Coviabilidade: saberes, práticas e sustentabilidade na pesca artesanal de arrasto de camarão
O projeto Coviabilidade busca compreender de forma integrada os recursos aquáticos de espécies amazônicas de interesse para a pesca e sua diversidade. Seus objetivos incluem a análise dos conhecimentos ecológicos locais, das ações dos agentes sociais envolvidos, das cadeias produtivas, do manejo, da distribuição e da mão de obra, além de subsidiar estratégias para o desenvolvimento sustentável.
O projeto surge como uma categoria complementar à sustentabilidade, com foco na pesca artesanal de arrasto de camarão. Ele visa descrever e analisar as dinâmicas dessa atividade, incluindo as práticas de captura do camarão e das capturas acessórias (by-catch), destacando o papel das mulheres na cadeia produtiva e contrapondo essa pesca à industrial.
Com base na categoria da coviabilidade, o projeto propõe a caracterização da pesca artesanal de arrasto de camarão na costa norte do Brasil, especialmente no estado do Pará. A metodologia inclui trabalho de campo descritivo, cartografia social e caracterização socioeconômica das comunidades pesqueiras de Vigia, Colares, São Caetano de Odivelas e Curuçá, permitindo a construção de um perfil detalhado dessa atividade na região.