“Ouvi o violonista Cyro Delvizio e fiquei muito bem impressionado com seu talento e determinação. Cyro terá um belo futuro na mundo musical, correspondente ao trabalho e esforço que ele emprega a serviço de sua musicalidade.”
Turibio Santos
“Esta carta serve para declarar minha impressão em relação ao grande potencial do jovem violonista Cyro Delvizio. Apesar de conhecê-lo há pouco tempo, eu tive a oportunidade de assistir seus recitais de violão, quando ele revelou seu ótimo nível de maestria como performer. Ademais, ele é um exelênte intérprete de minha música para violão Maxixando.”
Ricardo Tacuchian
Cyro Delvizio é um dos mais destacados violonistas, compositores e pesquisadores de sua geração, dedicando suas múltiplas habilidades na difusão de música erudita brasileira. Realizou turnê de 130 concertos em todos os estados brasileiros (2013/14) pelo projeto SESC Sonora Brasil, integrando o Duo Cancionâncias, com o qual gravou o Cd Saudades e o programa Partituras (TV Brasil), recebeu prêmios no V Concurso Museu Villa-Lobos (2008) e excusionou pelo México (2012) e Estados Unidos (2016).Com os Violões da UFRJ, gravou CD e fez turnês pelo Brasil e Espanha.
Como solista, tocou com orquestras e coros, foi vencedor da VI Seleção da AV-Rio e do V Concurso Nacional Fred Schneiter, fez turnêssolo pelo México (2013/14) onde gravou e lançou o CD “Reminiscências do Brasil” e várias pelo EUA, onde atuou no GFA International Convention (2015 e 16), um dos maiores festivais de violão do mundo.Estreou obras de Edino Krieger, Ronaldo Miranda, Ricardo Tacuchian, etc.
Como compositor, possui 40 obras para as mais diversas formações (de instrumento solo a grande orquestra), sempre aliando aspectos clássicos, populares e contemporâneos e abarcando temas sociais e da natureza. Foi premiado em concursos e seleções de composição além de tocado amplamente no Brasil, México, EUA e Finlândia.
Com o Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música 2013 publicou seu livro Agustín Barrios no país do sonho (pt. e eng.) lançando-o em recitais palestra no “New Mexico Classical Guitar Festival” e “New Orleans International Guitar Festival”, etc.
É Doutor em Artes/Performance Musical (ECA-USP, 2019), Mestre em Musicologia (UFRJ, 2011) e Bacharel em Violão(UFRJ, 2008), orientado por Turíbio Santos. Foi professor substituto na EM-UFRJ.