Inserido na gama de conceitos abarcados pela sustentabilidade, o desenvolvimento sustentável envolve o aperfeiçoamento, avanço científico e crescimento econômico de forma a preservar o ecossistema.
Seguindo essa perspectiva, fatores como o progresso da organização social e a inovação tecnológica podem ser peças fundamentais para atingir o equilíbrio intergeracional proposto pela sustentabilidade.
Diversos são os objetivos que o desenvolvimento sustentável procura alcançar, os quais têm metas e aspectos diferentes, mas sempre imprescindíveis para a garantia da sustentabilidade.
Alguns desses objetivos, segundo a ONU, são: acabar com a pobreza em todas as suas formas e em todos os lugares; assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades; acabar com a fome, atingir a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável; e assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
Embora a sustentabilidade seja tratada como um “modismo” ou considerada inviável para uma sociedade que queira desenvolver-se, sua importância dá-se pelo fato de que se deve sempre buscar a ética e a responsabilidade nas mais diversas atividades.
A sustentabilidade é transdisciplinar, afetando as mais diversas áreas. Assim, a sustentabilidade é importante para a Sociologia, pois é o resultado de uma forma de desenvolvimento que preserva as relações sociais; e para a Biologia, pois preserva os recursos, de forma que seu uso não acarrete o seu esgotamento, para que possam ser usufruídos por gerações futuras.
Esse tipo de sustentabilidade se apoia no uso consciente dos recursos naturais, com o propósito de preservá-los para o futuro. Desse modo, a sua principal meta se baseia na difusão de práticas que não são nocivas ao meio ambiente.
Diretamente relacionada à responsabilidade social, a sustentabilidade social se refere a ações destinadas à melhoria da qualidade de vida da sociedade, buscando oferecer a todos o acesso pleno à cidadania.
A sustentabilidade econômica baseia-se na conciliação de ações que visam a maior obtenção de lucros com a conservação do meio ambiente. Veremos que ela possui certa relação com a sustentabilidade empresarial, mas que também pode ser aplicada em residências.
Para além de ajudar o próprio negócio, uma empresa sustentável beneficia o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. Isso porque ela adota uma série de práticas carregadas de valores éticos, crescendo economicamente sem lesionar o ecossistema.
A sustentabilidade, quando inserida na agricultura, visa suprir as necessidades alimentares não só de nossa geração, mas das que estão por vir, envolvendo ações responsáveis que respeitam o ecossistema.
Portanto, a sustentabilidade agrícola traz maior segurança alimentar e aumenta a produção de alimentos à medida que se preocupa com a qualidade de vida da fauna, flora e dos recursos naturais disponíveis.