agrupamento de Escolas de Idães. Mestrado em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho e Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Tecnologias Educacionais e da Comunicação, pela Universidade de Coimbra. Embaixadora eTwinning / DGE para a Região Norte.
Workshop 2 Metodologias de trabalho que potenciem a operacionalização da Inclusão (Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de julho) – Ana Rosa Malheiro e Isabel Rodrigues
Neste workshop pretende-se fazer uma exploração detalhada do Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de julho, suportada pela discussão de documentos que possam operacionalizar a sua implementação. Os projetos europeus podem surgir como uma medida a aplicar em algumas circunstâncias.
Ana Rosa Malheiro: Professora de educação especial no AEPL, no qual exerce funções de coordenadora da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva. Licenciada em Ensino de Português-Inglês e Mestre em Educação Especial, Dificuldades de Aprendizagem. É formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
Isabel Rodrigues: Licenciada em ensino de Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Braga, da Universidade Católica Portuguesa. Formação especializada em Educação Especial pela Universidade do Minho. Professora de Educação Especial no Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso, desde 2013, tem participado em formações europeias e projetos etwinning.
Workshop 3 Ambientes Inovadores de Aprendizagem – Ângelo Dias, Jorge Sousa e Vítor Macedo (local: EBI do Ave)
A Escola EBI do Ave passou a dispor, no presente ano letivo, uma sala que permite criar novos ambientes de aprendizagem. Esta sala tem alguns equipamentos que, se forem rentabilizados, contribuirão para uma aprendizagem mais eficiente por parte dos alunos. Neste workshop, os professores terão oportunidade de testar os referidos equipamentos mas, também, de refletir sobre metodologias de trabalho diferenciadoras na sala de aula.
Ângelo Dias: Professor do Informática no AEPL onde exerce o cargo de adjunto do Diretor desde 2013. Mestre em Ciências da Educação – Administração e Organização Escolar pela Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa - Braga. É formador certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
Jorge Sousa: Exerce a função de Assistente Administrativo no Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso. Frequentou um curso de formação no âmbito do Erasmus +, em Bruxelas, sobre o tema "Digital Citizenship for the future classroom", no âmbito do qual está a apoiar o funcionamento da Sala do Futuro na EBI do Ave.
Vítor Macedo: Licenciado em Serviço Social (Assistente Social), com Formação Pedagógica Inicial de Formação (formador), e tendo tido formação como Técnico de Organização e Gestão de Empresas entre outras. Assistente Técnico na EBI do AVE. Frequentou um curso de formação no âmbito do Erasmus +, em Bruxelas, sobre o tema "Digital Citizenship for the future classroom", no âmbito do qual está a apoiar o funcionamento da Sala do Futuro na EBI do Ave.
Workshop 4 Avaliação online – Cristina Santos e Teresa Lacerda
Existem diversas ferramentas online que podem ser usadas para a avaliação das aprendizagens. Neste workshop vão ser exploradas as seguintes: Plickers (https://get.plickers.com/), EdPuzzle (https://edpuzzle.com/) e Google Forms (para a construção de testes online).
Cristina Santos: Professora de Geografia do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, a lecionar no AEPL. Integra a equipa CLIL do AEPL e tem coordenado / co-coordenado projetos Erasmus +. Já recebeu Selos Nacionais e Europeus de Qualidade no âmbito do projeto eTwinning.
Teresa Lacerda: Professora de Biologia e Geologia no AEPL. Mestre em Educação com especialização de Informática no Ensino. Coordenadora de projetos Erasmus +. Embaixadora eTwinning / DGE para a Região Norte.
Workshop 5 Smartphones na promoção da leitura – Adelina Moura
Vivemos num tempo em que estamos imersos em tecnologias e mais conectados do que nunca. Estamos rodeados de palavras, em papel ou formato digital, e nunca foi tão fácil ter um livro à mão para ler, como agora. Mas os hábitos e suportes de leitura variam de geração em geração. Com a evolução das tecnologias digitais estão a surgir novos modelos de leitura, bem como aplicações capazes de devolver o prazer de ler e de captar novos leitores. Ninguém duvida que através do smartphone todos temos um dispositivo de leitura ao nosso alcance. Neste workshop vamos explorar algumas formas de potenciar os smartphones como ferramentas de aprendizagem e leitura, tornando-os aliados na promoção do hábito de ler, dentro e fora da sala de aula.
Adelina Moura: Licenciada em Ensino do Português e Francês, DESE em Administração Escolar, Mestrado em Supervisão Pedagógica do Ensino do Português e Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa. Tem vindo a desenvolver investigação na área do Mobile Learning, com várias publicações em Portugal e no estrangeiro. É investigadora integrada do grupo de I&D – GILT (Games Interaction and Learning Technology), sedeado no Instituto Superior de Engenharia do Porto, e membro do grupo LabTE (Laboratório de Tecnologias Educativas), da Universidade de Coimbra.
Workshop 6 Práticas de Segurança na Internet – José Braga
A Segurança na Internet é um assunto ao qual as escolas necessitam de dar particular atenção. Para isso, é necessário conhecer alguns dispositivos legais mas, também, pensar em dinâmicas que possam colocar os alunos a refletir sobre o assunto. Neste workshop vão-se dinamizar algumas atividades que podem servir de inspiração para os professores colocarem em prática nas suas salas de aula ou no decurso dos seus projetos. Será também abordada a nova legislação europeia sobre a proteção de dados e como a implementar nas escolas.
José Braga: Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela U.M., docente do grupo 550, lecciona cursos profissionais nas áreas da informática, electrónica e audiovisual na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso. Integra a equipa de projetos europeus do AEPL. Formador certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua tendo ministrado cursos acreditados no âmbito das TICs e de desenvolvimento de projetos eTwinning, bem como MOOCs na plataforma europeia do eTwinning. Já recebeu Selos Nacionais e Europeus de Qualidade no âmbito do projeto eTwinning.