O NANASA oferece aulas de natação adaptada às pessoas com deficiência, seja ela qual for;
Há capacidade para 204 usuários;
Atende alunos a partir dos 5 anos de idade;
70% das vagas são para alunos da Rede Municipal de Ensino e 30% das vagas são destinadas aos munícipes;
As inscrições podem ser realizadas pessoalmente ou por telefone (4436.1261).
Centro de Atendimento Educacional Multidisciplinar (CAEM), conta com Equipe Técnica Multidisciplinar que desempenha ações e serviços aos alunos da Rede Municipal de Ensino, os quais são encaminhados pelas Unidades Escolares onde estudam.
EQUIPE TÉCNICA
A Equipe Técnica de Apoio à Inclusão é composta por especialistas das áreas de Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Psicologia. Esses profissionais realizam um serviço de maneira itinerante e atendem demandas voltadas aos alunos elegíveis (público alvo da Educação Especial, que são os alunos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação), as quais são apontadas pelas salas regulares e/ou pelas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) no Atendimento Educacional Especializado (AEE), mediante solicitações de visitas técnicas feitas pelos profissionais que compõem o Departamento de Educação Inclusiva e Apoio Educacional (DEIAE).
Atendimento Educacional Especializado (AEE) realizado em contra turno escolar, o qual complementa ou suplementa o trabalho desenvolvido no Ensino Regular, minimizando as barreiras para o desenvolvimento do aluno com deficiência.
Atualmente realizamos AEE domiciliar (AD) e hospitalar (AH) aos alunos que possuem impedimento de frequentar a escola, por motivo de doença, assim como oferecemos AEE em 38 Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), nas seguintes Unidades Escolares:
CPFP Governador Miguel Arraes
CPFP João Amazonas
CPFP Júlio de Grammont (Parque Andreense)
CPFP Valdemar Mattei
Creche Cata Preta
E. Arquiteto Estevão de Faria Ribeiro
E. Augusto Boal
E. Candido Portinari
E. Carolina Maria de Jesus
E. Cora Coralina
E. Darcy Ribeiro
E. Dom Jorge Marcos de Oliveira
E. Dr. Alberto Francia Gomes Martins
E. Elizabete Leonardi
E. Felipe Ricci de Camargo
E. José Augusto Leite Franco
E. Luiz Gonzaga
E. Luiz Sacilloto
E. Machado de Assis
E. Miguel Sanches Ruiz
E. Odylo Costa Filho
E. Papa João XXIII
E. Profª Célia Inês Domingues de Arruda Assis
E. Profª Francisca Helena Furia I
E. Profª Maria da Graça de Souza
E. Profª Maria da Penha de Almeida Manfredi
E. Profº Antonio Virgílio Zaniboni
E. Profº Ennio Mario Basalho de Andrade
E. Profº João de Barros Pinto
E. Profº Joaquim de Carvalho Terra
E. Profº José do Prado Silveira
E. Profº Júlio Nunes Nogueira
E. Profº Nicolau Moraes Barros
E. Profº Paulo Sinna
E. Reverendo Oscar Chaves
E. Salvador dos Santos
E. Vereador Manoel de Oliveira
EMEI Maria Ruth Koch Manfin Croque Profª
Atendimento ao aluno em contraturno ao período escolar regular;
37 polos (manhã/tarde);
1 Pólo para Deficiência Visual;
1 Pólo Bilíngue.
Realiza um trabalho de assessoria e orientação pedagógica, de maneira itinerante, ao professor da sala regular da Rede Municipal de Ensino de Santo André onde os alunos elegíveis estão matriculados, com foco no desenvolvimento e nas necessidades pedagógicas individuais.
O Departamento de Educação Inclusiva e Apoio Educacional, implementa e desenvolve o Ensino Colaborativo, o qual articula e propicia a parceria horizontalizada entre o AEE e a sala regular do aluno público-alvo da educação especial, a fim de favorecer práticas inclusivas e minimizar barreiras no contexto escolar.
O AEE para os alunos com cegueira ocorre Polo de Deficiência Visual, contemplando as seguintes Unidades Escolares: Creche Yonne Cintra, EMEIEF Carlos Drummond de Andrade e CPFP Valdemar Mattei.
O AEE para os alunos com surdez ocorre no Polo Bilíngue, contemplando as seguintes Unidades Escolares: Creche Yonne Cintra, EMEIEF Prof. Nicolau Moraes Barros e CPFP Valdemar Mattei.
Atuam diretamente junto aos alunos que necessitam de cuidados em relação à higiene, alimentação e/ou locomoção, bem como alguns que precisam de mediações mais pontuais, dentro das salas regulares e demais espaços da Unidade Escolar.
O Transporte Escolar Gratuito Adaptado compõe os serviços de Transporte do município de Santo André, disciplinado pela Lei 8.038/2000 e regulamentado pelo Decreto 14.537/2000, o qual cria o Programa EDUCATRANS, composto por frota própria da Secretaria de Educação, bem como de frota contratada pela mesma.
São ofertadas pela equipe que compões o Departamento de Educação Inclusiva e Apoio Educacional – DEIAE, aos profissionais da educação, familiares, comunidade escolar e locais vinculados e/ou apontados pelo próprio departamento.
O Programa Con_Viver tem como objetivo o desenvolvimento de formações, ações e atendimento especializado prioritariamente aos professores, podendo ser estendido aos demais profissionais que atuam nas unidades escolares ou nos equipamentos da Secretaria de Educação, visando subsidiá-los emocionalmente quanto às necessidades desta ordem, para favorecer o desenvolvimento das ações pedagógicas no dia a dia escolar.