No livro O Mauá em história: Saga de uma Instituição, Silveira Peixoto descreve Álvaro como aquele que possuía cabeleira branca, o sorriso afável e os olhos por trás dos óculos, conquistava de imediato a quem dele se aproximava. Preferia que o chamássemos de Engenheiro, que sempre foi o título de que mais de orgulhou.
Esta descrição foi encontrada no livro pela Camila Santana, professora e criadora deste site, em uma visita a Biblioteca do Instituto Mauá de Tecnologia no dia 20 de maio de 2023.
Agora veja o local que ela visitou e leia o nome da biblioteca.👇🏻
Fonte: Foto retirada em uma pesquisa de campo na biblioteca.
Acreditem! Tem o mesmo nome do nosso Patrono Álvaro de Souza Lima.
Inclusive há na parede desta biblioteca um quadro com a imagem de Álvaro de Souza Lima. E se observarmos bem é semelhante a descrição do livro.
Quadro com a imagem do Álvaro
Fonte: Foto retirada em uma pesquisa de campo na biblioteca.
Nasceu no dia 23 de maio de 1890, em Juiz de Fora, Minas Gerais.
Filho de Victor Manuel de Souza Lima e Dalila Pereira de Souza.
Estudou no Colégio São Luiz, em Itu.
Formou-se Engenheiro Civil e Eletricista pela Escola Politécnica da USP em 1914.
Faleceu em 5 de maio de 1968.
Em uma pesquisa na internet foi encontrado um site que aparenta ser a arvore genealógica da família de Álvaro. Que se inclusive se existir parentes vivos, ficaríamos contentes em recebe-los em nossa escola.
Para saber mais, clique abaixo:
Em 2023 através de uma conversa com o Diretor Arnaldo de nossa escola foi mencionado que um dos filhos do Doutor Álvaro de Souza Lima já veio na escola, porém se perdeu o contato e não houve registro fotográfico.