Nós do Espaço Pampulha Getsêmani temos um grupo de voluntários que servem no Instituto Adotar.
- O Adotar possui uma rede de voluntários que visitam com frequência casas de acolhimento promovendo ações de educação, recreação, projetos culturais, assistência médica e odontológica para as crianças e adolescentes, além da entrega de doações de alimentos, brinquedos e itens de higiene pessoal.
- Realiza reuniões, palestras, encontros para casais e pessoas interessadas em adotar, campanhas de quebra de preconceitos, principalmente quanto à adoção tardia, grupos de irmãos, inter-racial e de crianças ou adolescentes com deficiência.
- O Instituto aumentou sua atuação e atualmente desenvolve também trabalhos em asilos, com pessoas em situação de rua, famílias em vulnerabilidade social, adolescentes privados de liberdade, mães que criam seus filhos sozinhas e ações em comunidades carentes
Pra. Eunice - Líder dos voluntários
A nossa missão tem o prazer de fazer parte dessa organização que tem abençoado diversas crianças, adolescentes e famílias. A cada dia que passa nós entendemos o que Jesus nos ensinou em 1 João: "Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade" Venha servir com a gente!
O que é adotar?
Criado em 2010, de uma experiência pessoal impactante para Mônica Rodrigues, fundadora do instituto, o ADOTAR é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que atua principalmente no estado de Minas Gerais. O ADOTAR atua apoiando famílias que tem o desejo de adotar, acompanhando todas as fases da adoção, além de quebrar o preconceito em relação à adoção de uma forma geral, e incentivar a adoção principalmente de crianças e adolescentes pardos, negros, com deficiência, grupos de irmãos e adoção tardia.
Enquanto as adoções não são efetivadas, o ADOTAR tem ajudado a suprir as necessidades básicas de, aproximadamente, 1.200 crianças e adolescentes, de 83 abrigos. Neles, o ADOTAR oferece assistência aos institucionalizados a fim de trazer uma nova perspectiva às suas vidas, até que sejam reintegrados à convivência familiar através da adoção ou que completem a maioridade.
Com o crescimento do ADOTAR, foram incorporadas outras populações necessitadas, além das crianças e adolescentes acolhidos em abrigos, como idosos, moradores de rua, famílias em risco social, adolescentes privados de liberdade, mães que criam seus filhos sozinhas entre outros.
Fragmentar preconceitos e incentivar a adoção. Afetar e influenciar o desenvolvimento e condições socioculturais dos institucionalizados e dos desprovidos de condições financeiras e culturais, levando-os a conscientização da sua dignidade e do seu potencial, aumentando seu nível da qualidade de vida, construindo valores, ensinando direitos e deveres e levando-os a protagonizar o próprio futuro.
Transformar vidas, com excelência nas ações desenvolvidas norteada pela solidariedade e voluntariado da sociedade.
Amor, acolhimento, solidariedade, pertencimento, transparência, credibilidade, responsabilidade social, voluntariado e ética.
institutoadotar@gmail.com | (31) 3267-3755
Rua Antares, 84 – Santa Lúcia, Belo Horizonte