Os resultados desta pesquisa estão sendo divulgados em diversos eventos científicos, por meio de apresentações de pôsteres, palestras, mesas-redondas e outras atividades, destacando os produtos gerados por este projeto.
Evento
II Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e I Mostra da Pós-Graduação Stricto Sensu da UCB
Título
Impacto do Tech Learning e Ecossistemas das TICS nas Escolas do Campo do Distrito Federal
Data: 14 de novembro de 2023
Local: Brasília
Modalidade: Poster
Apresentação do poster "Impacto do Tech Learning e Ecossistemas das TIC nas Escolas Ruraias do Distrito Federal" pela estudante de Iniciação Científica Vitória Alves Silva.
Evento
Congresso Internacional de Internacionalização e Formação de Professores
Título
"Transformação Digital nas Escolas do Campo: o projeto Educa.CONECTA TECH LEARNING"
Data: 21-22 de maio de 2024
Local: Brasília.
Modalidade: Poster
Apresentação do poster "Transformação Digital nas Escolas do Campo: o projeto Educa.CONECTA TECH LEARNING" pelo estudante de Iniciação Científica José Eduardo P. de Arruda.
Evento
30° Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília e no 21° Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal
Título
Impacto do Tech Learning e Ecossistemas das TICS nas Escolas do Campo do DF - Educa.Conecta Learning.
Data: 04 a 06 de Novembro de 2024
Local: Brasília (UCB e UNB).
Modalidade: Poster sob orientação do Coordenador Carlos Carrasco.
AGRACIADO COM MENÇÃO HONROSA
Apresentação do poster "Impacto do Tech Learning e Ecossistemas das TIC nas Escolas Rurais do Distrito Federal" pelo aluno de Iniciação Científica José Eduardo P. de Arruda.
Recebendo menção honrosa.
Evento
52º ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA
Título
"The Impact Of Internet And Computers On Young Minds: Evidence From A Randomized Experiment In Rural Brazilian Schools"
Data: 10 a 13 de dezembro de 2024
Local: Natal/RN
Modalidade: Apresentação Oral
Apresentação do artigo pelo Dr. Carlos A. Charris na ANPEC - 52º ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA.
Evento
Congresso Internacional de Internacionalização e Formação de Professores
Título
"Technology, training, and transforming minds: Connecting a rural school in Brazil"
Data: 21 e 22 de maio de 2024
Local: Brasília.
Modalidade: Apresentação Oral
Apresentação do artigo pelo Dr. Carlos A. Charris no evento Congresso Internacional de Internacionalização e Formação de Professores.
Evento
Congresso Internacional de Internacionalização e Formação de Professores
Título
"Desenho de uma Política Pública de Inclusão Digital nas Escolas do Campo"
Data: 21 e 22 de maio de 2024
Local: Brasília.
Modalidade: Apresentação Oral
Apresentação do artigo pelo Me Ronaldo no evento Congresso Internacional de Internacionalização e Formação de Professores. Em apoio o Prof. Doutor Carlos Carrasco.
Evento
LACEA LAMES 2024
Título
"Academic Perfomance and Perceptions of Educational Practices: a Machine Learning Approach"
Data: 13 a 16 de novembro de 2024
Local: Montevidéu, Uruguai
Modalidade: Apresentação Oral.
Apresentação sobre o desempenho acadêmico e percepções de práticas educacionais: uma abordagem de aprendizado de máquina pelo Prof. Doutor Carlos Carrasco na Reunião Anual da LACEA LAMES 2024.
Evento
Seminário de Tecnologia e Inovação, Profissões Contemporâneas e Políticas Públicas
Título
Desafios das Políticas Públicas na Educação: Inclusão Digital e Desempenho Escolar nas Escolas do Campo
Data: 21 de novembro de 2023
Local: Brasília
Modalidade: Apresentação Oral
Apresentação dos Desafios das Políticas Públicas na Educação: Inclusão Digital e Desempenho Escolar nas Escolas do Campo pelo Doutor Carlos Carrasco no evento: Seminário de Tecnologia e Inovação, Profissões Contemporâneas e Políticas Públicas.
Evento
Seminário Acadêmico PPGE/MPPP UCB
Título
Apresentação quanto ao impacto de Educa.Conecta Learning: uma análise estastística.
Data: 5 de julho de 2024
Local: Brasília
Modalidade: Apresentação Oral
A pandemia de COVID-19 impactou profundamente o cenário global, expondo e agravando problemas estruturais, especialmente na educação. A falta de conectividade nas escolas rurais surgiu como um dos desafios mais críticos, dificultando o acesso à educação para inúmeras crianças e adolescentes nessas regiões. Este trabalho busca avaliar o impacto de uma intervenção que envolve a implementação de uma sala tecnológica autossustentável, equipada com computadores, acesso à internet via satélite, energia solar fotovoltaica e oficinas pedagógicas para professores, analisando seus efeitos no desempenho dos estudantes em escolas de campo.
Para estimar o impacto causal da intervenção sobre as notas dos estudantes, foi utilizada a metodologia de Diferença em Diferenças. Os dados utilizados foram os coletados por meio de questionários e testes padronizados aplicados antes e depois da intervenção.
Modelo econométrico de Diferenças em Diferenças (DD)
Denominamos o indicador de impacto como outcome, que será utilizado em cada regressão. Na Tabela 1, ele é representado por uma variável que captura características do aluno, como o aumento no interesse em frequentar a escola (school) ou se o aluno expressa gosto por matemática (math) ou português (port.). Já nos resultados apresentados na Tabela 2, o outcome refere-se às notas em português e matemática.
A variável é uma “dummy” que assume o valor 1 para estudantes pertencentes ao grupo de tratamento e 0 para aqueles no grupo de controle. A variável “dummy” indica o momento temporal, sendo 0 antes da intervenção e 1 após a intervenção. O termo representa a interação entre as variáveis Treat e Post, resultando do produto dessas “dummies”. e são os parâmetros constantes a serem estimados e, mais especificamente, é o estimador de diferenças em diferenças. Por fim, temos o erro da regressão representado por eit.
Parte dos resultados da avaliação de impacto estão apresentados na Tabela 1 e indicam que a intervenção fez com que os alunos gostassem mais das aulas de português (Eq. 3). Entretanto, não foram observados efeitos significativos no gosto dos alunos para as aulas de matemática (Eq. 2). Adicionalmente, foi constatado um aumento no interesse dos estudantes em frequentar a escola (Eq. 1). Além disso, o laboratório incentivou uma maior interação entre alunos e professores, refletindo-se em um aumento no número de perguntas em sala de aula e na realização de tarefas de casa (Eq. 4 e Eq. 5).
Tabela 1 – Atitudes dos alunos em relação à escola e à aprendizagem
Tabela 2 – Resultados de impacto DD para o desempenho acadêmico
Observa-se, pela Tabela 2, que houve um aumento de aproximadamente 15,3% no desempenho dos alunos da escola tratada nos testes de português (Eq. 1). Entretanto, não foi identificado um impacto estatisticamente significativo no desempenho nos testes de matemática.
A Tabela 2 também apresenta uma análise que considera os efeitos heterogêneos por sexo (Eq. 2) e habilidade prévia no uso do computador (Eq. 3). Os resultados indicam que o tratamento resultou em um aumento de 15,6% no desempenho em matemática ao levar em conta a heterogeneidade por sexo (Male = 1 para homens e 0 para mulheres), com as alunas contribuindo com um incremento adicional de 16,8% em comparação aos alunos. Em relação ao teste de português, os meninos apresentaram uma elevação nas notas de 3,4% em relação às meninas, enquanto o impacto total reduziu-se para 13%.
As duas últimas colunas da tabela analisam se a experiência prévia no uso de computadores gera um efeito diferencial no desempenho acadêmico. Os resultados demonstram um efeito substancial e estatisticamente significativo da intervenção sobre o desempenho acadêmico, com aumentos de 14,5% e 18,8% em matemática e português, respectivamente (Eq. 3). Além disso, observa-se que os estudantes sem experiência anterior com tecnologia apresentaram um impacto superior em relação àqueles com experiência prévia, com uma diferença de -0,101 nas notas de matemática e -0,043 nas de português.
Esse achado é relevante, especialmente considerando o contexto socioeconômico das escolas rurais analisadas e o objetivo da intervenção, que visa fortalecer a conexão entre professores e alunos por meio da aplicação da tecnologia no processo educativo.
Os resultados preliminares da avaliação de impacto indicam que a intervenção teve um efeito positivo nas notas de português, embora não tenha gerado impactos significativos nas notas de matemática. Além disso, observou-se um aumento no interesse dos estudantes em frequentar a escola e uma maior interação entre alunos e professores, evidenciada pelo aumento nas perguntas em sala de aula e na realização de tarefas de casa. O acesso à tecnologia beneficiou especialmente as alunas em matemática, ressaltando a importância da inclusão digital no contexto das escolas localizadas em áreas rurais.
Crianças no laboratório de informática na escola