Seções Administrativas e Varejo Eberle

Nesta página foram reunidas algumas das seções administrativas da Metalúrgica Abramo Eberle, sendo auxiliares do processo produtivo, e também destaca-se o Varejo, a loja destinada a atender o público consumidor.

Seção de Faturas

Fazendo parte da organização da Metalúrgica, a Seção de Faturas tinha como principal finalidade a transcrição de faturas e duplicatas, em que eram debitados aos clientes e fregueses os valores das mercadorias compradas da firma. Criada oficialmente no ano de 1935, contava, nos anos de 1950, com cerca de vinte e duas funcionárias, que administravam o volumoso serviço desenvolvido no setor do Escritório Central.

Dependências onde funcionava a Seção de Faturas.

Funcionárias do setor e chefe da seção.

Seção de Estoque

A Seção de Estoque, que fazia parte da organização industrial assim como a Seção de Faturas, tinha como principal atribuição a administração do setor de estocagem e de todo o produto manufaturado produzido na fábrica. Dada a imensa variedade de artigos fabricados, foi necessária a criação de um fichário (espécie de inventário) dos produtos estocados. Na década de 1960, a seção tinha cerca de vinte e cinco funcionários especializados.

Conjunto de funcionários da Mesa que exercem suas funções na Seção de Estoque.
Visão parcial da Seção de Estoque e de seus inúmeros colaboradores em plena execução de suas tarefas diárias.

Seção de Varejo

Conhecida como Varejo da Metalúrgica Abramo Eberle, a secção surgiu em 1949, devido a demanda da empresa, que necessitava de um espaço para a venda de seus produtos na cidade. Destaque-se o fato de que a primeira gerente foi Clara Battastini, num período em que não era comum a autoridade feminina empresarial.

Interior do Varejo Eberle.
Outro ângulo do Varejo.

Seção de Tipografia

A Seção de Tipografia surgiu para que fossem datilografadas informações para atender a demanda interna da empresa, mas também realizava alguns serviços para órgãos públicos. A seção tinha funcionários homens e mulheres, sendo o total de nove, a partir dos registros fotográficos do final da década de 1950.

Grupo de funcionários da seção.
Trabalho na Seção de Tipografia.

Seção de Desenho Técnico

A Seção de Desenho Técnico era responsável por todo planejamento de criações dentro da empresa, envolvendo desde o desenvolvimento de novos maquinários, até peças e parafusos. Com materias de trabalhos modernos, como mesas desenvolvidas para o desenho e máquinas alemãs, esta seção iniciou seus trabalhos na segunda metade dos anos de 1940.

Funcionários da seção.
Desenhistas durante o trabalho na Seção de Desenho Técnico.

Seções de Contabilidade, Empacotamento, Depósito, Almoxarifado

Não foram encontradas maiores informações a respeito destas quatro seções, sendo reunidos, aqui, alguns registros fotográficos. Chama atenção que o trabalho desenvolvido na Seção de Contabilidade era desenvolvido apenas por homens. O fundador da fábrica, Abramo Eberle, está presente na fotografia na forma de um retrato seu fixado no alto de uma das paredes da seção.

Seção de Contabilidade.
Seção de Empacotamento.
Seção de Depósito.
Almoxarifado e Depósito da Fábrica 2 (Rua Dom José Barea).