Johnny Sera
Meu nome de registro é Johnny, mas muitos me chamam de Japa... E a minha história com a arquitetura começou assim, por acaso. Certo dia, uma amiga da escola comentou que me via como arquiteto - e até aquele momento, eu não sabia o que fazia um arquiteto. Então, pesquisando mais a fundo, percebi que o desenho e a criatividade estavam presentes nessa área, e me identifiquei com essa profissão. Um hobby que tenho desde criança é desenhar, principalmente os desenhos japoneses de mangás/animes.
No final do terceiro ano do ensino médio, fiz uma viagem de formatura na qual estava programada uma visita ao Museu do Olho de Oscar Niemeyer, em Curitiba, PR. Foi lá que percebi como um prédio poderia ser tão impactante, único e exclusivo. Havia uma exposição de maquetes de casas, folhas de projetos, e ali comecei a gostar ainda mais de arquitetura.
Fiz o Enem e consegui uma bolsa de Arquitetura e Urbanismo através do ProUni. Então, fiz as malas e me mudei de Nova Fátima, PR, para Cianorte, PR. Nesse período de formação, tive contato com o universo da arquitetura, seja a teoria ou a prática do mercado de trabalho, e principalmente com pessoas. Pessoas que apoiaram, que ensinaram e continuam a me apoiar na jornada de me tornar um arquiteto melhor a cada dia...
No período acadêmico, surgiu o sonho de ter o próprio negócio, empreender. Esse objetivo foi ganhando forma e significado gradualmente. Nesse processo, Deus foi mostrando os caminhos, começando pela decisão de criar uma sociedade. Então, fiz o convite para a Taynara, uma amiga da faculdade, nos formamos juntos e já havia trabalhado com ela anteriormente. Após aceitar o convite, demos início ao escritório que batizamos de Dominium.
Taynara Baccarin
Me chamo Taynara e vou compartilhar um pouco da minha trajetória e como chegamos até a Dominium. Para isso vou retornar ao período em que estive no ensino médio, quando ainda não sabemos o que fazer da vida ou qual será o nosso futuro. No entanto, acredito que Deus tem um plano para cada um de nós e coloca pessoas em nosso caminho que nos guiarão para o futuro.
A Arquitetura era uma das profissões que eu desejava seguir. A motivação para isso surgiu ao passar todos os dias por uma rua onde todas as construções eram semelhantes e eu fiquei incomodado com a falta de diversidade.
Graças a uma amiga, tive a oportunidade de fazer o vestibular e consegui uma bolsa de estudos para entrar na universidade. Durante a faculdade, me dediquei intensamente e me tornei a melhor aluna do curso do ano de 2018, além de me formar como a melhor aluna da turma. Ao longo desse período, também participei de vários projetos oferecidos pela instituição, que tinham enfoque no ensino, aprendizagem e ação social. Mesmo não sendo obrigatório, gostei muito de estar envolvido em tais projetos, pois me proporcionou oportunidades para aprender mais e aplicar meus conhecimentos para ajudar outras pessoas.
Após me formar, comecei a ponderar sobre como empreender na área da arquitetura. Aos poucos, conquistei alguns clientes, graças à ajuda de pessoas queridas que me indicaram. Comecei minha jornada como empreendedora e percebi que precisava ser 10 para cuidar de tudo, pois uma empresa exige atenção em todas as suas áreas, mesmo quando é pequena. Confesso que, no início, me senti sobrecarregada, tentando fazer de tudo, porém, sem conseguir fazer de maneira eficaz.
Foi nesse momento que um amigo da faculdade me chamou para sermos sócios e, assim, chegamos à Dominium!