Análise Exploratória de Acidentes de Trabalho no Brasil em 2022

Visualização 2 - Número de acidentes por estado e município

O mapa cloroplético foi escolhido para fazer a geo visualização dos acidentes por estado, nele é possível observar em termos absolutos que os estados das região sul e sudeste apresentaram pior desempenho em termos de pujância em nº de acidentes absolutos de trabalho no ano de 2022.

Contudo ao avaliar de forma relativa, o nº de acidentes por estado a cada 100 mil habitantes, nota-se uma maior distribuição desses casos e evidencia melhor como cada estado lida com esses acidentes e com o devido destaque a região sul e ao estado de santa catarina. Vale lembrar o nº de casos análogos a escravidão que ocorreram nos últimos anos em Santa Catarina.

A visualização a seguir utiliza a técnica de gráfico de bolhas associada à localização de cada município brasileiro, para detectar as cidades que apresentaram o maior número absoluto de acidentes de trabalho no ano de 2022. O tamanho da bolha representa o número de acidentes de trabalho. Portanto, quanto maior a bolha, mais acidentes de trabalho ocorreram naquele município. A vantagem de se utilizar esta técnica em relação a ferramentas tradicionais como uma lista, é identificar facilmente regiões com maiores/menores frequências do dado de interesse.

As bolhas em vermelho representam as 3 cidades com maior número de acidentes de trabalho. São Paulo e Rio de Janeiro, com respectivamente 46.203 e 18.359 acidentes, são os municípios brasileiros com maior número absoluto de acidentes do trabalho, sendo algo intuitivo, por serem as cidades mais populosas e com maiores atividades econômicas do país [4]. Em terceiro aparece Belo Horizonte, que apesar de ser a sexta cidade mais populosa, e quarta cidade com maior PIB do país, obteve em 2022 a marca de 10.063 acidentes de trabalho.

As bolhas em laranja mostram as cidades que complementam este ranking de 10 cidades com maior número absoluto de acidentes. Variando entre aproximadamente 6 a 9 mil acidentes de trabalho no ano de 2022, mostram-se do maior para o menor: Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Joinville, São Bernardo do Campo, Guarulhos e Manaus. As bolhas em azul representam as cidades da 11ª a 20ª posição, que variam entre 4 a 6 mil acidentes de trabalho no ano de 2022. As bolhas em verde mostram as cidades da 21ª a 50ª posição, que apresentaram números na casa dos 2 a 4 mil acidentes em 2022. Todos os outros municípios que apresentaram algum número de acidente de trabalho foram representados em bolhas cinza na imagem.

A partir do gráfico de bolhas pode-se inferir que a maior concentração de acidentes de trabalho está localizada nas regiões mais populosas e com maior índice de atividade econômica, notadamente a região sul e sudeste, e a região costeira do nordeste. Além disso, pode-se observar altos índices de acidente de trabalho na capital federal por sua alta taxa populacional e em Manaus, devido à alta atividade industrial. As capitais do centro-oeste como Goiânia, Cuiabá e Campo Grande também apresentaram altas concentrações regionais de acidentes de trabalho.

Referências

[4] IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2023.