Os cursos & oficinas "O PALHAÇO INTERIOR" apresentarão a máscara do palhaço e seu potencial criativo. Será um "mergulho" nessa arte por meio da criança interior e brincalhona de cada um. E tudo isso por meio da Arte-Educação.
"Do alto da minha timidez, me lancei no desafio de fazer uma Oficina de Palhaçaria. Sempre adorei palhaços e, principalmente, aqueles que nada falam. Ao receber o convite pra Oficina, tive receio, mas pensei: a criança que está sendo gerada dentro de mim vai curtir uma mãe mais palhaça... E esse foi o pensamento mais ignorante que eu tive. A Oficina de Palhaçaria não me preparou para lidar com as crianças, foi além... me colocou de frente com a minha criança. Meu nariz de palhaço jogou no chão todas as máscaras que nós adultos costumamos usar. E como foi lindo passar horas sem essas máscaras. Gratidão à arte do Cláudio que nos conduziu lindamente pra um lugar que é o do riso, da empatia, da graça... o lugar do amor singelo e sincero. Gratidão por conduzir esse encontro com minha criança que espero me deixar atenta para melhor criar uma nova criança. Vida longa à Palhaçaria."
(Depoimento da Aluna Dani Duarte sobre a Oficina "O PALHAÇO INTERIOR").
"Primeiro, que a Oficina 'O Palhaço Interior' mudou minha vida, minha forma de sentir o outro, a forma como me expresso, o carinho que tenho pelos outros... Eu não sei exatamente como o Cláudio fez isso, mas ele fez. O amor com que ele trata cada etapa da oficina, o modo como cada participante é olhado quando está participando é diferente do que estamos habituados e isso mexe conosco, costumo dizer que quando isso acontece e você não sabe explicar é a forma mais verdadeira de sentimento que acontece, seja ele qual for, agradeço a Bruna Senseve por ter insistido para que eu participasse da Oficina, e preciso dizer o quão surpresa eu fiquei em me ver tão feliz de estar em algo tão simples, mas que tinha as coisas mais importantes da vida, como: Os sorrisos fáceis, os gestos singelos, os abraços despreocupados e todo o apoio mesmo de quem não é inicialmente muito íntimo.
Que o Universo colabore para que cada vez mais pessoas possam se sentir como eu me senti."
(Depoimento da Aluna Jessica Lopes sobre a Oficina "O PALHAÇO INTERIOR").
"O Bruce Lee ensina: be water, mafrenn. O Clown curioso responde: é de comer?! Hehehe.
Cláudio! Foi demais poder tocar naquele nosso medinho do ridículo, poder se perder um pouco na nossa criança, resgatar o espontâneo!! Mas... Rapaz... Como foi difícil às vezes, hein!! Como uma coisa que já foi tão natural hoje ficou tão adulto errada? Obrigada pela experiência incrível e pela oportunidade de olhar para nossa contradição, para nossa dualidade às vezes tão incômoda e a reconhecer que há muita força na nossa fragilidade e muita fuga na nossa fortaleza também. Foi lindo."
(Depoimento da Aluna Marília Lemos sobre a Oficina "O PALHAÇO INTERIOR").
"Ah, essa tal liberdade. Essa expressão da loucura e das contradições humanas.
Vai menina, teu corpo mudou, teus músculos cresceram, teus ossos esticaram, mas sua alma cria. Sua alma está em estado de criação, sua alma é constante criança.
Brinque, brinque, brinque com tudo. É no brincar que tua essência se expressa. Tua expressão é inspiração para ti e para os outros.
Não tenha medo, não há certo, não há errado, há o que se sente, essa é a verdade. Essa é tua palhaça. Essa é tua palhaça, que ri, que chora, que enlouquece e que te liberta.
Viva. Viva suas dores, viva sua potência, suas alegrias, viva sua verdade e expresse. Acolha e expresse. Expresse, Entregue-se e Liberte-se.
Obrigada pela oportunidade e pela conexão, Cláudio♥ 😉"
(Depoimento da Aluna Julia Carquejo sobre a Oficina "O PALHAÇO INTERIOR").
"Como é bom enfrentar o novo, sair da rotina, não ter medo do ridículo e nem da nossa criança interior! Tenho buscado tudo isso na minha vida, mas essa Oficina nos ofereceu um combo, um intensivão disso tudo. E melhor, junto de pessoas queridas, as quais pude conhecer mais intimamente. Expusemos nossos medos, alegrias, bobeiras e ousamos fazer os estranhos rirem conosco de tudo isso. Obrigada, obrigada e obrigada!"
(Depoimento da Aluna Aline Silva sobre a Oficina "O PALHAÇO INTERIOR").
DEPOIMENTO da aluna Claudia Martins sobre a Oficina PALHAÇO INTERIOR:
"1, 2, 3... Foram apenas 3 dias, 3 dias de delicadezas, de levezas, de poesia em forma de encontros. O que a oficina resgata são características que se perderam ou foram engessadas pela sociedade. Há todo um processo de desconstrução, de refazer-se, de encontrar-se com a criança livre, sincera, com o brincante crescido que se perdeu... A oficina reconecta! Nos reconecta com nosso 'baú' interno, aquele empoeirado e colorido, baú das memórias que quase não visitamos mais. Porém, quando novamente adentramos nele, reconhecemos que o Palhaço Interior, vivo, sempre esteve alí a nos esperar! Ah, e que reencontro... Afinal, ao palhaço tudo é permitido! E realmente é: lágrimas desceram levemente, risos semeados do início ao fim. Então, num estado de bobice e encantamento, meu palhaço sorriu pra mim. E ele é estado de alegria, de simplicidade e poesia"😊.
(Gratidão, encantamento e leveza ao singelo Cláudio Moraes. Que os risos por você semeados sejam pelo Universo retornados em dobro!🙏🏾 )
"Foi muito bom estar com todos nessa oficina descobrindo o que tem de melhor dentro de nós. O poder de fazer rir. A forma que você Cláudio me apresentou ao mundo do riso, deu início a um processo de transformação do meu 'ser palhaço'. Obrigada por esse momento tão delicioso de descobertas..."
(Depoimento da aluna Célia Marisa Santos sobre as sensações ao vivenciar a Oficina PALHAÇO INTERIOR).