PREFEITURA MUNICIPAL DE GOVERNADOR VALADARES

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

O Programa Inovação Educação Conectada do Ministério da Educação (MEC) , permite acesso a internet e suas mídias, proporcionando mais estímulos na educação dos alunos.

A Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares (SMED) no compromisso que não para, aderiu a esse programa em 30/11/2017, possibilitando um avanço importante para a educação de nossa cidade no século XXI e assim proporcionou a possibilidade de adesão das instituições escolares do grupo I e subsequente do grupo II.

Após a adesão pelas instituições escolares, foram selecionados os articuladores locais no inicio de 2018, os quais realizaram curso oferecido pelo MEC para desenvolver o programa na nossa rede de ensino.

As instituições escolares preencheram seu plano de atendimento orientadas por esses articuladores e receberam recurso para os cumprirem, os quais envolviam contratação de internet de alta velocidade e equipamentos para sua instalação.

Assim aos poucos as instituições escolares municipais poderão beneficiar ainda mais os alunos, professores e funcionários do ensino público de Governador Valadares, com aulas mais dinâmicas, que utilizam a linguagem das mídias vivenciadas nas redes sociais e internet; proporcionando acesso ao conhecimento com mais qualidade e rapidez.

No final de 2018 o MEC disponibilizou para todos os servidores o mesmo curso oferecido para os articuladores e desde o início de março de 2019 as instituições escolares estão participando, o que ajuda ainda mais no desenvolvimento do programa e instalação dos equipamentos .

O programa já está funcionando em 27 escolas municipais, beneficiando 13.680 alunos e ainda vai atender mais 21 escolas da rede municipal de ensino.

Nossa parceria com o MEC nesse programa conquistou um investimento em nossa cidade por volta de dois milhões, os quais tem sido utilizado para a compra de equipamentos e contratação de internet e a Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares estará também investindo por volta de um milhão anual em pessoal técnico e professores.


Programa Inovação Educação Conectada

O Programa do Ministério da Educação tem o objetivo de universalizar o acesso à internet de alta velocidade, por via terrestre e satélite, e fomentar o uso de tecnologia digital na Educação Básica. Para isso, o Programa foi elaborado com quatro dimensões: visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura que se complementam e devem estar em equilíbrio, para que o uso da tecnologia digital tenha efeito positivo na educação. O programa capacita profissionais, oferece conteúdo digital às escolas e investimento em equipamentos físicos para a conexão, apoiando técnica e financeiramente as escolas e redes de ensino.

Mais informações: http://educacaoconectada.mec.gov.br/#ancora

ESCOLAS PARTICIPANDO DO PROGRAMA

GRUPO I

1.CESEI RAIO DE LUZ2.CMEI PREFEITO JOÃO DOMINGOS FASSARELLA3.ESCOLA MUNICIPAL ADÉLIA RIBAS4.ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO DE CASTRO PINTO (VIA SATÉLITE)5.ESCOLA MUNICIPAL CHICO MENDES6.ESCOLA MUNICIPAL IVO DE TASSIS7.ESCOLA MUNICIPAL JOÃO XXIII8.ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM MARTINS DA COSTA9.ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ ÂNGELO DE MARCO10.ESCOLA MUNICIPAL MARIA ELVIRA NASCIMENTO11.ESCOLA MUNICIPAL MARILOURDES NUNES COELHO12.ESCOLA MUNICIPAL OCTÁVIO SOARES FERREIRA13.ESCOLA MUNICIPAL OLEGÁRIO MACIEL14.ESCOLA MUNICIPAL PADRE EULÁLIO LAFUENTE ELORZ15.ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO RONALDO PERIM16.ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA LAURA FABRI17.ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ROSALVA SIMÕES RAMALHO18.ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR DANIEL ALVES AJUDARTE19.ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR HELVÉCIO DAHE 20.ESCOLA MUNICIPAL REVERENDO SILLAS CRESPO21.ESCOLA MUNICIPAL SANTOS DUMONT22.ESCOLA MUNICIPAL SERRA LIMA23.ESCOLA MUNICIPAL VEREADOR HAMILTON TEODORO24.ESCOLA MUNICIPAL VEREADOR JOÃO DORNELLAS25.ESCOLA MUNICIPAL VEREADOR MILTON CUNHA26.ESCOLA MUNICIPAL WALDEMAR NADIL KRENAK27.ESCOLA MUNICIPAL ZUMBI DE PALMARES

GRUPO II

28.CMEI AUGUSTO SOARES DA CUNHA29.CMEI PADRE LEONARDO SENNE30.CMEI RUBENS DO AMARAL31.EMEIEF JOÃO CÂNDIDO “O ALMIRANTE NEGRO”32.EMEIEF PADRE PEDRO CRISÓLOGO ROSA 33.EMEIEF PASTOR FABIANO ALVES34.EMEIEF PASTOR MARTIN LUTHER KING JR35.EMEIEF PROFESSOR DAMON DE LIMA36.EMEIEF PROFESSORA PÁZIA COELHO SIMÕES37.EMEIEF PROFESSORA VIOLETA DIAS DE ANDRADE38.ESCOLA MUNICIPAL BÁRBARA HELIODORA (VIA SATÉLITE)39.ESCOLA MUNICIPAL DONA LINA MARTELLI40.ESCOLA MUNICIPAL JOÃO PEREIRA (VIA SATÉLITE)41.ESCOLA MUNICIPAL JOSE ANGELO DE MARCO42.ESCOLA MUNICIPAL PADRE JOSÉ LUIZ TADEO43.ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA VALDETE NOMINATO44.ESCOLA MUNICIPAL RIO DOCE45.ESCOLA MUNICIPAL VICENTE PETRONILHO (VIA SATÉLITE)
Escolas não contempladas pelo programa mas que serão atendidos via ações da Secretaria
46.E. M. FLORINDA CANDIDA DE SOUZA 47.E.M. REALINA ADELINA48.E. M. Araripe Júnior

Novas tecnologias X Novas Possibilidades de Aprendizagem

Com o advento do ciberespaço o homem construiu um novo ambiente de relações, onde o meio natural e sócio-cultural podem não estar tendo a mesma importância nas relações de conhecimento. Podendo assim trazer para nossa realidade toda uma relação com os objetos diferentes, modificando nossas relações com o conhecimento e como aprendê-las.

A educação necessita se instrumentalizar desses recursos das novas tecnologias e promover a cidadania nesse novo ambiente de relações.

As escolas municipais de Governador Valadares ao participarem desse programa estão avançando para uma nova era de possibilidades em benefício do desenvolvimento de nossa cidade.

Leitura Complementar:

http://books.scielo.org/id/fp86k/pdf/sousa-9788578793265-04.pdf