A osteopatia é uma visão de tratamento holístico onde acreditamos que o corpo tem plena capacidade de autocura, mas em determinados momentos podem surgir obstáculos de ordem estrutural ( músculos, articulações , ligamentos , etc. ) , de ordem visceral ( órgãos) e tecidos moles e em alguns casos de ordem biológica ( emocional) que fazem o corpo entrar em adaptações físicas , provocando os sintomas como conhecemos.
A grande vantagem dessa especialidade é a possibilidade de ampla abordagem terapêutica onde pode-se agregar varias ferramentas da TERAPIA MANUAL em prol da eficiência de cura, e o mais importante, SEM USO DE MEDICAMENTOS .
O foco dessa especialidade é tratar a pessoa como todo e não em uma parte isolada ( muitas vezes no local da queixa) do corpo uma vez que o organismo é 100% integrado entre si, seja de forma direta a região da queixa ou não .
Considerando a explicação acima a osteopatia trata de forma mais frequente:
Hernias de disco
Dores Ciáticas
Dores no pescoço
Torcicolos
Dores relacionadas ao esporte ou trabalho
Fascites plantares
Questões envolvendo ATM Articulação Temporomandibular ( região da Mandíbula)
Dores de cabeça
Dores de origem Visceral ( sistema digestivo )
Refluxo
Bruxismo
entre outras enfermidades
O mais importante é considerar que tudo passa por uma avaliação onde será determinado o plano de atendimentos ( quantidade de consultas necessárias inicialmente ) que pode variar de 2 até 5 atendimentos, em média. Após esse momento, será feito uma reavaliação para determinar a nova fase do tratamento.
Importante informar que o tempo de recuperação é individual, portanto, varia de pessoa para pessoa , mas a certeza é que traz benefícios para todos.
Atualizado 11/08/2025