Nascido em 08 de setembro de 1934, na cidade de São Carlos (interior de São Paulo), Edson mudou-se várias vezes até que junto com um grupo de estudantes, na Vila Zelina (bairro situado na Zona Leste de São Paulo), fundou o Grêmio São Miguel Arcanjo e um boletim que era mimeografado, que batizaram como “O Juvenil”.
Por volta de 1956, Edson trabalhava em uma agência de publicidade como planejador de contas. Nesta época ele e seu grupo reunidos em torno do “O Juvenil” já pensavam em criar um jornal de bairro.
O primeiro jornal lançado pelo grupo chamava-se “News Seller” que iniciou e findou-se em 1957 na Vila Zelina. Após este fato decidiram pesquisar jornais profissionais de outras cidades para terem como base. No ano seguinte, escolheram a cidade de Santo André para lançar no Grande ABC o jornal semanal “News Seller”. Esta experiência foi fundamental para o surgimento futuro do Diário do Grande ABC, do qual Edson foi presidente de 1958 a 1992. Claro que este jornal não foi sempre um semanário, pois dez anos depois passou a ser um jornal diário.
No ano de 1960, Edson casou-se com Daisy Mendonça Dotto com quem teve três filhos.
Edson não se contentou apenas com o jornal, no ano de 1970, sua empresa comprou a antiga Rádio Independência de São Bernardo do Campo que passou a se chamar Rádio Diário AM, um tempo depois, por volta de 1988, novamente mudou de nome para Rádio Scala 99 FM que mais tarde foi substituída pela Grande ABC FM.
Dotto se formou em Direito em 1976 pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e fez Mestrado em Administração Mercadológica na Fundação Getúlio Vargas.
Edson deixou a presidência do diário para dedicar-se apenas à Rádio Scala SP e outras emissoras como seu único proprietário, no ano de 1993.
O fim de sua vida chegou em 16 de março de 1997, no Hospital Albert Einstein em São Paulo.
Referência:
Texto publicado pela Câmara Municipal de São Bernardo do Campo extraído por JUSBRASIl, há quinze anos atrás. Link: http://camara-municipal-de-sao-bernardo-do-campo.jusbrasil.com.br/legislacao/701891/lei-4837-00. Pesquisado no dia 04/05/2015 às 10h45.