Objetivo: Pesquisar o desenvolvimento sustentável dos sistemas alimentares territoriais , com especial atenção aos mercados de proximidade (cadeias curtas) e de ligações urbano-rurais que atendam às diversas necessidades sociais locais/regionais, além do foco em ambientes e práticas alimentares saudáveis, sustentáveis e resilientes, políticas públicas de agricultura familiar, hortas urbanas, segurança alimentar e nutricional, investimentos e financiamentos inclusivos.
Palavras-chave: Segurança alimentar e nutricional. Cadeias curtas de suprimento. Práticas produtivas sustentáveis. Sistemas alimentares territoriais.
Objetivo: Pesquisa em desenvolvimento urbano territorial sustentável, de natureza multissetorial, multidimensional e multiescalar, no atendimento aos ODS da Agenda 2030, em especial o ODS 11, que busque fortalecer o papel transformador das cidades inteligentes na reconstrução da vida, das pessoas e do ambiente, num processo ecossistêmico de inovação aberta mais protagonista, equitativo e inclusivo, mediante práticas de governança territorial que favoreçam tomadas de decisão de forma integrada.
Palavras-chave: Desenvolvimento Urbano Territorial. Governança Territorial. Desenvolvimento Territorial Sustentável.
Objetivo: Investigar e refletir sobre diferentes temáticas relacionadas às dinâmicas territoriais de desenvolvimento sustentável, em suas dimensões humana, social (sociopolítica, cultural, econômica) e ambiental, em contextos urbano e rural, na perspectiva da promoção da inclusão social e proposição/avaliação das políticas públicas de suporte. Sublinha: Territórios Inteligentes e Inovação realiza suas atividades por meio de diálogos interativos num processo de construção de ecossistemas.
Palavras-chave: Escolaridade. Desenvolvimento territorial sustentável. Políticas Públicas. Inclusão social.