Há 115 voltas ao redor do Sol, em 1905, o mundo vivia o que foi chamado de Ano Miraculoso de Albert Einstein, no qual ele publicou quatro artigos que revolucionaram a física a tal ponto de modificar para sempre nossa compreensão da matéria, do tempo e do espaço. Em referência a esse grande momento o dia 19/05 foi escolhido como Dia do Físico.
A importância do nosso ofício está em toda parte: na tecnologia que usamos pra nos comunicar, trabalhar, construir, entreter e salvar vidas; na compreensão dos fenômenos do mundo que nos tira das superstições e nos põe de pés no chão para o desenvolvimento; e até na filosofia de nosso método que indiretamente nos ensina a avaliar tudo na vida sem achismos, mas apenas com a razão e imparcialidade, seja nas ciências, na política ou no contidiano.
A graça de ser físico não está apenas aí, claro, mas mora principalmente na paixão de entender como a natureza funciona. Está na beleza que enxergamos nas teorias e equações que regem o mundo.
Ao estudar e aplicar a física que já temos até agora, de certo modo nos tornamos herdeiros dos físicos que a construíram até aqui, mesmo dos grandes gênios que admiramos como Einstein, Newton, Curie, Maxwell e tantos outros, pois mantemos vivo todo o seu esforço e dedicação e damos continuidade aos seus grandes feitos.
Por mais difíceis que sejam esses tempos para qualquer um de nós, devemos continuar resistindo, como fizeram nossos colegas físicos em crises anteriores, certos de que sua luta nos trouxe até aqui e de que a nossa nos levará ainda mais longe.
Feliz dia do Físico a todxs xs estudantxs, Professorxs e Pesquisadorxs.
Formulário para a inscrição da Comissão Feminina