A disciplina "Tópico Especial em Turismo e Desenvolvimento Local" ofertada no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da UCDB contou com a realização, no último dia 27 de setembro de 2025, de uma significativa prática de campo na histórica Igrejinha São Benedito, na Comunidade Quilombola Tia Eva, em Campo Grande.
Ministrada pelos professores Correia Diettrich e Cleonice A. Le Bourlegat, ambas integrantes do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Territorial Sustentável, e pelo professor Waldir Leonel, a visita focou na análise do patrimônio local, incluindo a Igrejinha, ainda sem receber restauração, e a emblemática Estátua de São Benedito, trazida por Tia Eva. A iniciativa visou aprofundar a compreensão sobre a preservação de bens culturais e sua ligação com a história e identidade da comunidade, pilares essenciais para o estudo do turismo e desenvolvimento sustentável.
Durante a prática, um dos pontos altos foi a Roda de Conversa, que gerou um diálogo muito relevante ao abordar as percepções mantidas pelos povos do país de origem do mercado escravo. A participação de Isac, doutorando angolano, foi crucial para enriquecer a discussão com uma perspectiva transatlântica sobre a herança cultural e social desse período. Essa profunda troca de saberes, aliada à observação direta do patrimônio histórico-cultural, evidencia a relevância de práticas acadêmicas que conectam a pesquisa com a realidade local, promovendo narrativas mais inclusivas e fundamentais para um desenvolvimento territorial que valorize todas as dimensões da história e da identidade dos povos envolvidos.