Referências

ADAMI, João Spadari. História de Caxias do Sul – 1864-1970. I tomo. 2. Ed. Caxias do Sul: Paulinas, 1971.

BERGAMASCHI, Heloísa Délia Eberle. A Eberle: uma indústria metalúrgica. Cultura e Saber, Caxias do Sul, v. 1, n. 1, 1997, p. 28-35.

__________. Abramo e seus filhos: cartas familiares – 1920/1945. Caxias do Sul: Educs, 2005.

BERGAMASCHI, Heloisa Délia Eberle; GIRON, Loraine Slomp. A força das mulheres proprietárias: histórias de vida – 1875/1975. Caxias do Sul, RS: EDUCS, 1997.

CAREGNATO, Lucas. A outra face: a presença de afrodescendentes em Caxias do Sul – 1900 a 1950. Caxias do Sul: Maneco, 2010.

COSTA, Ana Elísia. A evolução do edifício industrial em Caxias do Sul: de 1880 a 1950. Dissertação de Mestrado em Arquitetura. UFRGS, 2001.

CINQUANTENARIO della colonizzazione italiana nel Rio Grande del Sud. Porto Alegre: Livraria do Globo, [1925].

DIAS, Ariane Pedrotti de Ávila. Restauração e Requalificação da Segunda Fábrica da Metalúrgica Abramo Eberle S/A - MAESA. Dissertação de Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos. UFBA, 2018.

EBERLE S.A. A obra de Abramo Eberle. Caxias do Sul, 199[_].

FRANCO, Álvaro. Abramo já tocou..., ou, a epopeia de um imigrante: ensaio biográfico. São Paulo: Ramos, Franco, 1943.

FRANCO, Álvaro; FRANCO, Maria Ramos. O milagre da montanha. São Paulo: Ramos, Franco, 1946.

GIRON, Loraine Slomp. As sombras do Littorio: o fascismo no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Parlenda, 1994.

GIRON, Loraine Slomp; BERGAMASCHI, Heloisa Eberle. Casas de negócio: 125 anos de imigração italiana e o comércio regional. Caxias do Sul: Educs, 2001.

GIRON, Loraine Slomp; HERÉDIA, Vânia Beatriz Merlotti. História da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: EST Edições, 2007.

HERÉDIA, Vânia Beatriz Merlotti. Processo de industrialização da Zona Colonial Italiana: estudo de caso da primeira indústria têxtil do Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Caxias do Sul: Educs, 1997.

HERÉDIA, Vânia Beatriz Merlotti; MACHADO, Maria Abel. Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul: cem anos de história. Caxias do Sul: Maneco, 2001.

LAZZAROTTO, Valentim. Pobres construtores de riqueza: absorção da mão-de-obra e expansão industrial na Metalúrgica Abramo Eberle: 1905-1970. Caxias do Sul: Educs / Est, 1981.

LOPES, Rodrigo. Coluna Memória. Jornal Pioneiro. Caxias do Sul.

MACHADO, Maria Abel. Construindo uma cidade: história de Caxias do Sul - 1875/1950. Caxias do Sul: Maneco, 2001.

__________. Mulheres sem rosto: operárias de Caxias do Sul, 1900-1950. Caxias do Sul: Maneco, 1998.

MANFROI, Olívio. A colonização italiana no Rio Grande do Sul: implicações econômicas, políticas e culturais. 2. Ed. Porto Alegre: Est Edições, 2001.

TESSARI, Anthony Beux. Imagens do labor: memória e esquecimento nas fotografias do trabalho da antiga Metalúrgica Abramo Eberle. Dissertação de Mestrado em História. PUCRS, 2013.

TISOTT, Ramon Victor. Pequenos trabalhadores: infância e industrialização em Caxias do Sul (fim do Séc. XIX e início do Séc. XX). Dissertação de Mestrado em História. UNISINOS, 2008.

__________. Formar trabalhadores, transformar a sociedade : o ensino industrial em três tempos (Caxias do Sul, 1901-1964) . Tese de Doutorado em História, UFRGS, 2017.

Idealizadores do Projeto: Aline Marques de Freitas, Ana Lia Dal Pont Branchi, Cristina Nora Calcagnotto, Elisabete de Souza Silva, Fabíola Santos Probst Rancan, Orlando Michelli, Ramon Osmainschi.

Documentário A Honra do Trabalho

O projeto "A Honra do Trabalho, é uma criação coletiva, iniciativa de um grupo multidisciplinar que se conheceu num curso de pós-graduação em Gestão de Bens Culturais. Consiste na realização de um documentário com o objetivo de resgatar a memória do trabalho na antiga Metalúrgica Abramo Eberle. Através do testemunho de ex-funcionários da empresa, pretendemos mostrar como os bens materiais e imateriais produzidos pela indústria são importantes para se entender, não só a dinâmica da produção material, mas também as relações históricas e sociais que se desenvolveram em torno dela. O documentário "A Honra do Trabalho" busca a sensibilização da comunidade caxiense sobre a relevância deste patrimônio e a necessidade de preservar essa memória. Será utilizado como instrumento de discussão, sobre o atual estado de preservação do edifício que abrigava a empresa, Bem tombado pelo município mas que se encontra parcialmente abandonado.