O Programa «Escola Embaixadora do Parlamento Europeu» visa sensibilizar os alunos, especialmente os que frequentam o ensino secundário regular e o ensino profissional, para a União Europeia e a democracia parlamentar europeia.
Esta iniciativa tem a ambição de investir na consciencialização dos jovens sobre as possibilidades que lhes oferece a sua cidadania europeia, bem como sobre o papel que o Parlamento Europeu desempenha no processo de decisão europeu e por conseguinte nas nossas vidas quotidianas.
As escolas selecionadas para participar no programa nomeiam professores e alunos embaixadores seniores e juniores, respetivamente, que ficam encarregados da execução do programa.
Os embaixadores são responsáveis pelo desenvolvimento de atividades como a criação de um ponto de informação sobre a UE, a organização de eventos no âmbito do Dia da Europa ou a criação de conteúdos para as redes sociais. Comunicam com deputados ao Parlamento Europeu, outros embaixadores e parceiros e interagem com a sua comunidade.
No final de cada ano letivo, as atividades realizadas pelas escolas são avaliadas. Após a conclusão com êxito do programa, as escolas são certificadas como escolas embaixadoras e são atribuídos certificados aos embaixadores seniores e juniores em cerimónias organizadas pelos Gabinetes de Ligação do Parlamento Europeu locais, muitas vezes na presença de deputados ao Parlamento Europeu, representantes das autoridades nacionais e locais, e parceiros. Pode ser dada a possibilidade aos professores e alunos de participarem nas sessões Euroscola em Estrasburgo ou noutros eventos organizados pelo Parlamento Europeu nos Estados-membros e em Bruxelas ou Estrasburgo.
In https://www.europarl.europa.eu/ambassador-school/pt/about.html