Podcast



Confira como ficou interessante o meu podcast "Som das Letras: Uma caminhada no universo da Língua Portuguesa", episódio 1: "Linguagem é manter-se vivo"

Aqui apresento mais um produto construído sob a orientação do Prof. Dr. José Roberto Alves da Silva como resultado da disciplina Produção de Material didático para o ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas do Mestrado Profissional em Ensino de Língua Portuguesa e Suas Respectivas Literaturas da Universidade do Estado do Pará - UEPA.




TENHO CERTEZA QUE VOCÊ JÁ ESTÁ CURIOSO...

Então, click sobre a imagem ao lado, ouça e encante-se!!!


# Episódio 01 - Linguagem é manter-se vivo (Roteiro)

Disciplina: PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Texto e locução: Dayanna Roberta Costa da Rocha Tempo: 6:10 segundos Data:14/04/2022

TEC: VINHETA DE ABERTURA (Olá, gente linda! Sou Dayanna Rocha, professora apaixonada pelos segredos da língua portuguesa, e convido você, fiel ouvinte, para acompanhar-me neste passeio pelo mundo recheado de fantasias e encantamentos. Então, continue comigo e ouça o meu podcast “Som das Letras” para descobrir um pouquinho mais deste maravilhoso universo) FUNDO MUSICAL (BETTY DEAR):


TEC: VINHETA DE PASSAGEM ( Hoje de modo muito especial conversaremos sobre linguagem, temática tão pertinente e que nos mantém vivos. Por que será? Venha viajar comigo, meu caro ouvinte!!!!


LOCUTOR: A linguagem é a forma que têm todos os animais e seres humanos para se comunicarem uns com os outros, e é diferente e única para cada espécie, pode ser escrita, pode ser oral, ou também, por meio de sinais, com uma única condição: é de que exista um indivíduo que se expresse através dessa linguagem, e um outro que entenda o que o primeiro tenta comunicar.

No cotidiano, sem percebermos, usamos frequentemente a linguagem por meio de várias formas como:

  • Linguagem verbal: a linguagem verbal é o uso da escrita ou da fala, como meio de comunicação, através do uso das palavras.

  • Linguagem não verbal: é o uso de imagens, figuras, desenhos, símbolos, dança, postura corporal, pintura, mímica, escultura e gestos como meio de comunicação. Ou seja, a palavra, seja escrita ou falada, não será utilizada.

  • Linguagem mista: a linguagem mista, também conhecida como infográfica, se faz pelo uso simultâneo da linguagem verbal, usando palavras escritas, mais figuras e imagens ao mesmo tempo.


TEC:VINHETA DE PASSAGEM (Após encontrar o baú do tesouro sobre a linguagem, bastará abri-lo. Huumm... Curiosidade hein!!! Encontrará nele “a lição da borboleta”, uma breve narrativa, exemplo de linguagem verbal, Verá que feito uma moeda de ouro, brilhará e iluminará sua caminhada. Reflita!!!!)


LOCUTOR: A LIÇÃO DA BORBOLETA

Um homem, certo dia, viu surgir uma pequena abertura num casulo. Sentou-se perto do local onde o casulo se apoiava e ficou a observar o que iria acontecer, como é que a lagarta conseguiria sair por um orifício tão miúdo. Mas logo lhe pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso, como se tivesse feito todo o esforço possível e agora não conseguisse mais prosseguir. Ele resolveu então ajudá-la: pegou uma tesoura e rompeu o restante do casulo. A borboleta pôde sair com toda a facilidade… mas seu corpo estava murcho; além disso, era pequena e tinha as asas amassadas.

O homem continuou a observá-la porque esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e se estendessem para serem capazes de suportar o corpo que iria se firmar a tempo. Nada aconteceu! Na verdade a borboleta passou o restante de sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Nunca foi capaz de voar.

O que o homem em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura eram o modo pelo qual Deus fazia com que o fluído do corpo daquele pequenino inseto circulasse até suas asas para que ela ficasse pronta para voar assim que se livrasse daquele invólucro.

Algumas vezes o esforço é justamente aquilo de que precisamos em nossa vida. Se Deus nos permitisse passar através da existência sem quaisquer obstáculos, Ele nos condenaria a uma vida atrofiada. Não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido. Nunca poderíamos alçar voo.

TEC:VINHETA DE ENCERRAMENTO (POR HOJE É ISSO, GENTE LINDA! ESPERO QUE VOCÊS TENHAM CURTIDO MEU PODCAST DE HOJE. CONVIDO VOCÊ PARA AGUARDAR O NOSSO PRÓXIMO EPISÓDIO. GRANDE BEIJO!)

FUNDO MUSICAL (DIRTBIKE LOVERS)