Vol.1
Vol.1
Revista Científica EducAção
Lançamento da Revista Científica EducAção
Dossiê: "A Pesquisa Científica no Ensino Médio: Possibilidades Pedagógicas para o Desenvolvimento por Competências"
No dia 17 de novembro de 2023, a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Belarmino Lins de Medeiros lançou a Revista EducAção. O evento contou com com a participação de grandes pesquisadoras na área, são elas: a professora Dra. Paula Cordeiro, a professora Dra. Adriana Simião e a professora Dra. Itamara Freires. Na ocasião também se fez presente o coordenador da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 20), Cícero Pereira e o estudante Ítalo Henrique, representando toda a comunidade estudantil. O evento é um marco para a produção científica no Ensino Médio.
Para ter acesso ao Dossiê, acesse o link: https://drive.google.com/drive/folders/1RJ9kNqRzcJboLQOsG0qBRSl1qkSOHPFI?usp=sharing
Alunos da EEMTI Belarmino Lins de Medeiros apresentam suas pesquisas científicas na I Semana de Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri (Urca)
Chamada para o dossiê temático: A Pesquisa Científica no Ensino Médio: Possibilidades Pedagógicas para o Desenvolvimento por Competências
A Revista EducAção da Escola de Ensino Médio em tempo Integral Belarmino Lins de Medeiros, informa a comunidade acadêmica das escolas vinculadas a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 20) que se encontra aberta a chamada de artigos científicos, ensaios visuais, resenhas e relatos de experiência para compor o dossiê: A Pesquisa Científica no Ensino Médio: Possibilidades Pedagógicas para o Desenvolvimento por Competências.
O presente dossiê tem como objetivo reunir pesquisas científicas de caráter quantitativo e qualitativo dos docentes e discentes vinculados a esta rede de ensino. De acordo com Pedro Demo (2006), a pesquisa consiste em uma ferramenta emancipatória, onde o sujeito (protagonista do processo de ensino e aprendizagem) construirá seu conhecimento de forma contextualizada, autossuficiente, crítico e autocrítico. Sabido que o Novo Ensino Médio trouxe para professores e estudantes novas desafios, a necessidade em construir uma escola que contemple teoria e prática se faz imperativo no contexto do século XXI. Partindo dessas premissas, o presente dossiê tem como objetivo reunir pesquisas realizadas pelos estudantes em parceria com os professores orientadores. Sabemos do arcabouço teórico dos discentes, sendo manifestado em eventos como Alunos que Inspiram, Ceará Científico e tantos outros.
Embora privilegiamos trabalhos que versem, sobretudo, a área de Ciências Humanas, também são bem-vindos pesquisas de outras áreas do conhecimento.
As submissões devem ser realizadas via e-mail eletrônico (aduca.acao@gmail.com), até a data do dia 30 de abril de 2023.
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS, RESENHAS, RELATOS ETNOGRÁFICOS, ENSAIOS VISUAIS E ENTREVISTAS
1. A contribuição é original e inédita, devendo estar de acordo com o escopo definido na página;
2. O(a) autor(a) deve estar cursando o Ensino Médio;
3. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word;
4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas normas da ABNT;
5. O arquivo com a Nota de Autoria está devidamente preenchido com as informações de todos(as) os(as) autores(as) do manuscrito;
6. As submissões devem ser realizadas via e-mail eletrônico (aduca.acao@gmail.com), até a data do dia 30 de abril de 2023.
7. Os(as) autores(as) devem observar as normas gramaticais vigentes da língua portuguesa;
8. No caso do reenvio do manuscrito revisado, quando de revisões requeridas, o(a) autor(a) principal deverá reenviar o trabalho revisado para o e-mail da Revista;
9. Todos os trabalhos enviados à Revista EducAção serão avaliados pela Comissão Editorial que selecionará o material a ser avaliado;
10. Ressalte-se que, conforme as diretrizes éticas do CNPq, “Todos os autores de um trabalho são responsáveis pela veracidade e idoneidade do trabalho, cabendo ao primeiro autor e ao autor correspondente responsabilidade integral, e aos demais autores responsabilidade pelas suas contribuições individuais. Os autores devem ser capazes de descrever, quando solicitados, a sua contribuição pessoal ao trabalho”;
11. Serão aceitos artigos, relatos etnográficos, resenhas, entrevistas e ensaios visuais;
12. O(a) autor(a) de cada artigo será o responsável pelo seu conteúdo, não cabendo aos editores ou à Comissão Editorial qualquer censura ou responsabilidade;
13. Os artigos científicos deverão conter no mínimo 5 laudas ou 15.300 caracteres com espaço;
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Os artigos científicos devem apresentar um mínimo de 1.500 caracteres com espaço, incluídas as notas de rodapé e excluídos os elementos pré-textuais (títulos, resumos e palavras-chave). Os trabalhos devem ser frutos de pesquisa científica de caráter empírico ou teórico. Os artigos devem conter um resumo na língua do texto (português) entre 100 e 150 palavras e 3 a 5 palavras-chave em espaçamento simples e separadas por ponto-e-vírgula, bem como um Abstract (em inglês) ou um Resumen (em espanhol) nas mesmas proporções, acompanhados dos respectivos títulos. A ordem dos resumos deve ser primeiro o resumo na mesma língua do artigo (português), seguido do resumo em língua inglesa/espanhol. Os títulos e subtítulos de seções no interior do artigo não deverão ser numerados.
RELATOS ETNOGRÁFICOS
O relato de pesquisa etnográfica consiste em uma descrição da experiência vivida pelo(a) pesquisador(a) no estudo de uma situação particular, a fim de divulgar reflexões metodológicas e especificidades de contextos etnográficos a partir de um caso específico. Apesar de não ser necessário a apresentação de uma tese e análises teóricas mais densas, o texto deve trazer os pressupostos teóricos e autores(as) que embasam a pesquisa, bem como as reflexões dela derivadas.
RESENHAS
Publicam-se resenhas de capítulos de livros e artigos científicos. As resenhas devem apresentar um mínimo de 2.000 e um máximo de 3.500 palavras.
ENSAIOS VISUAIS
Os ensaios visuais com temática livre, dentro do escopo da revista. Os ensaios visuais (fotografias, desenhos, pintura, ilustrações, colagens, quadrinhos, etc.), com enfoque etnográfico, devem ser enviados com imagens dispostas no corpo do arquivo editável em formato .jpg, .gif ou .png. O Ensaio deverá ser resultado de processo de pesquisa empírica, atividade de extensão ou de ensino, e deve apresentar uma concepção etnográfica e não apenas uma disposição de imagens aleatórias, de modo que é necessário explicar as escolhas das imagens e de sua ordem. Os ensaios devem apresentar um mínimo de 08 e um máximo de 12 fotos. As fotos devem apresentar legenda com até 150 palavras e fonte, contendo a data de produção da imagem, podendo ou não possuir título. O ensaio deve conter títulos em português, precedido de texto explanatório de até 1.500 palavras, no qual o(a) autor(a) apresente detalhadamente o seu objetivo etnográfico, seu processo teórico-metodológico para a produção do ensaio, especificando as técnicas utilizadas para as fotografias. Q uando as imagens envolverem terceiros na sua produção, o(a) autor(a) se responsabiliza pelo seu uso, estando ciente de que pode ser solicitado a apresentar o consentimento dos envolvidos a qualquer tempo.
ENTREVISTAS
As entrevistas devem ser desenvolvidas em forma de diálogo, com um mínimo de 2.500 palavras. Todas as obras citadas pelo entrevistado(a) ou entrevistador(a) deverão ser listadas ao final conforme regras da ABNT indicadas para artigos. A entrevista é aberta por um texto introdutório sobre a relevância da entrevista e do trabalho do(a) entrevistado(a) no campo das Ciências Sociais e Humanas, Ciências Naturais e Matemática, Linguagens.
APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
Todos os trabalhos devem ser formatados conforme orientação da ABNT.
Os(as) autores(as) se responsabilizam e se comprometem por providenciar revisão técnica nas línguas do texto por meio de profissional qualificado antes do aceite final, sob condição de não ser publicado.
Os títulos e subtítulos devem estar em negrito. Apenas a primeira letra deve ser maiúscula.
Figuras e Tabelas devem ser inseridas no corpo do texto e não em anexos ou apêndices, ser numeradas e conter legenda explicativa com menção da fonte original.
As notas explicativas devem ser dispostas no rodapé da página, numeradas em ordem crescente em algarismos indo-arábicos, incluídas de forma automática. As notas devem ser usadas com rígida parcimônia. Não se usarão as notas para Referências bibliográficas que terão seu espaço próprio no final do texto.
Citações e referências bibliográficas deverão estar de acordo com as normas da ABNT.
Caso sejam feitas marcações/grifos em citações diretas, essas devem ser destacadas com sublinhado, para diferenciar de possíveis marcações no original em itálico. Se, na citação, houver marcações tanto do(a) autor(a) como do original, além da formatação diferenciada, o(a) autor(a) deve inserir uma nota distinguindo-as.
A menção a autores(as) no corpo do texto deve seguir o sistema Autor, data: Sobrenome do autor (ano), (SOBRENOME DO AUTOR, ano) ou (SOBRENOME DO AUTOR, ano, p. número da página). Diferentes títulos de um mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra após a data. Ex.: (BECKER, 2014a), (BECKER, 2014b).
Ao citar entrevistas ou depoimentos feitos durante o trabalho de campo, colocar as iniciais do entrevistado ou nome (fictício ou não) e, se relevante, outras informações do(a) entrevistado(a), como o tipo de coleta, a data e o local. Ex.: (Eduardo, entrevista, 26/03/2023, Abaiara).
As referências bibliográficas devem vir ao final do texto, contendo apenas as obras citadas e referidas no trabalho em ordem alfabética.
Modelos de citações
Livros:
SOBRENOME, Prenome. Título do livro em itálico. 2 ed. (Edição indicada apenas a partir da 2ª). Local de publicação: Editora, ano.
Ex.: BECKER, Howard. Truques de escrita: para começar e terminar teses, livros e artigos. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 2014.
Capítulo de livro:
SOBRENOME, Prenome. Título do texto. In: SOBRENOME, Prenome. (Org.). Título do livro em itálico. Edição (a partir da 2ª.) Local de publicação: Editora, ano, páginas do capítulo.
Ex.: SOUZA, Jessé. Introdução: Uma nova classe trabalhadora brasileira? In: SOUZA, Jessé. Os batalhadores brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora? 2 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012, pp. 19-55.
Artigo em periódico:
SOBRENOME, Prenome. Título do texto. Título da revista em itálico, local de publicação, volume, número do periódico, páginas, mês e ano.
Caso o periódico seja eletrônico, indicar ao final o endereço de acesso e a data conforme o exemplo abaixo.
Ex.: BERNARDES, Marcelo E. Contos de assombração e catolicismo popular: aspectos da vivência religiosa em uma comunidade mineira. Revista Equatorial, Natal, v. 4, n. 6, pp. 53-82, jan./jun., 2017. Disponível em: (endereço eletrônico do trabalho na revista). Acesso em: 30 out 2017.
Quando referenciar Ensaio Visual, repetir as normas acima e acrescer antes do título "Ensaio Visual:".
Artigo em jornal:
SOBRENOME, Prenome. Título do texto. Título do jornal em itálico, local de publicação, dia, mês e ano. Caderno, página inicial e final.
Caso o jornal seja eletrônico, indicar ao final o endereço de acesso e a data conforme o exemplo anterior acrescido de "online", em itálico, no lugar das páginas.
Ex.: MARTINS, Rafael M. Capital da "Reaçolândia". Revista Piauí, São Paulo, 27 out 2017. Questões de política, online. Disponível em: <http://piaui.folha.uol.com.br/capital-da-reacolandia/>. Acesso em 30 out 2017.
Tese ou dissertação acadêmica:
SOBRENOME, Prenome. Título em itálico: subtítulo em fonte regular (quando houver). Ano de defesa. Número de folhas. Dissertação (Mestrado em...) ou Tese (Doutorado em...) – Programa de Pós-Graduação, Universidade, cidade, ano de publicação.
CARVALHO, Andresa K. S. O trabalho dos carroceiros na cidade de Natal: cotidiano, política e emoções em torno de uma atividade ameaçada. 2016. 250f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Filmografia (deve ser indicada após as referências bibliográficas)
Título. Direção. Local da publicação, Produtora, Distribuidora, Data. Tempo de projeção: características de cor, som e dimensões. Indicar se é gravação de vídeo ou filme regular ou filme etnográfico.
Ex.: As mulheres das Rocas são as vozes do Samba. Direção de Lisabete Coradini e Maria Angela Pavan. Natal, NAVIS/PRAGMA/UFRN, Proext, 2015. 25 min.: son., color, DVD. Filme etnográfico.
Contamos com a contribuição de todos, todas e todes!
Atenciosamente, comissão científica da Revista EducAção
I Semana de Iniciação Científica da EEMTI Belarmino Lins de Medeiros
Despertar a curiosidade, construir problemáticas, levantar hipóteses, estabelecer soluções, fortalecer o protagonismo estudantil. A educação do século XXI está em constante mudança e para acompanhar os novos horizontes educacionais, a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Belarmino Lins de Medeiros consolida um novo momento para a educação cearense.
Com a proposta de unir as Trilhas de Aprofundamento, surgidas no contexto do Novo Ensino Médio, a I Semana de Iniciação Científica intitulada “Educação contemporânea: reconhecendo desafios, trilhando possibilidade” reuniu técnicos da Secretaria de Educação do estado do Ceará (Seduc/CE), profissionais vinculados a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 20), professores universitários, professores da educação básica, profissionais de diversas áreas do conhecimento.
Ao longo dos dias 05, 06 e 07 de junho, a Semana ofertou apresentações artísticas, 24 oficinas temáticas, 2 mesas redondas, 3 Grupos de Trabalho, comportando mais de 21 pesquisas apresentadas pelos estudantes.
Vivemos hoje um novo momento para a educação pública, pautado na ciência, no compromisso ético, social e político. A educação cearense avança rumo a uma sociedade do desenvolvimento não só científico, mas, sobretudo, humano. Sigamos fazendo da educação uma importante ferramenta de transformação socia