Para fornecer insumos para as discussões, o Movimento Pela Base produziu uma série de vídeos, intitulada BNCC em profundidade, que segue abaixo.
Todos os alunos devem ter a mesma oportunidade de aprender. E acreditamos que uma educação de qualidade para todos começa pela Base Nacional Comum Curricular. Vamos juntos?
Tereza Perez, diretora da comunidade educativa Cedac, e Cleuza Repulho, consultora em Educação, explicam por que a BNCC é importante, como foi elaborada e de que forma vai impactar as escolas.
A BNCC está estruturada sobre 10 competências gerais, que os estudantes devem desenvolver ao longo de toda Educação Básica. Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare, explica cada uma dessas competências.
Beatriz Ferraz, diretora da Escola de Educadores, explica de que forma a BNCC está organizada para a Educação Infantil.
Priscilla Vilas Boas, professora de dança e mestre em Educação, fala sobre as mudanças que a BNCC traz para o componente Arte.
Herbert da Silva, professor de Ciências da Natureza, explica as mudanças que a BNCC traz para esse componente.
As mudanças que a BNCC traz para o componente Educação Física são explicadas pelo professor Luis Vasquinho.
A professora Carolina Busch Pereira, da Universidade Federal do Tocantins, explica as principais mudanças que a BNCC traz para o componente Geografia.
Janice Theodoro da Silva, professora titular aposentada de História da América da USP, fala sobre os principais pontos que a BNCC estabelece para o componente História.
A professora Sandra Baumel Durazzo destaca as principais mudanças que a BNCC traz para o compenente Língua Inglesa.
Alice Junqueira, especialista em alfabetização e letramento do Cenpec, fala sobre os pontos fundamentais da BNCC para o componente Língua Portuguesa.
A professora Maria Ignez Diniz, diretora do Mathema, explica as principais mudanças que a BNCC traz para o componente Matemática.