A sigla BYOD (Bring Your Own Device) que em português significa “traga o seu próprio equipamento” é um movimento que está a crescer em todas as escolas de Portugal. O BYOD propõe a utilização do próprio equipamento do aluno para uso da aprendizagem.
A tecnologia tem evoluído muito rapidamente e a atualização de hardware das escolas não tem acompanhado esta evolução por se tornar muito dispendiosa.
O Agrupamento de Escolas de Almeida apoia o movimento BYOD e dá o suporte necessário a professores e alunos que o necessitem.
Motivos para aderir ao movimento BYOD:
Aumenta a participação dos estudantes nas aulas;
Aprendizagem assíncrona;
A colaboração e a comunicação dos alunos aumentam;
Educação personalizada;
Capacitar o aluno para a literacia digital
O Programa “Escola Digital-Kits de computador e conetividade”, é um programa promovido pelo Ministério da Educação que disponibilizou aos alunos equipamentos digitais e internet gratuita. Estes equipamentos destinam-se, exclusivamente, para fins do processo de ensino e aprendizagem do aluno. Portanto, o aluno é livre para usar o equipamento para estudar, fazer trabalhos, pesquisar, comunicar com os colegas e professores, desenvolver as suas aprendizagens.
O professor que pretenda aderir ao movimento BYOD, pode pedir aos seus alunos para usar os seus dispositivos pessoais em atividades/tarefas em contexto de sala de aula, como: anotações, participar em trabalhos colaborativos de turma, realizar pesquisas na Internet, usar apps entre outras.