Critérios da disciplina
CRITÉRIOS DESENVOLVIMENTO DAS AULAS DE LABORATÓRIO
1. Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas no laboratório.
2. Uso de vestimentas adequadas para atividade em laboratório: calça comprida e calçados fechados
3. Os integrantes serão responsabilizados por avarias nos equipamentos e/ou instrumentos devido ao mau uso.
4. Os roteiros relativos às práticas estarão disponíveis na webpage da disciplina.
a. A equipe deverá providenciar NO MÍNIMO 01 (uma) cópia impressa para que ela seja rubricada pela professora atestando a realização das atividades previstas.
b. NÃO SERÁ ACEITO o acompanhamento único por meio de tablet ou smartphone
c. Cada roteiro deve ter os campos relativos ao nome da equipe e dada previamente preenchidos para receberem o visto.
d. As equipes serão avaliadas quanto a assiduidade, que contabiliza 1,0 na nota do relatório.
Neste item será observado:
i. Se os componentes e materiais para a experiência foram trazidos;
ii. Comportamento da equipe no decorrer da experiência;
iii. Uso do celular SOMENTE para fotos das montagens e consulta datasheets;
iv. Segurança com eletricidade: metais, cabelo, vestimenta, atitudes seguras;
v. Manuseio correto dos equipamentos;
vi. Asseio e conservação do laboratório;
vii. Mau funcionamento da experiência em função da não aplicação dos conhecimentos previamente adquiridos na disciplina;
viii. Ausência dos integrantes da equipe por longos períodos sem notificar a professora.
5. As práticas são compostas por etapas, sendo que a cada etapa concluída a equipe deve solicitar a presença da professora para verificação dos resultados obtidos na execução da experiência.
6. A avaliação do desempenho nas aulas de laboratório será realizada através da entrega de relatórios técnicos sobre as atividades realizadas em equipes de no mínimo 2 e no máximo 3 estudantes.
7. A média das notas dos relatórios compõem uma nota de laboratório (NL) do total de 4 notas da disciplina.
8. Um conjunto de roteiros (conforme especificado na pg. anterior) gera um relatório que deve ser entregue na semana seguinte a de realização da experiência que compreende o último roteiro.
9. Caso a equipe não conclua o roteiro ou falte na aula de laboratório na data prevista, a equipe poderá refazê-lo com a autorização PRÉVIA da professora em horário acordado. Nesta situação o relatório sofrerá uma redução de 40% na nota, o qual deverá ser entregue na data inicialmente prevista.
10. A realização da experiência somente será autorizada com a presença de todos os integrantes da equipe e de posse dos materiais necessários para a montagem da prática.
11. Somente os estudantes que estiveram presentes desde o início da aula de laboratório terão direito a realizar o relatório.
12. A participação do estudante em parte do experimento, inviabiliza a inclusão do seu nome no relatório.
13. Não há responsabilidade sobre a entrega do relatório no escaninho da professora ou fora do horário da aula de laboratório.
14. A tolerância para a entrada no laboratório para o desenvolvimento das atividades práticas é de 5 (cinco) minutos.
15. Faltando 20 minutos para o término da aula, as equipes deverão providenciar a finalização do experimento a organização e limpeza do laboratório.
16. Faltando 10 minutos para o término da aula, os instrumentos deverão ser organizados em seus locais de armazenamento ou devolvidos no almoxarifado do DAELT, as bancadas limpas e organizadas,
17. Qualquer semelhança entre relatórios de equipes distintas irá zerar a nota das equipes envolvidas.
18. Solicita-se que o estudante utilize vestimentas apropriadas para o ambiente: calçado fechado e calças compridas.
19. Atenção quanto a segurança com eletricidade.
Fatores de sucesso: união da equipe e posse dos materiais essenciaisè MD e cabos de conexão.
CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO RELATÓRIO:
A)-Estética (1,0): forma de apresentação em conformidade com as informações de Metodologia Científica. Inclusão do referencial teórico. Contemplar todos os itens para o perfeito entendimento e organização de um relatório de natureza técnica.
B)-Conteúdo (2,5): apresentação da teoria relacionada à investigação (nível de complexidade). Explicação de como foi o desenvolvimento da experiência, características relacionadas à montagem. Procedimentos que a equipe efetuou para a montagem, conexão dos instrumentos e as respectivas medidas. Caso tenha ocorrido alguma discrepância, erro na montagem ou nas medidas, explicá-las e descrever/justificar como foi solucionado. Com foco sobre o conteúdo teórico que embasa o objetivo do experimento. Consultar referencial teórico diferente do livro texto e do roteiro para a elaboração desse item.
OBS: A INTRODUÇÃO TEÓRICA DEVERÁ SER MANUSCRITA, baseada em fontes que não sejam os livros básicos textos indicados no plano de aula da teoria.
C)-Coleta de Dados e Gráficos (3,0): Apresentação dos dados obtidos na realização do experimento, elaboração das tabelas com respectivas unidades. Realização de uma análise dos resultados quanto os dados realmente obtidos e comparando com a teoria vista em sala. Apresentação do memorial de cálculo.
D)-Conclusão (1,5): É a parte mais importante do relatório, pois deve estabelecer a relação entre a teoria e a prática. Onde justifica-se tecnicamente e teoricamente os resultados das medições e cálculos. Deve ser complexa e detalhada. A complexidade e veracidade dos dados coletados é primordial para o desenvolvimento do relatório. O foco é dado ao conteúdo teórico que embasa o objetivo do experimento. Consultar referencial teórico diferente do livro texto para a elaboração.
E)-Assiduidade/Comportamento (1,0): será atribuído ao comportamento da equipe quanto ao desenvolvimento das atividades em termos de pontualidade, organização da bancada, estar com os materiais para a experiência em ordem, brincadeiras, postura durante o desenvolvimento da prática (sentar na bancada, risos, celular, alimentos, passeios, empréstimo de materiais,...), ausência de um ou mais participantes da equipe durante a experiência por longos períodos, bancada e laboratório em ordem ao finalizar a atividade prática.
F)-Solução dos exercícios propostos (1,0): solução dos exercícios propostos pelo roteiro da experiência, bem como a corretude e a clareza da solução apresentada.