XVIII Encontro Internacional de CTDI
ORADORES
Diretora artística do Centro de Arte Oliva
Andreia Magalhães é diretora artística do Centro de Arte Oliva desde 2017, sendo responsável pelo programa de exposições, gestão das coleções e de coordenação dos projetos da instituição. Desenvolveu o seu percurso profissional em diferentes instituições museológicas, como o Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e o Museu Nacional Soares dos Reis, além de ter colaborado em projetos do Museu de Serralves. Colaborou com diferentes museus internacionais, no âmbito específico dos seus interesses de investigação e curadoria, com foco na relação entre artes visuais e cinema, incluindo o Netherlands Institute for Media Art (Amsterdão), os museus de Arte Moderna de Nova Iorque e S. Francisco, e o MAC-USP, em São Paulo. É doutorada pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), onde é Professora Auxiliar Convidada.
Arquivista e programador na Fonoteca Municipal do Porto
Armando Sousa é arquivista e programador na Fonoteca Municipal do Porto, onde dinamiza uma coleção de discos de vinil através de atividades multidisciplinares, entrevistas e sessões de escuta. A sua formação em História, e o seu interesse por aspetos sociais e culturais, levaram-no a desenvolver trabalhos acerca do papel da música nas relações entre esfera pública e privada, bem como daquela com as elites políticas. Entre os seus textos, destaca-se A Fronteira de Porrina de Badajoz, O Marquês, um texto integrado no catálogo da exposição Os Novos Babilónios: Atravessar a Fronteira de Pedro G. Romero.
Investigador integrado do CIDEHUS.UE - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora
Paulo Batista é arquivista no Arquivo Municipal de Lisboa e Professor na Universidade Autónoma de Lisboa, onde coordena as Pós-graduações em Promoção e Dinamização Cultural e Educativa em Arquivos e Bibliotecas, e em Arquivos de Arquitetura.
Doutorado em Documentación, pela Universidad de Alcalá de Henares, investigador Integrado do CIDEHUS.UÉ – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, onde coordena o Grupo de Investigação Património(s) e Literacias, e Académico Correspondente da Academia Portuguesa da História.
Coordenador da Equipa Instaladora do Arquivo Nacional do Som
Pedro Félix é, presentemente, o coordenador da Equipa Instaladora do Arquivo Nacional do Som. É investigador do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança da Universidade Nova de Lisboa desde 1997 e do Instituto de História Contemporânea desde 2014. Colaborou com o Museu do Fado entre 2005 e 2018.
Ao longo da sua carreira esteve ligado a projetos no campo dos arquivos sonoros, digitalização de documentos sonoros, Património Cultural Imaterial, tecnologias de som e indústrias da música.
MODERADORAS
Mestrado em Ciência da Informação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Técnica Superior na Direção de Serviços de Repositório Institucional do Instituto de Mobilidade e dos Transportes, I.P.
Representante do Conselho Nacional da BAD - Delegação Norte.
Mestrado em Informação Empresarial pelo ISCAP.
Doutoranda em Tecnologia e Sistemas de Informação na Universidade do Minho.
Bolseira de investigação no CEOS.PP.
Assistente convidada na Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação/ISCAP.
Doutora em Ciência da Informação, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra | Centro de História da Sociedade e da Cultura (CHSC-UC).
Técnica superior | Arquivo do Departamento das Ciências da Vida, FCTUC.
Doutoramento, na área de Informática de Gestão | Universidade do Minho.
Professora Adjunta no ISCAP.
Membro do conselho científico da revista RISTI.
Atua como membro da comissão científica em quatro conferências internacionais.