Itapoã, Região Administrativa do Distrito Federal, está localizada entre o Paranoá e o Sobradinho, cerca de 25km de distância do Plano Piloto. A região começou como uma ocupação irregular no ano de 1990, nas terras que pertenciam à região de Sobradinho, tendo início o Condomínio Itapoã I e o Condomínio Mansões Entrelagos. Houveram vária tentativa de retirada dos moradores, porém não foram efetivadas, tampouco houve iniciativa de ajuda pelo governo.
A partir de 2001, o Itapoã passou por um processo crescimento acelerado, dando início a novas ocupações de baixa e média renda (PDAD, 2018). Em novembro de 2005, foi criada a Região Administrativa Itapoã – RA XXVIII, por meio da Lei 3.527, de 3 de janeiro de 2005, compreendendo as ocupações irregulares consolidadas que foram agrupadas e inseridas na poligonal do Setor Habitacional Itapoã, abrangendo a Área de Regularização de Interesse Social - ARIS, que incorpora as ocupações de baixa renda, e a Área de Interesse Específico - ARINE, na qual estão inseridas as de média renda (PDAD, 2021).
Em 2021, foi implementado, na área de expansão, o Conjunto Habitacional Itapoã Parque, projetado para contar com 12.112 unidades habitacionais, beneficiando aproximadamente 12 mil famílias (PDAD, 2024). Atualmente, cerca de 2,5 mil pessoas já residem no local (SEDUH, 2025). A região conta com instituições de ensino, áreas destinadas ao comércio local e espaços de lazer, como pequenos parques, consolidando-se gradualmente como um novo bairro em formação.