Bauhaus e seu Legado para o Design Moderno

Por Edson Rogério Gomes dos Santos

É inegável que a Bauhaus foi um grande divisor de águas na história do Design, mas quais são exatamente as grandes influências que a Bauhaus trouxe para algumas áreas do Design moderno?


Minimalismo

Analisando de maneira geral, a Bauhaus influenciou em diversas outras áreas e não somente no Design moderno, mas com enfoque nessa área vemos que temos algumas características Bauhaus no minimalismo.

Foto por: André Doval, Bauhaus e o minimalismo

http://andredoval.com.br/tour/bauhaus-e-o-minimalismo

Cartas de exibição do evento, 100 anos de Bauhaus

Tendo em vista que uma das principais características do movimento foi:


  • Simplificação dos volumes, geometrização das formas e predomínio de linhas retas;


Analisando por essa característica conseguimos ver a influência direta da Bauhaus no minimalismo, com formas geométricas, linhas retas e a redução de volumes utilizando sempre o menor número de elementos na composição. Uma frase do livro Design e História, página 28, exemplifica muito bem o conceito do minimalismo.

"Menos design é mais design" (Dieter Rams, pg. 28)

Um dos principais motivos para adesão de um estilo que tendia em reduzir os volumes de sua composição foi a crise pós segunda guerra mundial que deixava os recursos cada vez mais escassos, essa questão social que fez os artistas adaptarem de certo modo, também culminou para que a estética criada pela Bauhaus se popularizasse e se tornasse cada vez mais querida no gosto do povo que também era um dos objetivos do movimento. O que também podemos observar no minimalismo que cada vez mais vem se popularizando, pois, a adesão do estilo consiste em reduzir volumes, o que deixa o acesso a ela cada vez mais fácil e atraente ao gosto popular, pois muitas vezes aderir ao estilo significa reduzir custos e um exemplo claro disso são as decorações de imóveis em estilo minimalista que vemos na internet.

https://blog.casashow.com.br/conheca-decoracao-minimalista/

A decoração mostrada acima é mais um exemplo do minimalismo e da influência direta que o mesmo sofre do movimento da Bauhaus, uma clara redução dos volumes na composição, a geometrização dos móveis, janelas e até mesmo do tapete.


Design Funcional

Assim como a estética simples e baseada em formas geométricas da Bauhaus, outra grande preocupação dos artistas era a funcionalidade do seu projeto, uma vez que posto a sua forma cada criação possuía uma função, como a citação de Sullivan que é explorada no livro

Design e História, que diz:

"Cada coisa na natureza tem sua configuração, quer dizer uma forma, uma aparência externa, pela qual nós sabemos o que significa, e o que a diferencia de nós mesmos e de todas as outras coisas” (Sullivan, 1986, pg. 59).

Ou de maneira mais clara a frase de Sullivan que exemplifica ainda mais a questão:

"A forma segue a função" (Sullivan)

Ou seja, um objeto projeto deve cumprir da melhor da forma possível, a função que lhe é empenhada e por que não explorar o máximo, todas as funções e possíveis possibilidades que um móvel ou um simples utensilio doméstico tem a oferecer?

É essa a indagação que é feita pelo design funcional, na hora de criar um projeto que desempenhe o máximo de funções que podem ser necessárias durante seu uso e a exemplo disso vemos os ambientes projetos em construções civis para um maior aproveitamento do seu espaço e funcionalidade, como mostram as imagens a seguir:

Como podemos ver, todo os moveis do ambiente foram projetados pensando no espaço em que eles seriam inseridos para assim dar aquela sensação de ambiente mais amplo e funcional, e no máximo aproveitamento de sua forma para diversas outras funções, como o armário de além de servir para guardar objetos e roupas, foi utilizado para criar um mecanismo que faz a cama que um objeto que só é usado na menor parte do dia, se retraia e o ambiente que o mesmo ocupa quando não esta sendo utilizado seja aproveitado para outras funções, que no caso foi uma pequena bancada que novamente estava presa ao armário.


Toda essa projeção dos moveis e do ambiente feita pelo design funcional, para se adaptar a necessidades humanas, é mais uma vez uma das metas da Bauhaus e isso é exemplificado de forma clara na frase de Wilhelm Wagenfeld, explorada também no livro design e história.

“Nós não começamos nosso trabalho a partir da arte, mas sim das coisas e das pessoas. Vemos a forma artística, de outro modo, equiparada à forma técnica.” (Wilhelm Wagenfeld, 1948, pg. 38).

A frase foca na ideia de que o design está a além da arte, pois o trabalho não começa a partir da arte e sim das pessoas, ou seja, de uma necessidade humana onde o projeto é imposto para solucionar a necessidade.


Conclusão

Podemos observar claramente, as influências da Bauhaus em diversos aspectos das vertentes do design moderno, o que exemplifica a grande influência que a mesma tem no design moderno.

Referências

Bürdek, Bernhard. Design- História, Teoria e Prática do Design de produtos, Editora Blucher, 2010.


Ficha Técnica

Texto desenvolvido por Edson Rogério Gomes dos Santos para a disciplina Introdução ao Estudo do Design - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Departamento de Design - Abril de 2021. O texto colabora com o projeto de extensão “Blog Estudos sobre Design”, coordenado pelo Prof. Rodrigo Boufleur (http://estudossobredesign.blogspot.com).