Análise Exploratória de Acidentes de Trabalho no Brasil em 2022

Visualização 3 - Acidentes de trabalho por sexo e faixa etária

A visualização da distribuição de acidentes por sexo e faixa etária foi dividio em 2 etapas. A primeira consitiu em analisar separadamente cada sexo dentro de um gráfico polar, e a segunda em um gráfico misto dos dois sexos.

Separadamente e sem sobreposição é possível observar que existe uma tendência em espiral em ambos os gêneros que pode ser explicada em partes pela experência e maturidade adquirida ao longo dos anos pelos trabalhadores e parte pela própria aposentadoria que quando ocorre, derruba o índice para quase 0.

Homens apresentam o maior número de acidentes dos 25 aos 29 anos e mulheres dos 35 aos 39 anos. Um ponto interessante é que na escala automática dos dados entre ambos os gráficos, o de homens apresenta o dobro em comparação com o das mulheres, isso pode ser explicado pela maior população de homens no ambiente de trabalho em comparação com as mulheres, por isso em termos de perfil de acidentes torna-se interessante analisar em termos percentuais ou relativos ao gênero em questão e sobrepor para obter mais informações.

Ambos os gráficos são parecidos, mas quando sobrepomos em termos relativos genero x faixa de idade é possível observar que homens tendem a se acidentar mais que as mulheres até os 29 anos e que as mulheres a posteriori apresentam mais acidentes percentuais no decorrer dos anos.