A Escola Bauhaus e seu Legado para o Design Gráfico

Por Felix Adolfo Barbosa Filho

A Bauhaus foi criada na cidade de Walter na Alemanha no ano de 1919, que tinha um modelo pedagógico que se baseava em desenvolver e valorizar a combinação do treinamento artístico e artesanal dos alunos.

“Desde o inicio, existiu a intenção declarada de pensar o design como ação construtiva, subordinada em última análise à arquitetura como resumo de todas as atividades projetuais; dai o conceito de uma escola dedicada à Bau(Construção) no seu sentido ampliado.” (Cardoso,2008,p.133)

Essa escola tinha como objetivo combinar a criatividade e produção para imaginar novas construções de criações de objetos. Nessas construções eles tinham como foco um estética simples, funcional e minimalista. Na Bauhaus, não se tinha uma hierarquia nos cursos, todos estavam em um mesmo grau de importância.

“A ideia fundamental de Gropius era a de que, na Bauhaus, a arte e a técnica deveriam tornar-se uma nova e moderna unidade. A técnica não necessita da arte, mas a arte necessita muito da técnica, era a frase-emblema." (Bürdek,, 2010, p.28)

Agora em 1925 com os conservadores no poder, e a Bauhaus sendo alvo de inúmeras críticas, além de ser uma instituição estatal e pública, acabou por perder o financiamento em sua escola. Devido a isso a escola não teve outra alternativa além de mudar de lugar.

Ao se transferir, A Bauhaus constrói um prédio próprio, que foi projetado pelo Walter Gropius. Essa obra foi um marco para a arquitetura modernista, além de ser o maior projeto arquitetónico realizado pela escola enquanto ainda existia. Além disso essa nova sede tinha como objetivo demonstrar a vontade dessa comunidade da Bauhaus, de ser um lugar democrático e inclusivo.

“Mais que qualquer outro elemento, foi essa capacidade ímpar de reunir um grande número de pessoas muito criativas e muito diferentes em uma única escola que deu vida e força para a Bauhaus, transformando essa pequena instituição em um foco mundial para o fazer artístico.”(Cardoso,2008,p.133)

A Bauhaus entrava em oposição a Art Nouveau, o estilo artístico que estava em alta na época, mas mesmo assim as ideias da escola não era necessariamente inovadoras, muito pelo contrario, eles usam como base diferentes movimentos europeus que já existiram, e ao fazer uma junção de cada período é o que faz com que e escola de Bauhaus se torne única.

Ainda sob a direção de Gropius, a metodologia da escola fica ainda mais objetiva, começam a ser implementados exercícios coletivos que tinham relação com cores e formas, e que futuramente acabariam sendo aplicados no design de produtos, além de sempre terem um objetivo claro que seria a de produção em massa das peças construidas. Além disso o objetivo final não era com apenas de se articular com a industria alemã, eles queriam formar profissionais que conseguissem superar as complexidades e desafios do mundo que estava sempre em transformação.

Mas com a ascensão dos ideias nazistas a escola começou a ser cada vez mais perseguida, e já que a Bauhaus eram uma instituição estatal e pública, começou a ter cortes de verbas, e devido a isso a escola não teve dinheiro suficiente para uma linha de produção, pois cada produto acabou se tornando de luxo, visto que tinha um investimento grande com pouco dinheiro e que ia contra as ideias da própria escola de criar objetos baratos acessíveis e democráticos Então em 1931, o partido nazista fecha a escola de Bauhaus, pois não eram bem vistos pelos nazistas, devidos as suas ideias e alguns artistas que tinham relação com o partido comunista,e por fim, o então diretor Ludwig Mies van der Rohe como ultima esperança tenta levar a escola para Berlim onde busca salva-la, mas que acaba sendo fechada alguns meses depois.

“ Não resta dúvida, porém, de que, em menos de quinze anos de funcionamento,a Bauhaus conseguiu se transformar em principal paradigma do ensino do design no século 20.” (Cardoso,2008,p.130)

Agora Fugindo dos horrores da guerra e das perseguições na Europa, agora em solo Americano, diversos integrantes da Bauhuas se veem acolhidos no estados unidos, onde foram chamados para fazer diversas grandes obras, em um cenários que socialmente e economicamente eram favoráveis para eles, fazendo assim com que seus trabalhos não fossem esquecidos.

Com a fixação de grandes nomes da escola no território americano, como o próprio fundador Walter Gropius e o ex-diretor Ludwig Mies van der Rohe, em que atuavam como arquitetos e professores, acabou se tornando um grande marco para a arquitetura estado unidense o que desenvolveu a chamada "arquitetura moderna" e que ocasionou o que é chamado de "estilo internacional". Já no Brasil e em outros países americanos, a Bauhaus vai estimular o diálogo e as pesquisas de arquitetos com as tendências da arquitetura moderna.

Entretanto a mudança dos Bauhausianos para os estados unidos acabou fazendo com que eles abandonassem os aspectos mais importantes e essenciais para a escola. Onde eles acreditavam que os avanços tecnológicos não deveriam ser utilizados apenas para o lucro dentro do sistema capitalista, e que acabou acontecendo exatamente o contrário, ele se afunda ainda mais no capitalismo.

Mas mesmo assim, antes mesmo de irem para os Estados Unidos a Bauhaus já se entrava em contradição em diversas situações, como, por exemplo,a hierarquia que existia entre os artistas, alem das mulheres que por mas que fossem permitidas as suas participações na escola, era restrita apenas a produção têxtil, o que ia totalmente contra as ideias da escola de ser algo democrático.

Mas em contraposto a isso, indo ainda mais além de arquitetura, design e da industria, a Bauhaus mudou como a sociedade, se conecta com a arte. A Bauhaus mostrou que para ter um design funcional não precisa necessariamente ter relação com o tedioso, o burocrático e sistemático, a Bauhaus pensou em suas obras como se fossem vivas e não apenas um imitação da natureza.

A escola de Bauhaus desde seu inicio sempre teve como foco, um trabalho que fosse em conjunto e democrático onde não tivesse relações hierárquicas e com um ensino pedagógico que buscava atividades com o intuito de unificar e globalizar, foram uns dos marcos mais importantes da escola, métodos que são utilizado ate hoje no ensino. A Bauhaus mesmo em um período conturbado acreditava em avanços tecnológicos que fossem democráticos e nas diversas possibilidades da vida moderna. A história dessa escola se tornou um legado, não apenas como como ideias e ensino, mas como uma resistência da Arte nos períodos mais conturbados.

Agora abaixo se tem uma pequena demonstração de algumas obras que foram influenciadas pela a escola de Bauhaus:

Fonte: https://www.culturagenial.com/bauhaus/)

Construida por Marcel Breuer essa mobília é um bom exemplo da conciliação da arte com a industria.

Fonte: https://www.culturagenial.com/bauhaus/)

A cadeira Barcelona constituída por duas partes(o encosto e o apoio para os pés), parece ter uma certa complexidade,mas a cadeira possibilita que tenha uma produção industrial em massa, além de ser bastante confortável.

Referências

CARDOSO, Rafael. Uma introdução a história do Design. 3ª edição. São Paulo: Blucher, 2008.

BÜRDEK, Bernhard E. Design: história, teoria e prática do design de produtos. 2ª edição. São Paulo: Blucher, 2010.

Ficha Técnica

Texto desenvolvido por Felix Adolfo Barbosa Filho para a disciplina Introdução ao Estudo do Design - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Departamento de Design - Abril de 2021. O texto colabora com o projeto de extensão “Blog Estudos sobre Design”, coordenado pelo Prof. Rodrigo Boufleur (http://estudossobredesign.blogspot.com).