O tecnólogo em materiais atua na pesquisa, desenvolvimento, produção e aplicação de novos materiais metálicos, cerâmicos, poliméricos ou compósitos. Possui forte atuação no setor de projetos, controle de qualidade e inspeção de materiais: monitora desde a seleção da matéria-prima, definição dos métodos de produção até a aplicação industrial, assim como qualifica e avalia o desempenho desses materiais. O tecnólogo em Materiais é o profissional que projeta estruturas, propriedades e processos de fabricação para desenvolver novos materiais com propriedades específicas que possam satisfazer as necessidades do mercado e tecnologias atuais.
O emprego industrial é composto por um amplo espectro de indústrias, incluindo petroquímica, metalúrgica e siderúrgica, automobilística, aeronáutica, construção civil, de embalagens, refratários, plásticos e borrachas, vidros, pisos e revestimentos, porcelanas, celulose, resinas, ligas metálicas, entre outras.
Atualmente, destaca-se uma forte demanda por este profissional na área de reciclagem e desenvolvimento de materiais sustentáveis. A atuação do tecnólogo em Materiais abrange organizações públicas e particulares como: prestação de serviços; consultoria; instituições de ensino e pesquisa, de desenvolvimento científico e tecnológico. O aluno egresso pode candidatar-se aos programas de mestrado, doutorado e cursos de especialização em virtude de sua ampla formação, além de poder participar de concursos públicos. O tecnólogo em Materiais também poderá optar pelo registro profissional junto ao CRQ ou CREA.
Turno: Manhã
Vagas Semestrais: 40 vagas
Prazo para Integralização Mínimo e Máximo: de 06 a 10 semestres
Regime Letivo: Semestral
Sistema de Matrícula: Por disciplina ou por conjunto de disciplinas
Carga horária total do curso: 2.800 horas, sendo 2.880 horas-aula (2.400 horas) + 240 horas de Estágio Curricular + 160 horas de Trabalho de Graduação.
Tudo que usamos em nossa vida diária é feito de algum material: da nossa roupa até embalagens de produtos, equipamentos eletrônicos ou veículos de transporte, os materiais estão em todos os lugares. Portanto, todos os produtos fabricados pelo homem que influenciam notadamente nossa vida, são feitos de algum material ou uma combinação de materiais, incluindo metais, cerâmicos, polímeros, semicondutores e compósitos.
Os materiais sempre estiveram intimamente ligados à nossa existência e a evolução da humanidade. Grande parte das inovações tecnológicas que nós associamos com a vida moderna, envolveu algum avanço na síntese e processamento ou aplicação dos materiais. Automóveis, satélites, televisores, computadores, enfim, muitas das tecnologias que estamos habituados, não seriam possíveis sem os avanços dos materiais, incluindo os semicondutores.
Um novo material é normalmente o precursor de um progresso escalonado de alguma tecnologia. Por exemplo: O desenvolvimento de aços permitiu a construção de prédios e pontes suspensas, avanços na tecnologia baseada em silício forneceram a base para a eletrônica e computadores, e novos biomateriais têm resultado em avanços médicos que salvam e melhoram a vida das pessoas. Ou ainda, superligas de metais e cerâmicas mais resistentes são fundamentais para a fabricação de motores de alto desempenho, conversão de energia e controle da poluição.
Os profissionais de Materiais são motivados a tornar os produtos tecnológicos mais resistentes, mais leves, mais seguros, mais rápidos e mais adequados às nossas necessidades. Cada parte do carro ou todas as peças de seu computador são cuidadosamente selecionadas para otimizar seu desempenho e custo efetivo.
As áreas de atuação deste profissional são extremamente diversificadas, e abrangem um amplo espectro de indústrias, além da possibilidade de atuação acadêmica em instituições de ensino e pesquisa.
Turno: 1°, 2°, 3° e 4° semestres - Manhã
5° e 6° semestres - Noite
Prazo para Integralização Mínimo e Máximo: de 06 a 13 semestres
Regime Letivo: Semestral
Sistema de Matrícula: Por disciplina ou por conjunto de disciplinas. No total são 2.980 horas-aula.
O Tecnólogo em Instalaçães Elétricas atua nas áreas de projeto de instalação elétrica predial, projeto de instalação elétrica industrial, planejamento, gerenciamento, supervisão e manutenção de instalações elétricas; controle de qualidade de energia elétrica; gestão, qualidade e confiabilidade de processos de sistemas elétricos; comercialização de produtos elétricos; utilização de materiais, equipamentos e procedimentos de manutenção e segurança na instalação elétrica, aliadas à consciência ambiental, bem como ter capacidade para atuar em pesquisa, ensino, e serviços em/ou para concessionárias de distribuição de energia elétrica.
De forma geral, o Tecnólogo em Instalações Elétricas é um profissional apto a desenvolver, de forma plena e inovadora, atividades da sua área e tem formação específica para a aplicação e o desenvolvimento de pesquisa e da inovação tecnológica. Da difusão de tecnologias, da gestão de processos da produção de bens e serviços, do desenvolvimento da capacidade empreendedora e da manutenção das suas competências em sintonia com o mundo do trabalho.