Você tem o perfil para liderar?

Muitas empresas no mundo inteiro estão focadas atualmente no bem estar e satisfação dos seus funcionários, principalmente agora em tempos de COVID-19, desta forma através de seus líderes sempre estão encontrando novas alternativas para desenvolver o potencial e trabalho em equipe dentro da companhia, assim como obter os melhores resultados para o desenvolvimento e permanência da mesma dentro do cenário econômico atual. Diante disso colocamos você, leitor a frente de uma questão importante: O que é liderar? E para isso preparamos este pequeno artigo para esclarecer todas as suas dúvidas. Mas antes de chegar na categoria líder, você precisa saber o que é um chefe, para que assim possa realizar a comparação dos dois tipos de guia e veja em qual as suas qualidades o encaixam.

O chefe possui uma postura autoritária, ou seja, ele é especializado em dar ordens a seus subordinados, visando o seu próprio lucro e visibilidade dentro da corporação . Este é responsável pelas decisões de um grupo, departamento ou organização, e não aceita opiniões de seus funcionários, estabelecendo assim uma hierarquia dentro da empresa. O chefe determina qual será a ocupação de cada subordinado e determina metas individuais para cada tarefa proposta.

O líder é um guia, busca sempre dar o melhor exemplo para seus colaboradores e visa o trabalho em equipe, observando as habilidades dos mesmos e colocando em posições que estejam de acordo com as suas aptidões. Neste ambiente há grande motivação para que os colaboradores se sintam parte essencial do sistema corporativo, assim como possam desenvolver seu potencial, tornando-os mais focados nos propósitos da empresa dentro do mercado.

Bem, agora você já conhece a diferença entre o chefe e o líder, então em qual perfil você melhor se encaixa?

Separamos ainda o ranking das empresas que mais focam no bem estar de seus funcionários para melhor se desenvolver no mercado, pois sabemos que um colaborador motivado se torna mais produtivo.

Segundo a revista Forbes (2020) sete empresas brasileiras destacam-se por serem melhores empregadoras, numa lista composta por 750 companhias de 45 países, pesquisa que fora realizada em parceria com a empresa de pesquisas de mercado Statista. Veja quais são:


  • Natura - 352° posição

  • Itaúsa-Investimentos Itaú SA - 358º posição

  • Petrobrás - 576° Posição

  • Braskem - 592° Posição

  • BRF - 623° Posição

  • Banco Bradesco - 624º Posição

  • Banco do Brasil - 627º Posição


Alguns dos critérios utilizados para determinar esse ranking foram:


  • Postura diante da pandemia (COVID-19)

  • Desenvolvimento de talentos

  • Responsabilidade social

  • Igualdade de Gênero


Agora que você já conhece a diferença entre o Líder e o Chefe e as melhores empresas empregadoras do ano de 2020 no Brasil, assim como alguns dos pré-requisitos para se tornar uma referência no ranking das melhores do mundo, que tal você investir em aperfeiçoamento para chegar ao topo?