Marketing Digital

Marketing Digital - Como usá-lo de forma Integrada

O Marketing Digital é hoje uma realidade para qualquer empresa que deseja continuar crescendo em seu nicho de mercado. Trabalhar com o Marketing Digital Integrado pode ser um grande diferencial para as campanhas de Marketing de sua empresa.

Veja abaixo os benefícios de se utilizar uma abordagem de marketing digital integrado são:

1- Poder demonstrar a contribuição da área de marketing nos resultados da empresa.

Os dias em que o marketing era percebido como uma arte executada somente por artistas criativos, não existem mais. Os executivos de hoje exigem uma abordagem mais científica, utilizando métricas que demonstrem a relação entre as campanhas de marketing e o resultado em vendas; e que forneça uma previsão de vendas acurada.

Através da integração de sistemas e processos, a área de marketing pode transformar dados contidos em diferentes aplicações, em informações de valor para a empresa como um todo.

2- Gerar de mais leads em número e qualidade.

Não adianta gerar leads sem qualificação para vendas. O setor de vendas espera que o marketing produza leads qualificados, que sejam facilmente convertidos em clientes ou recompras. O marketing digital integrado permite identificar quais fontes de leads produzem melhores resultados, através de web analytics e outras ferramentas integradas, para analisar com maior profundidade as campanhas de: email marketing, PPC, banners e outras táticas. O objetivo é identificar quais campanhas geram prospects e os convertem em clientes, das campanhas que simplesmente só geram tráfego.

3- Produzir campanhas mais consistentes e com mais coesão.

Com todas as diferentes alternativas de se contatar prospects e clientes em relação aos meios e táticas, é necessário ter uma visão clara do que funciona e como funciona, bem como os níveis de colaboração exigidos entre as equipes envolvidas.

4- Fazer com que a equipe de marketing seja mais produtiva.

A equipe não precisa ficar perdendo tempo em apreender como utilizar as diferentes tecnologias disponíveis, entender os dados gerados por cada uma e fazer reconciliação de dados inconsistentes entre as diferentes fontes. O marketing digital deve alinhar as tecnologias em uso, proporcionando economia de tempo e produtividade.

5- Alinhar o fluxo de trabalho com as ferramentas de marketing integrado.

Quando diferentes ferramentas de marketing integrado se tornam parte de uma solução única e integrada, a automação de processos ocorre naturalmente. Exemplo: inclusão automática de links para rastreamento de campanhas em campanhas de email marketing e PPC. Inclusão de logomarcas no template de um email. São tarefas repetitivas que seriam feitas manualmente.

6- Otimização de processos web

Otimizar processos relacionados a email marketing, PPC, landing pages e banners. O marketing digital integrado expõe a organização que o utiliza a aplicações que não seriam adotadas se ela trabalhasse de uma forma não integrada. Como complemento, painéis integrados com as informações de marketing (marketing dashboards), permitem ter uma visão mais completa do que funciona ou não funciona, permitindo tomar ações corretivas e aperfeiçoar suas campanhas.

7- Tirar maior proveito das ferramentas web 2.0

Embora a maioria das ferramentas de marketing integrado ainda não possuam recursos de web 2.0 tais como social networking, blogs e conteúdo gerado por usuários, elas ajudam a diminuir o caos envolvido na administração de programas de marketing, dando a equipe de marketing tempo para tentar coisas novas.