PÁGINA DO GRUPO EDUCA E DIVERSIDADE NO FACEBOOK


DESCRIÇÃO:

A transitabilidade acelerada dos ideais da modernidade a que a sociedade pós-moderna está mergulhada dá-nos a leitura dos conceitos de género e sexo enquanto elementos de poder, na circunstância de artifícios flutuantes da contemporaneidade. Reunimos neste grupo publicações que fazem essa tendência.


Site: www.facebook.com/groups/educacaoediversidade


Site:

https://sites.google.com/view/educadiver/veudsg


RESUMO:


Os conceitos de género e sexo têm vindo a ser considerados na literatura recente como elementos de poder, na circunstância de artifícios flutuantes da contemporaneidade.

Entendendo que currículo é cultura, a visão de um currículo Queer na Escola, com um olhar “desconstruído” e não normativo torna-se atual como ato político para as questões da diversidade sexual e de género.

Através do apuramento das vozes dos estudantes sobre a diversidade sexual e de género pretendemos nesta pesquisa fazer um estudo comparativo sobre o empoderamento dos estudantes das universidades da Madeira e da Universidade Federal de Sergipe sobre esta temática. Enfatizamos a coeducação na construção de ambientes inclusivos e o seu contributo no campo da inovação pedagógica.

A discussão destes temas no espaço da academia revela-se fundamental para a renovação conceptual bem como dos contextos organizacionais da prática da pedagogia e num âmbito mais alargado contribuem para mudanças marcantes das agendas sociais.


Palavras-chave: educação e diversidade, empoderamento, currículo queer, coeducação, inovação pedagógica, VEUDSG