Prof.ª Dr.ª Regiane Corrêa de Oliveira Ramos (UEMS)
Resumo: Este minicurso propõe uma análise crítica das principais correntes do pensamento feminista, utilizando obras literárias como mediadoras na compreensão das teorias, lutas e transformações que caracterizam esses movimentos ao longo da história. Parte-se do pressuposto de que a literatura, além de refletir realidades sociais, desempenha um papel ativo na promoção de mudanças culturais e políticas. A discussão concentra-se em como escritoras, oriundas de diferentes contextos históricos e geográficos, construíram discursos de resistência às desigualdades de gênero e formularam novos imaginários sociais por meio de suas produções literárias.
Número de vagas disponíveis: 50
Currículo: Regiane Corrêa de Oliveira Ramos é professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem Pós-doutorado em Estudos Literários pela Unesp, Ibilce - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - Câmpus de São José do Rio Preto de São José do Rio preto (2021). Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo - USP (2016), com estágio de pesquisa na Jawaharlal Nehru University - Nova Délhi, Índia (bolsista CAPES 2012-2013) e na University of Surrey - Guildford, Inglaterra (bolsista Santander 2015). Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo - USP (2011). Especialização em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade de São Paulo - USP (2004). Tem experiência na área de Letras, com ênfase ensino de língua e literaturas de língua inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativas da pós-colonialidade, da (de)colonialidade, gênero, raça e sexualidade. Áreas de interesse são literaturas indianas de língua inglesa e literaturas em língua inglesa.
Doutorando André Luis Azambuja Alves (UFGD)
Resumo: O minicurso tem como objetivo introduzir os participantes ao universo da fonética acústica, com foco especial na língua indígena Kaiowá. Por se tratar de um curso de aplicação prática, é imprescindível que cada participante leve seu notebook. Ao longo dos encontros, será apresentado o software Praat, uma ferramenta essencial para análise acústica, de maneira prática e acessível. Os participantes terão a oportunidade de aprender a gravar, segmentar e analisar dados sonoros, explorando temas como formantes vocálicos, frequência fundamental, duração segmental, nasalização e Voice Onset Time (VOT). Todas as atividades serão guiadas, visando proporcionar uma compreensão mais profunda das características sonoras do Kaiowa. Destinado a estudantes, pesquisadores e falantes da língua, o minicurso busca contribuir tanto para o avanço das pesquisas linguísticas quanto para a valorização, documentação e revitalização do Kaiowa.
Número de vagas disponíveis: 10
Currículo: Bacharel em Letras com ênfase em tradução e intérprete pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em 2004. Concluiu o mestrado em Letras, na área de Linguística e Transculturalidade, pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) em 2019, com pesquisa voltada ao Guarani Nhandeva. Atualmente, integra a primeira turma de doutorado em Letras da UFGD, iniciada em 2024. A pesquisa acadêmica concentra-se em fonética e fonologia de línguas indígenas brasileiras, com foco atual na língua Kaiowá, sempre buscando aliar pesquisa e valorização das línguas indígenas.
Profa. Me Grazielli Alves de Lima (SED/MS)
Resumo: A proposta central desse minicurso é o olhar para o desenvolvimento de práticas de leitura dentro do contexto escolar, a partir de experiências vivenciadas em uma escola pública da rede estadual de ensino. Desse modo, pretende-se apresentar, primeiramente, algumas considerações sobre a importância da construção de sujeitos leitores, críticos e reflexivos e de como é fundamental a compreensão do papel do mediador nesse processo. Ademais, o foco é abordar, a partir dessas questões, a constituição de clubes de leitura nas escolas: o que é um clube de leitura? Como criar um clube? A partir desses questionamentos, abordar-se-á estratégias para atrair os estudantes para a participação no projeto, de modo que se construa um ambiente leitor, consciente de seu papel social e humano.
Número de vagas disponíveis: 20
Currículo: Possui graduação em Letras (2007) pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD/MS, Especialização em Letras (2009) - área de concentração "Estudos Literários" pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS e Mestrado em Letras (2012), área de concentração "Literatura e Práticas Culturais" pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD/MS com Bolsa CAPES. Atuou como Professora Colaboradora no curso de Letras das Faculdades Integradas de Naviraí (FINAV); nos cursos de Pedagogia e Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS); como professora de Literatura e Redação do CIEES - Cursinho pré-vestibular SED; como Coordenadora de tutoria e Tutora à distância do curso de Pedagogia da EaD/UFGD. Atualmente trabalha como Professora de Literatura Língua Portuguesa, no Ensino Médio da rede Estadual de Ensino, onde desenvolve projeto de ensino intitulado "Clube de Leitura Entre Estantes". É Idealizadora do clube de leitores "Estante Compartilhada". No campo de pesquisa, atua no campo das Letras, nas seguintes áreas Leitura, Literatura Comparada e Literatura latino-americana.
Resumo: O Voyant Tools (https://voyant-tools.org/) é uma aplicação web que realiza a leitura e a análise de dados textuais em diversos formatos como TXT, HTML, XML, PDF, RTF e MS Word. A plataforma oferece um conjunto de ferramentas em que o usuário pode explorar padrões e tendências em um corpus . Dentre as possibilidades de trabalho é possível, por exemplo, identificar a frequência das palavras, criar nuvens de palavras, visualizar dados estatísticos em diferentes formatos, analisar colocações, pesquisar o contexto de uma palavra entre outras funcionalidades. Trata-se de um software gratuito com variados recursos para o processamento de dados em qualquer área do conhecimento. O objetivo do minicurso é explorar o funcionamento de algumas ferramentas do Voyant Tools com a inserção de dois corpus diferentes, a saber: um da área de Linguística e outro da área de Literatura. Espera-se, com esse encontro, introduzir os participantes ao uso de ferramentas digitais voltadas ao processamento de dados no âmbito da pesquisa científica.
Número de vagas disponíveis: 30
Currículo: Doutor em Letras (bolsista CAPES - DS, 2019 - 2023) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Mestre em Estudos de Linguagens (bolsista CAPES - DS, 2013 - 2015) pela UFMS e Graduado em Letras (Português / Espanhol - EaD, 2008 - 2012) pela mesma universidade. Possui experiência no ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Espanhola no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) (2013, 2015 - 2019). Atuou como tutor a distância (bolsista CAPES) no curso de Letras (Português / Espanhol) da UFMS - EaD (2013 - 2016). Ministrou disciplinas no Curso de Letras (Português / Espanhol) da UFMS - EaD como Professor Voluntário (2015 - 2016) e como Professor Pesquisador I (colaborador bolsista CAPES, 2016 - 2018). Tem interesse em estudos que apresentem interfaces entre a área de Letras e a Linguística Computacional, com destaque para a construção de bancos de dados em Extensible Markup Language (XML), com o objetivo de viabilizar a recuperação automática de informação e a consulta aos dados por meio do desenvolvimento de aplicações web. Desenvolve, atualmente, estágio pós-doutoral (bolsista CAPES) na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) a partir da estruturação de dados da escrita acadêmica em um banco de dados em XML, com a finalidade de realizar consultas ao corpus a partir de uma aplicação web.