Curso

A Matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos


 

O curso A Matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos, tem como proposta assegurar um espaço para que docentes que ensinam matemática na Educação com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas possam refletir e discutir sobre sua prática pedagógica, considerando as especificidades dessa modalidade e de cada território.

A formação vem sendo oferecida anualmente, desde 2021, com uma equipe de diversas instituições de ensino superior, localizadas em diferentes unidades federativas do país. 

Em 2024 o curso acontecerá por meio de 13 encontros regulares e remotos, que ocorrerão aos sábados das 9h30 às 11h30 (horário de Brasília), entre os meses de março e novembro (conforme calendário disponível).

 

 Cronograma de inscrição

19/02 a 03/03 - período de inscrição. Link para o formulário de inscrição.
04/03 - divulgação da lista de contemplados.
04/03 a 09/03 - período de confirmação de interesse.
11/03 - divulgação da lista de contemplados com as vagas remanescentes.

16/03 - Início do curso.
Caso haja desistências até o dia 25/03, é possível que outras pessoas sejam chamadas.


Critérios de seleção

Estão sendo disponibilizadas 54 vagas, que serão preenchidas com os seguintes critérios de seleção:


Com os 5 critérios contemplados, o desempate acontecerá a partir da resposta do formuláario de inscrição para a questão "Por que você quer fazer este curso?".

Contato

Se quiser falar conosco entre em contato pelo email: matematicaejai@gmail.com

  Sobre nós

Carla Pompeu

Bacharel e Licenciada em Matemática pela Universidade de São Paulo (ICMC - São Carlos). Mestre e Doutora em Educação - Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de São Paulo  (FEUSP). Professora Adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM - Uberaba)

Douglas Silva Santos

Mestrando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). É licenciado em Matemática pela mesma instituição. Tem interesse por pesquisas relacionadas à Educação Matemática de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas.

Eduarda Cândido

Cursando Matemática Licenciatura pelo Instituto de Matemática e Estatística - USP. Tem interesse pela educação de matemática de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas.

Heloisa Nakanishi Fortes

Ingressante de 2022, em Licenciatura em Matemática, USP, com 60 anos de idade. Por voltar a estudar na fase de idoso, tem interesse em lecionar na EJA.

Júlio Valle

Licenciado em Matemática, Mestre e Doutor Em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Instituto de Matemática e Estatística da mesma universidade (IME-USP). Dedica-se especialmente à pesquisa sobre currículo e à formação de professores.

José Mateus Queiroz Sousa

Licenciado em Matemática pela UFPE, Especialista em Matemática comercial e financeira e em Educação à distância. Tenho mestrado profissional e atualmente sou doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela UFRPE.

Docente efetivo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), dou aula na EJA e Coordeno a especialização em Ciências da Natureza de Matemática, no Campus Maragogi.

Acredito e trabalho por uma educação matemática crítica e humanista com base freiriana.

Natalia de Mello Antunes

Licencianda em matemática pelo IME-USP, ingressou na graduação em 2021 e tem interesse em lecionar na EJA.

Rony Martins

Licenciado em Matemática, especialista em Educação Matemática. Professor pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio- Fiocruz no Ensino Médio em saúde e professor/coordenador de segmento do Ensino Médio da EJA.