O Grêmio Estudantil faz parte da comunidade escolar, é uma entidade autônoma formada pelos estudantes com o objetivo de representar seus interesses na escola, promovendo o diálogo entre alunos, direção escolar, professores e coordenadores. Também é responsável em aumentar e despertar o interesse dos alunos nas atividades da escola, organizando, discutindo e criando ações e projetos culturais, esportivas, sociais, comunicativas, tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. É um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e exercícios de sua cidadania.
Reunimos algumas das principais dúvidas sobre o Grêmio Estudantil:
A diretoria gremista participa de quais reuniões na escola?
Participam das reuniões do Conselho de escola, APM e do Conselho de Representantes de Classe. Nas reuniões são discutidos e decididos muitos assuntos de interesse dos alunos, por isso é importante a diretoria gremista levar as demandas estudantis, participar das decisões e atuar em conjunto com a APM, Conselho de escola e representantes de classe. O grêmio tem direito de participar da organização do calendário escolar e deve articular e negociar os interesses junto à direção.
O que a diretoria gremista não deve fazer?
A diretoria gremista não deve ser autoritária e ditatorial, não permitindo a participação de todos os membros e/ou dos estudantes; Não estar voltanda para os interesses da maioria dos alunos; Ter uma gestão voltada apenas para realizar festas e gincanas; Usar o grêmio para fins diferentes de seus objetivos; Deixar de cumprir o Estatuto; Prestar informações referentes ao Grêmio que coloquem em risco a integridade de seus membros; Praticar atos que venham a ridicularizar alguém; Representar o grêmio sem autorização escrita da direção escolar; Atentar contra os bens do grêmio;
O que é APM?
A APM (Associação de pais e mestres) é uma instituição auxiliar da escola, que contribui com o processo educacional e a interação família-escola-comunidade. Como a escola não tem autonomia para movimentar recursos financeiros diretamente, é pela APM que recebe e aplica os recursos recebidos pela Secretaria de Educação, ou festas, contribuições, campanhas, rifas, ...
O que é Conselho de Escola?
O Conselho de escola é o maior órgão de decisão da escola, é composto por pais, alunos, professores, funcionários e especialistas, eleitos no início do ano.
Fonte: Secretária da Educação - https://www.saopaulo.sp.gov.br