Este projeto assenta em metodologias alternativas, centradas no aluno, nas suas capacidades e competências individuais, visando uma aprendizagem ativa. Assim, a utilização de estratégias metodológicas diversificadas permite ajustar o apoio pedagógico às diferentes necessidades, estilos de aprendizagem e processos de construção de cada aluno. Privilegia o trabalho em equipa e por projetos, utilização de recursos educativos diversificados (TIC, biblioteca escolar, desporto escolar, clubes, entre outros).
Funciona semanalmente, fora do contexto de sala de aula, onde é promovida a aquisição e/ou consolidação de aprendizagens essenciais, através de atividades essencialmente práticas e direcionadas para os seus interesses e competências. A equipa de trabalho é constituída por docentes dos vários departamentos curriculares, em estreita parceria com a Biblioteca Escolar, o Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) e o Educador Social, com vista ao desenvolvimento de competências previstas no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.
Inicialmente, este Projeto tinha como nome Projeto Raízes, sofrendo alterações, no ano letivo 2022/2023, passando o nome do mesmo de para Projeto Rumus. Faz parte do Plano Plurianual de Melhoria, sendo a Ação número seis.
O Projeto Rumus tem como objetivo geral a promoção e a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, tendo em vista a igualdade de oportunidades, a aquisição e/ou consolidação das aprendizagens essenciais e o reforço do sentimento de pertença à escola, no caso, do Agrupamento de Escolas de Torrão.
Como objetivos específicos: - a promoção do sucesso escolar, através do desenvolvimento de competências pessoais, sociais e cognitivas por via da educação não formal; - o desenvolvimento de atividades respeitando as diferentes convicções, experiências e contextos culturais dos alunos; - manter a ausência do abandono escolar assim como diminuir o absentismo.