Apresentar as etapas para a produção de videoaulas, um recurso audiovisual educativo. As videoaulas possibilitam a disponibilização de recursos de interatividade com diferentes tipos de mídia-vídeo, áudio, roteiro, animações, hiperlinks e arquivos de apoio. Isso exige um repensar pedagógico e a criação de estratégias didático-pedagógicas, para uma efetiva aprendizagem em uma nova configuração.
Conceitos de mídia e multimídia. Produção de Videoaulas: papéis envolvidos na produção, formatos de videoaulas, qualidade na produção de vídeos e áudios para o ensino. Roteirização. Direção de Arte na produção de vídeos. Design de Som: captação e edição. Direção de Fotografia. Direção de Cena. Edição e Distribuição do material produzido.
Linguagem Audiovisual. Tipos de produção audiovisual para EaD. Tipos de Atuação para docentes e não docentes em audiovisuais educacionais. Roteirização de videoaulas. Material de apoio para docentes em videoaulas: slides, teleprompter, objetos de cena. Gravação em estúdios – Posicionamento no cenário e luz, movimentação na ação. Ação com uma câmera, ação com duas câmeras ou mais. Cortes para edição. Imagem pessoal: maquiagem, cabelo, figurino. Atuação para docência em EaD: ação corporal, ação vocal, atitude e linguagem.
Instrumentos e possibilidades de avaliação e acompanhamento em EaD. Interações no ambiente virtual de aprendizagem entre os atores, perspectivas qualitativas e quantitativas.
Compreender o conceito de educação disruptiva e híbrida e a necessidade de interrupção de um fluxo de aprendizagem levando em consideração o perfil do aprendente no novo século – sair do tradicional circuito: escola > currículo > conteúdo > proficiência, para: pessoas > aprendizagem > conhecimento > capacidade social > sabedoria. Refletir sobre as oportunidades de validar, expandir, desafiar ou substituir o conhecimento tradicional. Conhecer novos modelos pedagógicos e ferramentas que podem ser usado para debater, sondar, evoluir e ampliar o conhecimento e permitir um compartilhamento mais amplo em públicos maiores sem perder de vista o ensino personalizado.
Competência como fonte de valor para o indivíduo e para a organização. Métodos de avaliação por competências/desempenho. Elementos Essenciais de avaliação orientada a aprendizagem - sujeito. Avaliação baseada na Rubrica. O que é uma Rubrica? Qual a motivação para sua origem? Tipos de Rubricas e provas. Rubricas, eRubricas e CoRubricas. Vantagens e desvantagens. O uso corporativo.
Personalização visual. Personalização dos recursos. Estrutura de organização e Navegação. Métodos de inscrição. Segurança de usuário. Gerenciamento de notas no Moodle. Relatórios. Plugins. Infra-estrutura para o servidor. Segurança do servidor. Atualização de versão. Backup e restauração. Integração com outros sistemas. Desvantagens do Open Source.