CIRURGIA DAS PÁLPEBRAS - BLEFAROPLASTIA
Muitas pacientes, principalmente mulheres, sonham com a correção estética de suas pálpebras, mas demoram para tomar a decisão de fazer a cirurgia com receio do pós-operatório.
Se esse for o seu caso, tranquilize-se. Este artigo traz as principais informações sobre a recuperação da cirurgia das pálpebras.
O que é a cirurgia das pálpebras?
A cirurgia das pálpebras ou blefaroplastia é uma cirurgia com o objetivo de reduzir o excesso de pele e os bolsões de gordura na região das pálpebras, tanto superiores quanto inferiores
Sua função é predominantemente estética porque reposiciona as pálpebras, renova o olhar da pessoa, atenua os sinais e linhas de expressão e dá ao seu rosto um ar mais jovial e menos cansado.
Em alguns casos a cirurgia das pálpebras também pode ser funcional, pois o excesso de pele acaba prejudicando a visão do paciente.
Como é realizada a cirurgia
A cirurgia é relativamente simples, durando em média duas horas e pode ser realizada tanto na pálpebra superior quanto na inferior. Na maioria das vezes é realizada com anestesia local em regime de hospital dia, ou seja não precisa de internação. O paciente pode ir para casa logo após a cirurgia.
E como é a recuperação da cirurgia das pálpebras?
Em decorrência de características específicas das pálpebras, é comum ocorrer inchaço e ecmose (roxo) nas pálpebras, esse inchaço tende a diminuir gradativamente desaparecendo em torno de 15 dias, no entanto a recuperação da cirurgia das pálpebras tende a ser tranquila, com pouca dor. Necessita que o paciente faça repouso e tome alguns cuidados nos primeiros dias afim de amenizar o inchaço.
Cuidados a serem tomados durante o período de recuperação da cirurgia
Em qualquer cirurgia, os cuidados no período pós-operatório são fundamentais. Não é diferente na cirurgia das pálpebras.
No entanto, se o paciente seguir à risca estas recomendações, ele terá uma recuperação bastante tranquila.
- Em primeiro lugar, o repouso. O paciente deve organizar sua agenda para reservar, para si, um momento de tranquilidade e descanso;
- Em seguida, vêm os cuidados com a higiene, sempre com água e sabão neutro;
- As compressas frias no local da cirurgia também ajudam bastante na recuperaçã, reduzindo a dor o inchaço e evitando ecmoses e sangramentos;
- Evitar o uso de lentes de contato nas duas primeiras semanas, além disso, usar óculos escuros por 30 dias;
- Evitar uso de álcool, fumo e comidas gordurosas;
- Não se expor à luz do sol - Chapéus são muito bem-vindos;
- Voltar às atividades físicas, mesmo leves, somente depois de 15 dias;
- Dirigir apenas depois de pelo menos 3 dias;
- Em relação à maquiagem, os corretivos são uma boa alternativa, porém evitar os demais produtos durante os primeiros 15 dias após a cirurgia;
- A visão está embaçada, não se arrisque mexendo com facas e fogo. Além disso, os vapores e o calor prejudicam a recuperação.
- Nos primeiros dias o olho pode ficar entreaberto, portanto para evitar lesões de córnea, use os colírios prescritos e a pomada, na hora de dormir
Recuperação da cirurgia das pálpebras: cicatrizes e resultado
Perguntas sobre as cicatrizes e sobre quando o resultado será visível, após a cirurgia das pálpebras, são compreensivelmente e muito comuns.
Tanto as incisões quanto os pontos são pensados e feitos de maneira propiciar uma cicatriz quase imperceptível.
No entanto, os resultados da cirurgia só são percebidos a partir da segunda semana. Para observar resultados mais completos, é preciso aguardar a finalização do processo de cicatrização, o que pode levar até 3 meses.
Expectativas em relação à cirurgia das pálpebras
Para quem sofre com o excesso de pele e gordura nas pálpebras, a blefaroplastia é a indicação mais recomendada com o objetivo de recuperar um olhar jovial e mais vivo. Assim, a cirurgia pode reforçar sua autoestima e autoconfiança. Afinal, todos conhecemos o poder da comunicação através do olhar.