XVIII Encontro de CTDI
CONFERÊNCIA
O XVIII Encontro de CTDI, intitulado “Suportes e Conteúdos da Gestão da Informação: desafios atuais e caminhos futuros” visa abordar temas importantes da nossa sociedade marcada pela superabundância informacional e pela afirmação crescente da Inteligência Artificial.
É consensualmente reconhecido que informação é Poder e o quão é importante uma adequada gestão da informação, importante área da Ciência da Informação. Sabendo gerir este ativo, potenciam-se mais vantagens, sucesso e lucros, a nível pessoal, social e profissional. Mas, para o efeito, é necessário que os indivíduos que lidam com a informação o saibam fazer bem, com sólidas competências técnicas e mobilizando também competências de literacia da informação. Graças a estas, eles terão a capacidade de pesquisar a “boa” informação em diferentes fontes e tipos de suportes, selecioná-la, avaliá-la, usá-la e comunicá-la a diferentes públicos duma forma ética.
Neste Encontro, rico de partilha de conhecimentos científicos e de experiências, através da participação de académicos, investigadores e profissionais, pretende-se refletir sobre a forma como os Profissionais da Informação alargaram, ao longo dos tempos, a sua atuação em contextos diversificados e que abarcam bibliotecas, arquivos, museus, organizações e empresas públicas ou privadas. Adaptando-se à evolução social e tecnológica, e respondendo às necessidades específicas da profissão, atualmente, eles lidam com informação em suportes analógicos e digitais e gerem-na em diferentes tipos de repositórios, tais como os textuais mas também os sonoros e audiovisuais. Deste modo cada vez mais integrador, o seu foco é responder às necessidades dos utilizadores dos Sistemas de Informação, praticando, em suma, uma administração informacional centrada no ser humano, tal como apanágio da Ecologia da Informação, obra de Davenport datada dos anos noventa mas atual em muitos aspetos.
Neste fórum pretende-se que todos os participantes, nos seus vários papéis de consumidores e produtores de Informação, retirem ideias e sejam críticos sobre os caminhos futuros que se adivinham já num presente moldado pela Inteligência Artificial que oferece e promete oportunidades inimagináveis mas também riscos associados.