Comissão Científica

  • Alexandra Lopes, Instituto de Sociologia, Universidade do Porto

É uma especialista internacionalmente reconhecida na análise das políticas sociais, com ênfase nos sistemas de cuidados continuados. Embora se tenha centrado especificamente nos sistemas de cuidados para as pessoas idosas dependentes, assume uma posição teórico-metodológica que tem vários pontos em comum com a população com deficiência. Atualmente é coordenadora de um projeto europeu financiado pelo Horizonte 2020 SPRINT - SOCIAL PROTECTION INNOVATIVE INVESTMENT ON LONG-TERM CARE que pretende desenvolver uma matriz comum ao espaço europeu para avaliação das diferentes soluções no domínio dos sistemas de cuidados continuados à população idosa com base nos princípios estruturantes do conceito de investimento social.

Descrição de imagem: fotografia de Alexandra Lopes (à direita do texto).

  • Ema Loja, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto

Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Os seus principais interesses de investigação são os processos de incapacitação e ableísmo em Portugal e a sua relação com as questões do corpo, reconhecimento de identidades e inclusão social; fenomenologia dos corpos com deficiências; estudos críticos da deficiência; cidadania e participação cívica e política; e direitos, descriminação e preconceitos contra pessoas com deficiências.

Descrição de imagem: fotografia de Ema Loja (à direita do texto).

  • Fernando Fontes, CES, Universidade de Coimbra

Sociólogo. Doutorado em Sociologia e Políticas Sociais pela Universidade de Leeds, Reino Unido, com a tese: "Social Citizenship and Collective Action: The case of the Portuguese Disabled People's Movement" ["Cidadania Social e Ação Coletiva: o caso do Movimento das Pessoas com Deficiência Português"] e Mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra, com a tese: "Deficiência na Infância: políticas e representações sociais em Portugal" (2006). Investigador do Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra onde desenvolve actualmente o projecto "Decide - Deficiência e autodeterminação: o desafio da "vida independente" em Portugal" (2016 - 2019) (financiado pela FCT - Ref. PTDC/IVC-SOC/6484/2014). Atualmente é Pós-doutorando do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e da School of Sociology and Social Policy da University of Leeds (UK) com uma bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (referência SFRH/BPD/80059/2011), investigando violência e crimes de ódio sobre pessoas com deficiência em Portugal.

Descrição de imagem: fotografia de Fernando Fontes (à direita do texto).

  • Isabel Dias, Instituto de Sociologia, Universidade do Porto

Doutorada em Sociologia, é Professora Associada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto - Departamento de Sociologia. É investigadora no Instituto de Sociologia da mesma Faculdade (IS) e coordenadora do domínio de trabalho “Família, Género e Envelhecimento”. A sua atividade de investigação tem-se centrado na problemática da violência doméstica, no âmbito da qual realizou uma tese de doutoramento, mas tem desenvolvido, de igual modo, intensa atividade de pesquisa nos domínios da família, género e envelhecimento. É autora de livros, capítulos de livros e de vários artigos científicos sobre violência doméstica, género e envelhecimento publicados em revistas nacionais e estrangeiras. Tem coordenado e participado em vários projetos de investigação de âmbito nacional e internacional.

Descrição de imagem: fotografia de Isabel Dias (à direita do texto).

  • Paula Campos Pinto, ISCSP, Universidade de Lisboa

Doutorada em Sociologia (2009) pela York University, Canadá. Título da tese: "The Diversity-Equality Riddle: Interrogating Disability, Motherhood, Citizenship and Rights" ["O Dilema Diversidade-Igualdade: Interrogando Deficiência, Maternidade, Cidadania e Direitos]. Mestre em Estudos da Família (1990) pela Universidade de Wisconsin-Madison, USA. Título da tese: "Positive Impacts of Sibship on Adolescents with Handicapped Brothers and Sisters" ["Impactos Positivos dos Laços Familiares em Adolescentes com Irmãos e Irmãs com Deficiência"]. Professora Auxiliar convidada no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Representante em Portugal da ANED - Academic Network of Experts on Disability [Rede Académica de Especialistas na Deficiência], programa financiado pela Comissão Europeia. Investigadora Principal do projecto DRPI - Portugal, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo Instituto Nacional para a Reabilitação. I.P. Investigadora Associada do projecto internacional Disability Rights Promotion International, financiado pela Swedish International Development Cooperation Agency, SIDA. Coordenadora da equipa de trabalho do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH).

Descrição de imagem: fotografia de Paula Campos Pinto (à direita do texto).