Seção de Mecânica

Trabalhadores da seção.

Surgida com o início da Metalúrgica, a Seção de Mecânica estava entre as principais dentro da organização fabril. Era nesta seção em que se fabricava grande parte das ferramentas destinadas à produção dos diversos artigos da fábrica. Instalada em um dos pavilhões da Casa da Matriz (Fábrica 1), agrupava em torno de 50 operários na década de 1960. Contava com os setores: Tornos e Plainas, destinados à torneação de peças em geral e à manutenção das máquinas da fábrica, Setor de Fresas, destinado à elaboração de engrenagens e encaixes de ferramentas, e Setores de Forjas, mpera e Funilaria.

Seção de Mecânica no ano de 1925.

Seção de Mecânica - Manutenção

Teve como local a Fábrica de Máquinas (Fábrica 2), sendo uma seção desmembrada da Seção de Mecânica. Foi seu primeiro mestre de seção Rodolfo Finco, após substituído por Remo Rosa. Nos anos de 1960, possuía 12 profissionais, que tinham como principal tarefa a recuperação e conserto de máquinas.

Seção de Manutenção da Mecânica.
Operários da seção.

Seção de Mecânica - Produção

Operários da seção.
Seção de Mecânica - Produção.

Foi uma seção criada para dar eficiência à Mecânica. Teve como mestre de seção Aldo Triches, auxiliado por 27 operários. O seu principal programa de trabalho era a fabricação de prensas de bancada, frezadoras, máquinas para rebites e outras.