Oficina - 01
Proponentes:
Rônero Márcio Cordeiro Domingos
Marcos Antônio Petrucci de Assis
Número de vagas: 30
Resumo
A produção acadêmica faz parte da formação do estudante desde o ensino básico até a pós-graduação, configurando-se como prática que precisa ser valorizada, fomentada e exercitada no cotidiano do estudante. Dessa forma, esta oficina tem como objetivo demonstrar de forma prática e descomplicada, através de apresentações expositivas, discursivas e práticas possibilidades para que o estudante possa desenvolver e executar um projeto de pesquisa cientifica com qualidade. Espera-se que o compartilhamento das experiências em torno dos dilemas, desafios e possibilidades na escrita cientifica possa contribuir significativamente para enriquecimento do conhecimento dos participantes da presente oficina.
Oficina - 02
Proponentes:
José Luiz Cavalcante
Número de vagas: 30
Resumo
Na presente oficina pretendemos discutir os diferentes aspectos envolvendo o currículo previsto para o ensino de Matemática na educação básica e como a iniciação à docência pode intervir de forma producente na sua implementação. Partindo de noções como conhecimentos necessários à formação docente, transposição didática e discurso tecnológico, pretendemos estimular os participantes a refletirem sobre como os bolsistas do PIBID podem se tornar agentes de mudanças de paradigmas nesse currículo.
Oficina - 03
Proponentes:
Silvanio de Andrade
Jefferson Dagmar Pessoa Brandão
Cícero Félix da Silva
Número de vagas: 30
Resumo
Na presente oficina apresenta-se atividades e reflexões teórico-práticas referentes ao Ensino-Aprendizagem de Álgebra na perspectiva da Exploração, Resolução e Proposição de Problemas (ANDRADE, 2017) aliada ao uso das Representações Múltiplas (FRIEDLANDER; TABACH, 2001; SILVA, 2013; BRANDÃO, 2014; SILVA, ANDRADE, 2016) e conexões com o uso de Smartphones (ANSHARI, 2017; ABREU, 2018). As atividades matemáticas desenvolvidas na oficina seguem a proposta Exploração, Resolução e Proposição de Problemas (ANDRADE, 2017), abordada ao tema Educação Algébrica, aliada ao uso de representações múltiplas, acompanhadas de atividades teórico-práticas de conversão entre múltiplas representações (verbal, numérica, algébrica e gráfica), no qual mediante transições em múltiplas interpretações, características e conexões entre elas serão destacadas compreensões matemáticas essenciais presentes nas atividades desenvolvidas e potencialidades do uso de aplicativos de smartphones como ferramentas de aprendizagem. Didaticamente, o conteúdo da oficina será desenvolvido através de vivências reflexivas da temática proposta.
Oficina - 04
Proponentes:
Roger Huanca
Maiara Moreira da Silva
João Marcos Almeida Ferreira
Número de vagas: 30
Resumo
O objetivo desta oficina é apresentar uma proposta de trabalho em sala de aula que é baseada na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Nessa metodologia o problema é ponto de partida e orientação para a aprendizagem de novos conceitos e novos conteúdos matemáticos. Esta oficina, segundo orientações de Krulik e Rudnick (2005), Van de Walle (2009) e Allevato e Onuchic (2014), será realizado de modo que os participantes possam vivenciar essa metodologia, a partir de problemas geradores de novos conceitos e novos conteúdos. Durante toda a oficina serão estimuladas discussões que promovam a reflexão sobre a finalidade, a adequação e as potencialidades pedagógicas dessa metodologia. Os problemas trabalhados na oficina visam a um trabalho com professores em formação (residentes) e em exercício nos níveis Fundamental e Médio da Educação Básica.
Oficina - 05
Proponentes:
Helber Rangel Formiga Leite de Almeida
Rejane Almeida
Número de vagas: 30
Resumo
Uma discussão muito comum entre aqueles que fazem pesquisa em Educação Matemática, ou até mesmo entre professores em meio a raríssimos momentos de conversas entre seus pares, é como envolver os alunos nos processos de ensino e aprendizagem. Sendo um das principais vertentes das Metodologias de Aprendizagem Ativa, a sala de aula invertida é uma metodologia que desempenha esse papel. O objetivo dessa oficina é mostrar como as tecnologias digitais, em particular o aplicativo Plickers pode ser um grande aliado nesse processo. A oficina contará inicialmente com uma breve explanação de como trabalhar com a sala de aula invertida, seguido por uma atividade envolvendo o aplicativo e, na sequência, a criação, em conjunto, de uma atividade envolvendo matemática que pode ser realizada com o aplicativo.
Oficina - 06
Proponentes:
Beatriz Rodrigues de Almeida
Diego Jonathan Bezerra Silva
Número de vagas: 30
Resumo
Esta oficina trata de apresentar manifestações distintas da álgebra. Com base nas teorias de concepções de álgebra (USISKIN, 1994) e a epistemologia de alguns conceitos da álgebra (RIBEIRO; CURY, 2015), temos a intenção de abrir um espaço de discussão sobre Álgebra e Cálculo. Desejamos proporcionar ao participante o início de um processo de conhecimento de suas próprias crenças e concepções sobre álgebra e a importância do Cálculo. Além disso, através de discussão conjunta sobre situações-problema que lidam com diferentes abordagens e soluções, nós pretendemos apresentar ao participante de duas maneiras distintas a resolução dos problemas, primeiro com conhecimentos da Matemática Básica, mais precisamente o estudo dos máximos e mínimos de uma função, em seguida será utilizado o Cálculo mostrando a beleza com que a Matemática Superior se apresenta e o quão fascinante se torna um problema quando aplicado os conceitos de maneira eficiente.
Oficina - 07
Proponente:
Pammella Queiroz de Souza
Número de vagas: 30
Resumo
A Análise Matemática, mais especificamente as Equações Diferenciais não-lineares, tem obtido um grande desenvolvimento nas últimas décadas devido à sua aplicabilidade em vários ramos da ciência. Os métodos matemáticos que foram desenvolvidos por motivos puramente teóricos tornaram-se de grande importância na Matemática aplicada à Física e em outras áreas. Baseado nisto, o intuito desta oficina é discutir alguns tipos de equações diferenciais partindo de noções e conhecimentos prévios na formação do aluno, bem como estimular o estudo das equações diferenciais parciais devido a uma rica variedade de fenômenos físicos, geométricos e probabilísticos que podem ser por elas modelados.
CCHE - Centro de Ciências Humanas e Exatas
Rua Abelardo Pereira dos Santos, 131 - Campus Monteiro - CEP: 58500-000 -Monteiro- PB
Tel: (83) 3351-2970/1886 e E-mail: direcao@cche.uepb.edu.br / uepbcampus6@gmail.com
GPRPEM - Grupo de Pesquisas em Resolução de Problemas e Educação Matemática
Departamento de Matemática - Rua Abelardo Pereira dos Santos, 131 - Campus Monteiro - CEP: 58500-000 -Monteiro- PB
Tel: (83) 3351-2970/1886 e E-mail: gprpem@gmail.com