O projeto "Impacto do TECH LEARNING e Ecossistemas das TICs nas escolas rurais do Distrito Federal - EDUCA.CONECTA Learning" tem como principais objetivos promover a inclusão digital e melhorar o desempenho acadêmico de alunos em escolas públicas localizadas em zonas rurais do Distrito Federal.
Entre os objetivos específicos temos:
Engajar os alunos por meio do uso de jogos educativos e aplicativos interativos que tornam o aprendizado mais atrativo.
Oferecer conteúdos desenvolvidos por especialistas, alinhado às necessidades dos alunos.
Promover aprendizagem ativa, incluindo no currículo atividades que estimulam participação e reflexão.
Capacitar os professores no uso das ferramentas digitais educativas, incentivando-os a empregá-las em sala de aula.
O projeto Educa.Conecta Learning implantou uma sala tecnológica autossustentável na Escola Classe Sonhém de Cima, localizada na Região Administrativa Fercal. Após ser equipada com energia solar e microcomputadores conectados à internet com sinal via satélite, a sala tecnológica passou a oferecer aos nossos alunos uma experiência de aprendizado única e sustentável.
Como funciona?
Energia Limpa: Painéis solares captam a energia do sol, alimentando todos os equipamentos da sala, incluindo os computadores. Assim, é possível contornamos o problema dos constantes cortes de energia em áreas rurais, enquanto o inversor instalado possui um sistema de segurança e transmissão que garante a durabilidade das baterias e outros equipamentos. Dessa forma, nossa sala agora opera de forma totalmente independente e sustentável
Jogos e Aprendizado: Os computadores possuem jogos educativos que tornam o aprendizado mais divertido e interativo. As oficinas de capacitação de professores e alunos nivelam o conhecimento sobre o uso dos computadores e apresentam as diversas possibilidades que as ferramentas digitais trazem para o processo de ensino-aprendizagem.
Conexão Mundial: O sinal de internet via satélite garante acesso a um mundo de informações e recursos educacionais, driblando a falta de infraestrutura apropriada da região onde a escola está localizada e assegurando uma conexão estável e de qualidade para o desempenho das atividades escolares.
Trabalho em Equipe: A sala permite que o professor compartilhe e acompanhe o trabalho dos alunos em tempo real, facilitando o aprendizado colaborativo. Essa troca é fundamental para que professores compreendam melhor as dificuldades dos alunos e ajustem as estratégias de ensino, motivando a aprendizagem e melhorando o desempenho acadêmico dos estudantes.
Autonomia: O sistema conta com um complexo de baterias que garante o funcionamento ininterrupto por mais de 8 horas, mesmo em condições de operação máxima.
Monitoramento Completo: É possível acompanhar em tempo real tanto a geração quanto o consumo de energia, além de ter total segurança da área através de um sistema de CFTV.
Sustentabilidade: A energia solar é uma fonte limpa e renovável, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Segurança: O sistema elétrico possui um aterramento seguro, protegendo equipamentos e usuários contra possíveis fugas de corrente.
Para a Escola
Ganhos de infraestrutura escolar;
Modernização da rede elétrica;
Implementação de energia renovável e sustentável;
Modernização do processo de ensino;
Transformação digital;
Professores mais motivados e capacitados;
Para os alunos
Melhoria do desempenho escolar;
Aprendizado do uso correto da internet;
Melhora da relação de ensino-aprendizagem nas escolas;
Redução do analfabetismo digital;
Protagonismo Estudantil;
Ganho de Autoconfiança e Motivação;
Melhora na percepção dos alunos sobre a escola que frequentam;
Para a Família
Apoio e desenvolvimento sustentável
Garantia de segurança alimentar
Fomento à renda familiar
Integração digital
Para a Região
Possibilidade de integração social
Modificação de perspectivas de crescimento pessoal
Uso compartilhado de sinal de internet com outros programas
As políticas públicas representam ações que visam atender às necessidades da sociedade, promovendo bem-estar, equidade e desenvolvimento. Por isso, avaliar os seus efeitos é essencial para que as estratégias sejam aprimoradas e o uso dos recursos públicos otimizado. Nesse sentido, o projeto Educa.Conecta Learning se preocupou em estimar os impactos da implementação do acesso à internet em escolas do campo, realizando um acompanhamento acadêmico do projeto e mensurando seus efeitos com rigor científico. Utilizando questionários, coletamos dados socioeconômicos e sobre o desempenho acadêmico, bem como informações sobre a percepção sobre a escola de alunos, professores e diretores em diferentes momentos da implementação do projeto a fim de acompanhar a evolução desses indicadores. Igualmente, aplicamos testes padronizados para verificar melhoras no desempenho acadêmico dos estudantes.
O objetivo da avaliação é:
Mensurar o impacto da intervenção no desempenho escolar dos alunos;
Avaliar os efeitos da iniciativa na inclusão digital ;
Identificar outros benefícios sociais e acadêmicos gerados pela implementação do projeto .
Coleta de dados: As informações foram coletadas por meio da aplicação de questionários e testes padronizados. Além disso, para enriquecer as análises, utilizou-se dados secundários provenientes de fontes oficiais, como o Censo Escolar e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que auxiliaram na definição do público-alvo.
Escolha das escolas: O desenho do programa social baseou-se no método de seleção aleatória, permitindo identificar as escolas dos grupos tratado e controle. Essa abordagem possibilita a comparação necessária para avaliar o impacto social do projeto de forma robusta e imparcial.
Mensuração do impacto: Utilização de ferramentas estatísticas e matemáticas consagradas na literatura econômica para a avaliação de impacto de políticas públicas.
Divulgação dos resultados: A divulgação dos resultados é essencial para compartilhar boas práticas e estratégias de sucesso. Para isso, estão sendo elaborados artigos científicos que fundamentam a formulação de políticas públicas baseadas em evidências. Além dos artigos, a disseminação inclui a apresentação de pôsteres, palestras e a realização de mesas-redondas, promovendo o diálogo e contribuindo para o avanço do conhecimento tanto na sociedade quanto na comunidade acadêmica.
No Projeto são mobilizados diversos insumos:
- Físicos: Computadores resistentes, energia fotovoltaica, internet via satélite, segurança por câmeras, estrutura ergonômica, sistemas de videoconferência e sonorização, jogos educativos e pacote office completo.
- Humanos: Engenheiros, técnicos, economistas, psicólogos, administradores, pedagogos, professores, pesquisadores e outros profissionais especializados para a instalação e manutenção dos equipamentos e capacitação dos usuários.
Os principais produtos gerados incluem:
- Sala tecnológica: Equipadas com energia sustentável, computadores com jogos educativos, internet de alta velocidade e segurança aprimorada.
- Oficinas: Capacitação para pedagogos e professores sobre o uso integrado da internet e jogos educativos; para os alunos, instruções sobre como manusear um computador e o correto uso da internet.
- Guias práticos: Orientações para o uso de computadores e práticas pedagógicas integrando tecnologia.