A salsinha é uma das plantas aromáticas mais utilizadas como tempero na culinária, também conhecida como cheiro verde.
A salsinha é uma das plantas aromáticas mais utilizadas como tempero na culinária, também conhecida como cheiro verde. Além de temperar o alimento, a salsinha pode ser utilizada em preparos como sucos ou chás.
Ela pode um excelente aliado para quem sofre com retenção de líquidos e para tratar várias doenças como pressão alta, diabetes, entre outras. Rica em vitaminas e minerais ela pode ser uma excelente forma de aumentar a imunidade.
Se você deseja cultivar a salsinha, ela pode ser plantada em vasos, assim como em canteiros e é uma planta de fácil cultivo, que exige poucos cuidados diários.
A salsinha é uma das hortaliças mais queridas na hora de cozinhar, ela é extremamente utilizada na cozinha brasileira. Ela possui um poder incrível de realçar os alimentos, mas a salsinha vai muito além de um tempero, ela pode tratar diversas doenças.
Além do seu consumo habitual como tempero, a salsinha ainda pode ser ingerida em forma de suco ou chá! Por isso, além de ser considerada um tempero a salsinha é considerada uma erva medicinal!
A salsinha tem sua origem na região mediterrânica central, possivelmente vinda da Itália ou Tunísia. Aqui no Brasil ela também pode ser conhecida como cheiro verde.
Conteúdo
A salsinha tem muitos benefícios ela pode ser usada tanto como uma erva aromática em várias receitas, assim como em chá e sucos para combater diversos problemas de saúde.
Infecções urinárias, pois tem ação diurética e antibacteriana;
Evita a pedra nos rins já que elimina os excessos de líquidos;
Sua ação diurética melhora a hipertensão e a retenção de líquido;
Tem alto valor de antioxidantes, que combate o câncer, evita o envelhecimento precoce, previne doenças cardíacas, melhora a pele e a digestão;
Previne gripes, fortalece o sistema imunológico já que ela é rica em vitamina C;
Previne AVC e trombose já que evita a formação de coágulos no sangue;
Ela também melhora a diabetes e combate a anemia, pois é rica em ferro e ácido fólico.
A salsinha tem os seguintes nutrientes:
Vitaminas: A, B1, B2, C e D.
Minerais: Cálcio, Magnésio, Ferro e Zinco.
Ela pode ser consuma como temperos, chás e sucos, mas cuidado o consumo do chá em excesso pode ser abortivo. Isso porque a salsinha possui uma alta quantidade do ácido oxálico.
Fontes: USDA
Quantidade por 100 gramas
Calorias 36
Gorduras Totais 0,8 g
Gorduras Saturadas 0,1 g
Gorduras Poliinsaturadas 0,1 g
Gorduras Monoinsaturadas 0,3 g
Colesterol 0 mg
Sódio 56 mg
Potássio 554 mg
Carboidratos 6 g
Fibra Alimentar 3,3 g
Açúcar 0,9 g
Proteínas 3 g
Vitamina A
8.424 IU
Vitamina C
133 mg
Cálcio
138 mg
Ferro
6,2 mg
Vitamina D
0 IU
Vitamina B6
0,1 mg
Cobalamina
0 µg
Magnésio
50 mg
Salsinha é uma planta herbácea bienal, mas o seu cultivo pode ocorrer durante o ano todo. A salsinha já é cultivada a mais de trezentos anos, é uma das ervas aromáticas mundialmente conhecida no meio gastronômico.
Já no primeiro ano do plantio, ela pode atingir de 10 a 25 centímetros de altura na fase vegetativa. No segundo ano, ela pode desenvolver um caule que pode atingir 75 centímetros de altura.
Ela é uma planta bem adaptável por isso, seu cultivo pode ocorrer em vasos ou em canteiros. A salsinha cultivada no Brasil é da família Apiaceae e pertence a dois grupos (P. crispum neapolitanum group; syn. P. crispum var. neapolitanum). É uma espécie que tolera bem a chuva e sol em maior quantidade, sendo uma variedade de hortaliça de fácil cultivo.
A salsinha gosta de solo areno-argiloso com boa matéria orgânica e com boa drenagem, mas como ela é uma planta rustica ela pode se desenvolver bem em outros tipos de solo também.
A planta tem um ótimo crescimento em regiões de clima temperado, entre 10 °C e 24 °C. Em regiões mais quentes o excesso de sol e calor pode fazer com que a salsinha se desenvolva mais rapidamente.
Antes de realizar o plantio é recomendado realizar uma análise do solo, para ver quais são as deficiências de nutrientes. Para correção e preparação do solo para o plantio, pode ser adotado a adubação química ou orgânica.
Sempre que for realizar a adubação você deve misturar bem a terra com o adubo para que os nutrientes sejam bem absorvidos e distribuídos na terra para o plantio.
O solo perfeito para plantar a salsinha, deve ter boa fertilidade e pH 6 a 6,5. A recomendação de adubação é aplicar de 10 a 18 gramas por metro quadrado de P2O5, 06 a 08 gramas de K2O no plantio. O nitrogênio deve utilizado em forma de cobertura sobre a terra, aplicado uma ou duas vezes no ano, a quantidade por metro quadrado é de 02 a 03 gramas por metro quadrado.
Para o plantio a salsinha não necessita de muito espaço, suas sementes são fáceis de serem encontradas em supermercados, lojas agropecuária e lojas de jardinagem.
A plantação deve ocorrer já no local que a planta irá se desenvolver, lembrando que a planta deve ser plantada em local que receba bastante sol.
O tempo para as sementes germinarem é de 2 a 6 semanas, se você deseja acelerar a germinação, deixe as sementes de molho por 24 horas na água, antes de plantá-las.
O ideal é plantar de 2 a 3 gramas de semente por metro quadrado. No momento que as plantas atingirem de 4 a 5 centímetros de altura, é recomendável realizar um desbaste para que elas se desenvolvam melhor.
Caso deseje plantar em vasos, eles devem ser grandes, para que aconteça o atrofiamento das raízes, que podem chegar até 50 centímetros de profundidade.
O melhor espaçamento para plantar é:
O distanciamento entre as fileiras para o plantio devem ser de 15 a 20 centímetros;
Já a distância entre as plantas deve ser de 3 a 5 centímetros;
A profundidade para o plantio da semente não deve ultrapassar 1,5 centímetros.
As sementes devem ser cobertas com terra peneirada, sem nenhum torrão para evitar que o ar entre em contato direto com as sementes.
A irrigação deve manter o solo umedecido apenas, não pode encharcar para não prejudicar as plantas. A manutenção de ervas daninhas deve ser feita manualmente, fique atento para pragas e doenças como o queima-das-folhas, vaquinha, lagartas, pulgões e cochonilhas.
A salsinha está pronta para ser colhida entre 60 a 90 dias após o nascimento, o ponto de colheita a salsinha deve estar 12 a 16 centímetro de altura. Quando for colher não ultrapasse um terço das folhas por planta. Retira as folhas com o talo, comece retirando as folhas mais velhas. A cada 30 dias pode ter uma colheita com a rebrota.
Quais os benefícios da salsinha com limão?
Esse tempero é um poderoso diurético, que ajuda a reduzir o inchaço e diminuir a barriga.
Salsinha gosta de sol ou sombra?
Um ambiente com muito sol é o mais adequado para o plantio de salsinha, hortaliça que gosta de local bem iluminado.
Qual é a época de plantar salsa?
A época ideal para plantio é quando os dias não estão muito quentes ou muito frios, ou seja, evite os dias extremos. Os meses mais indicados são entre abril e junho.