Agrupamos as plataformas em diversas categorias agrupadas em cores para facilitar a consulta. Cada um pode escolher o melhor caminho para utilizar este guia, desenvolvendo conhecimentos, habilidades e talentos individuais e coletivos.
Vale ressaltar que, apesar de reconhecemos o grande impacto desses recursos, não incluímos nessa lista a plataforma Moodle, ferramenta bastante difundida no meio acadêmico, e tampouco relacionamos as redes sociais, por já serem amplamente divulgadas. Entre as últimas estão Facebook, Google +, Twitter, Pinterest, Instagram, Flickr e Tumblr.
LEGENDAS
Todas as ferramentas aqui identificadas foram analisadas para entendermos como funciona, para quem se aplica e quanto custa. Não limitamos às plataformas em português, pois quando você estiver lendo isso, alguns sites aqui descritos já podem ter sido traduzidos.
Para que este catálogo sirva como um guia interativo de referências digitais, o endereço de todos os links foi padronizado com o encurtador de urls do Google. O QR Code – esse desenho ao lado do link que pode ser lido pelo seu smartphone – facilita o acesso, levando você para o site escolhido.