O exame visual em crianças, deve se realizar desde o nascimento, principalmente quando o bebê for prematuro, com histórico familiar de problemas visuais e oculares e quando apresenta um atraso significativo no desenvolvimento ou dificuldades neurológicas...
Leve seu filho a um especialista de atenção visual, se seu filho ou filha, apresentar um desses sintomas:
Se existe estrabismo (desalinhamento dos olhos - vesgo)
Lacrimejamento constante, principalmente após esforço em visão de perto.
Pisca frequentemente
Sofrem de dores de cabeça ou enxerga duplo.
Dificuldade para enxergar bem (longe ou perto) após esforço visual de perto.
Postura incorreta para atividades em visão de perto
Visão embaçada de longe ou perto.
Desvio de um olho (permanente ou ocasionalmente)
Dificuldade em manter atenção
Resiste em realizar atividades que utilize a visão de perto.
Aproxima muito ao ler, mexer celular, assistir TV...
Tende a morder lábios, a língua, falar ou mover os lábios, durante processo de tarefas em visão próxima.
Movimenta muito, ou posiciona a cabeça de várias maneiras para ler, escrever ou pintar/desenhar
Dificuldades na leitura: salto das linhas, troca letras (espelhamento), troca ou esquece de escrever uma letra ou palavra.
Escrita desorganizada, perdida, de difícil compreensão
Se você ou o(a) seu/sua filho(a) tem algum desses sintomas que mencionei antes, pode me chamar, onde realizaremos uma exame visual profundo e especializado! Onde inclui:
·Avaliação de Motilidade Ocular: Os olhos realizam diferentes movimentos em função da sua atividade. Esses movimentos são muito importantes, tanto na leitura como em esportes ou dirigir.
Avaliação da Convêrgencia/Divergencia Ocular: Os olhos tem a capacidade de olhar em um ponto de perto, de forma coordenada e fixada. Isso é fundamental na realização de tarefas em visão próxima.
Avaliação da Estereopsia: Conhecida como visão 3D. Ela é uma habilidade muito importante para cálculo de distância, de tamanho e orientação do espaço. Só temos estereopsia quando nossos olhos funcionam 100% juntos.
Avaliação do Alinhamento dos Olhos: É necessário conhecer a postura que nossos olhos adquirem em diferentes circunstancias. Por isso tem que descartar ou confirmar a presença de um desvio, seja manifesta (estrabismo -Olho vesgo/torto) ou não.
Avaliação da Acomodação: Também conhecida como foco, ela é responsável pela nitidez/foco de perto.
Avaliação da Flexibilidade Acomodativa: Além de podermos ter poder de focar a imagem, é necessário também acomodar a quantidade! A capacidade de realizar trocas de longe e perto (ou vice e versa). E sem sentir que nossos olhos precisam se esforçar ou se concentrar para realizar essa tarefa.
Avaliação das Vergências: Os olhos tem que realizar movimentos coordenados de longe e de perto. e Para isso necessitamos que ambos tenham a mesma informação, e que a mesma seja enviado ao nosso cérebro, e este, que se encarreg de juntar as imagens recebidas.